URA Online | Uberaba | Pontos Turisticos | Economia | Eventos | Fale Conosco
 






     



Uberaba de ontem...


RUAS E AVENIDAS


Rua Artur Machado

Fonte: Gustavo S.Resende-Arq.Família
Autor Fotógrafo: Marcelino Guimarães
Autor Restauração:
Referência: Rua Artur Machado
Data: 1904

A rua Artur Machado "começa na Praça Rui Barbosa e finaliza na Praça Siqueira Campos, pertencendo à Colina da Matriz e aos Altos dos Estados Unidos e da Estação da Mogiana. É a mais importante da cidade, inteiramente calçada a paralelepípedos. Dela, partem à direita, a avenida Leopoldino de Oliveira, as ruas Alaor Prata e Doutor Lauro Borges, a avenida João Pessoa, a ladeira dos Estados Unidos, é atravessada pela rua Padre Zeferino; passa ao fundo da Praça Afonso Pena. A esquerda, em frente a rua Alaor Prata, tem início a Saldanha Marinho, e em frente a avenida João Pessoa à rua Dr. João Caetano. Desde os primórdios de Uberaba se conheceu pelo nome de rua do Comércio. Em meados do século próximo findo* era a rua do 'Fogo', onde se concentrava, de preferência, o povo farrista, separado assim, do que ficava à rua Grande, de viver pacato. Em 1889, perdeu a denominação de rua do 'Comércio' e tomou a de 'Barão de Ataliba'. Em 1894 voltou a chamar-se 'Comércio', e em 1916, Rua 'Artur Machado', em homenagem ao Cel. Artur Batista Machado, eminente chefe político uberabense. O trecho de entre as praças Afonso Pena (Gameleira) e Siqueira Campos, se conhece por ladeira da Estação" (PONTES, 1978, p.279). Recebeu ainda outros nomes: Rua Baixa, Rua do Centro. A atual rua Artur Machado, começa na praça Rui Barbosa e finaliza no bairro Boa Vista, na rua Azevedo Costa. * NE - Século XIX.


Avenida Leopoldino de Oliveira

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não Identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Av Leopoldino de Oliveira
Data: 1938


Avenida Leopoldino de Oliveira

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Av Leopoldino de Oliveira
Data: 1938


Avenida Leopoldino de Oliveira

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Postal Colombo
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Av Leopoldino de Oliveira
Data: 1960


Avenida Leopoldino de Oliveira

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: José Kalkbrenner F
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Av Leopoldino de Oliveira
Data: 1961

Em 1928 o Agente Executivo Dr. Olavo Rodrigues da Cunha desapropriou, por utilidade pública, os terrenos necessários à abertura de uma Avenida, entre a Rua Artur Machado e o Mercado Municipal, mas, somente em 1937 é que foram iniciadas as obras de canalização do Córrego da Lage, calçamento de paralelepípedos, meio-fio, passeios de ladrilhos, curvas e terraplanagem, entre a Rua Artur Machado e Segismundo Mendes. Procedida a concorrência pública foi contratado o Engenheiro Hugo Melo Matos de Castro para a execução das obras, que foram abandonadas pelo mesmo. A Prefeitura Municipal rescindiu o contrato, fez a concorrência pública, transferindo-o para o Engenheiro Civil Abel Reis, que concluiu as obras. O Decreto nº. 50, de 05 de março de 1938 denominou o logradouro de Avenida Leopoldino de Oliveira e o Decreto nº. 69, de 10 de maio de 1938 proibiu a construção de prédios ou quaisquer imóveis às margens dos córregos que atravessavam a cidade, na área urbana. A extensão da avenida entre as Ruas Artur Machado e Senador Pena se deu em 1939, e a execução dos passeios laterais ao canal da mesma, em 1943. A Portaria nº. 301, de 18 de janeiro de 1945 aprovou o prolongamento da Avenida entre as Ruas Senador Pena e Jaime Bilharinho e também a construção das Avenidas Santos Dumont e Dr. Fidelis Reis. Na década de 1970, a Avenida foi prolongada da Rua Jaime Bilharinho até à Rua Álfen Paixão, Bairro Mercês; e da Praça Cel. Manoel Terra até à Rua Osvaldo Cruz. Procedeu-se, ainda, a cobertura do Córrego da Lage. Com o crescimento da cidade, a Avenida Leopoldino de Oliveira foi se prolongando, entre as décadas de 1980 a 1990. A partir do Conjunto Habitacional Manoel Mendes, a avenida recebeu o nome de Avenida Niza Marquês Guaritá, e a partir da Rua Álfen Paixão, na Univerdecidade, de Complexo Hugo Rodrigues da Cunha. Ref. Fotográfica: Córrego da Lage, na Avenida Leopoldino de Oliveira, trecho próximo à Chácara dos Padres Dominicanos, onde está, hoje, o Mercado Municipal.


