URA Online | Uberaba | Pontos Turisticos | Economia | Eventos | Fale Conosco
 


" "
Arquivo


" " Divirta-se

" " Educação

" " Ent. Filantrópicas

" " Ent. Religiosas

" " Hotéis/Pousadas

" " Resumo Histórico

" " Telefones úteis







   


Resumo Histórico de Uberaba


O povoado que deu origem à atual cidade de Uberaba foi formado pelos entrantes coordenados pelo Sargento-Mor Antônio Eustáquio, oriundos do Arraial do Desemboque, que através da doação de sesmarias (terras incultas), tornaram-se os colonizadores da região.

Em 1820, através de um decreto real, o povoado foi elevado à categoria de freguesia.
A pecuária extensiva e a agricultura de subsistência caraterizaram a economia do povoado, conhecido primeiramente como Sertão da Farinha Podre, depois Sertão da Prata e Tijuco, Arraial de Santo Antônio, São Sebastião e finalmente Uberaba, termo originário de Y-Beraba, águas claras e brilhantes em Tupi-guarani.

Graças à sua excelente posição geográfica, porta de entrada para as províncias de Goiás e Mato Grosso, o povoado foi crescendo, casas comerciais foram surgindo e Uberaba passou a ser um entreposto comercial significativo para a região do Brasil Central.

Durante a guerra do Paraguai (1865-1870) a cidade serviu como ponto de passaqem das tropas rumo a Mato Grosso. A operação da Estra- da de Ferro Mojiana, em 1889, fomentou o comércio local. A cidade passou a receber imigrantes e experimentou um crescimento comercial contínuo, juntamente com a modernização urbana e um desenvolvimento cultural expressivo.

A chegada de imigrantes e o surgimento de pequenas indústrias mudaram os costumes e os hábitos dos uberabenses, Italianos, espanhóis, portugueses e árabes contribuíram para o fortalecimento sócio-econômico e cultural da cidade e para seu crescimento nas mais diversas áreas. Surgiram escolas, colégios, fábricas, hospitais e hotéis.

Esta modernização permitiu o crescimento das manifestações culturais e artísticas. Surgiram os primeiros periódicos. Na virada do século, os uberabenses iniciaram o processo de aprimoramento da pecuária trazendo da índia as primei- ras matrizes e reprodutores zebuínos, tornando a cidade conhecida nacionalmente como o maior centro criador de gado do país.

Já nos anos 50 foram criadas as primeiras faculdades, o que atraiu um grande número de estudantes de todos os lugares do Brasil.

O pioneirismo e o arrojo de sua gente, aliados às pesquisas nos campos da pecuária e da agricultura entre as mais avançadas do mundo - transformaram o cerrado da região de Uberaba no maior produtor de soja e milho de Minas Gerais e permitiram o melhoramento de suas pastagens, mudando o panorama econômico da região.

Nas últimas décadas, houve um destaque maior para as atividades comerciais e industriais com o crescimento das empresas locais e a chegada de novos empreendedores.
Uberaba continuou experimentando crescimento e desenvolvimento acelerados, diversificando sua economia, porém de forma harmônica e organizada, preservando seus valores culturais e priorizando a qualidade de vida de sua população.

 


URA Online © - Portal Comercial de Uberaba
Uberaba Capital do Zebu - Cidade das Sete Colinas