Rua Segismundo Mendes

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Rua Segismundo Mendes
Data: 1929

Segundo Hildebrando de Araújo Pontes, a rua Segismundo Mendes "começa na rua Santo Antônio e finaliza na Praça Comendador Quintino. É atravessada em magnífica ponte de cimento armado pelo Córrego das Lajes que separa, à margem esquerda, a Colina da Matriz e à direita o Alto dos Estados Unidos. Atravessam-na ainda as ruas Vigário Silva, Alaor Prata e Dr. Lauro Borges e avenida Leopoldino de Oliveira, às margens do referido córrego. É calçada a paralelepípedos em toda a sua extensão. Foi tentada de modo infrutífero a sua arborização entre as ruas Santo Antônio e Alaor Prata. A rua Seg1ismundo compõe-se de três partes distintas, a saber: 1ª a da antiga rua do 'Mercado', antes chamada das 'Flores', com extremos entre a rua 'Alaor Prata' ao fim da 'Sete de Setembro'. O trecho da mesma entre a Rua Alaor Prata e a Praça Comendador Quintino, na nomenclatura de 1900, foi dividido em 'rua' e 'ladeira', ambas com a denominação Brasil. Em 1916 a Câmara Municipal mudou esta denominação para rua 'Dr. Lauro Borges', 2ª teve esta origem: em 1918, estando já aberta ao trânsito a 'Rua Nova' entre Alaor Prata e Vigário Silva, no prolongamento da rua Dr. Lauro Borges, só de casas construídas pelo Cel. Eliezer Mendes dos Santos, o Governo Municipal deu às ladeiras do Mercado (ou do Fórum) e rua General Carneiro, o nome do Doutor Lauro Borges. Assim, as ruas 'Doutor Lauro Borges' e 'Nova,' reunidas numa só, receberam o nome de Segismundo Mendes, filho daquele coronel. Em (1928), anexou-se a esta o trecho da nova rua aberta entre Vigário Silva e Santo Antônio*. Lembra o nome do vereador e grande industrial uberabense, Segismundo Mendes dos Santos, falecido a 30 de outubro de 1918" (PONTES, 1978, p.296). A rua começa, atualmente, na praça Comendador Quintino e finaliza na rua Santo Antônio, de acordo com a lista de assinantes da Empresa Telefônica de Uberaba. * NE - O Decreto Lei que autorizou a desapropriação dos terrenos é o de nº 564 de 06 de fevereiro de 1928.


Rua Alaor Prata

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Rua Alaor Prata
Data: 1930

A rua Alaor Prata "começa na rua Artur Machado, e finaliza na praça Coronel Manoel Terra. Fica no alto Estados Unidos. É atravessada pela rua Segismundo Mendes. Foi a primeira a se asfaltar (...) Em 1855 denominava-se rua 'Manuel Antônio', posteriormente, do 'Sobradinho', de 'Santa Rita', abrangendo com este nome toda a atual Saldanha Marinho. Em 1880, tomou o nome de 'rua da Imperatriz', que conservou até 1900, quando mudou-o para 'Bandeirantes'. Em 1929, sem lhes arrancar as respectivas placas passou a denominar-se 'Comendador Quintino'. Pela Portaria Nº 74, de 02 de novembro de 1930, o Governo Civil resolveu mudar o antigo nome da rua dos 'Bandeirantes' para 'Alaor Prata' voltando o de 'Comendador Quintino' a denominar a praça em cujo centro está o Grupo Escolar Brasil, como dantes era" (PONTES, 1978, p.278).


Rua das Mercês

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Rua das Mercês
Data: 1938

A rua das Mercês "começa na rua São Sebastião e termina em frente ao Aprendizado 'Borges Sampaio'. É uma das ruas mais antigas de Uberaba. Nenhum melhoramento conta, a não ser um pequeno pontilhão que fica entre as ruas Vinte Um de Abril* e Três de Maio**, que dá passagem às diminutas Águas do Córrego do Brejinho. É atravessada pelas ruas Cel. Manoel Borges e Três de Outubro***. Dela partem, à esquerda, as ruas Barão do Triunfo, Quinze de Junho, Vinte e Um de Abril e Três de Maio. Em 1855 chamava-se 'rua Dos Bois' ou 'do Boi', como ainda hoje se conhece. Teve, em 1880, a denominação oficial de 'rua Das Mercês', que se mudou, em 1895, para rua do Instituto Zootécnico" (PONTES, 1978, p.291). A Rua das Mercês é a atual Rua Afonso Ratto. Começa na rua São Sebastião e finaliza na Fazenda Experimental. * NE - A Rua Vinte e Um de Abril é a atual Rua Álfen Paixão. ** NE - A Rua Três de Maio é a atual Rua Cândida Mendonça Bilharinho. *** NE - A Rua Três de Outubro é a atual Rua Jaime Bilharinho.








 

URA Online © - Portal Comercial de Uberaba
Uberaba Capital do Zebu - Cidade das Sete Colinas