URA Online | Uberaba | Pontos Turisticos | Economia | Eventos | Fale Conosco
 






     



Aniversário de Uberaba/MG

Publicado

IGREJAS


Igreja Santa Terezinha

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Igreja Santa Terezinha
Data: 1934


Igreja Santa Teresinha

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Igreja Santa Terezinha
Data: 1938

Dom Antônio de Almeida Lustosa, no dia 17 de dezembro de 1927, abençoou a pedra fundamental para a construção da Igreja Santa Terezinha. A inauguração se deu no dia 31 de março de 1929. Com a chegada dos Padres Capuchinhos, no final do ano de 1946, surgiu a necessidade de construção de uma nova Matriz. As obras da atual Igreja de Santa Terezinha iniciaram-se no dia 07 de janeiro de 1960. Sua pedra fundamental foi benzida por Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, no dia 02 de outubro do mesmo ano. A antiga Igreja pintada de cor rosa, foi demolida em dezembro de 1961. A planta foi desenhada pelo Sr. Nicolau Baldassare, sob a orientação do Vigário da Paróquia. A construção ficou a cargo do engenheiro uberabense João Laterza. "Os trabalhos de decoração e pintura foram entregues aos artistas espanhóis Carlos Fachion Sanchez e Antônio Lopes Dias. Os vitrais foram encomendados à Casa de Vitrais Conrado Sorgenicht S.A., de São Paulo. Os temas foram inspirados na vida de São Francisco de Assis, e principalmente, na vida de Santa Terezinha do Menino Jesus. No dia 07 de março de 1965, foi celebrada a primeira missa em língua vernácula, na Igreja de Santa Terezinha" (PRATA, 1987, p.131). A inauguração da igreja nova foi no dia de Santa Terezinha, 1º de outubro de 1962, durante missa cantada pelo coral do Instituto Marcelino Champagnat, dos irmãos Maristas, segundo depoimento do prof. Pedro dos Reis Coutinho, que fazia parte do coral.


Igreja Santa Rita

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não Identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Igreja Santa Rita
Data: 1934


Igreja Santa Rita

Fonte: Raimundo Nonato Castro Laranjo
Autor Fotógrafo: Desconhecido
Autor Restauração: Raimundo Nonato Castro Laranjo
Referência:
Data: Desconhecida

A edificação da Igreja se deu em 1854, por iniciativa de Cândido Justiniano da Lira Gama, em cumprimento a uma promessa. Vinte anos mais tarde, a Igreja foi concluída pelo negociante, Manoel Joaquim Barcelos. Era o cumprimento de mais uma promessa. O negociante não poderia ter filhos, e por isso prometera ampliar e terminar a Igreja, caso viesse a ser pai. As obras foram concluídas em 1877. "Tombada pela SPHAN, em 19 de maio de 1939, a Igreja começou a ser restaurada naquele ano, graças aos esforços de Gabriel Toti e do Coronel Antônio Zeferino dos Santos, com licença concedida pelo Vigário Capitular Monsenhor Joaquim Thiago dos Santos, em 03 de julho de 1939. As obras, dirigidas pelo Engenheiro Alberto Ferreira, foram concluídas em 01 de Janeiro de 1941. Sofreu novas restaurações em 1979 e em 1986" (IEPHA, 1989). Em 1987 foi transformada em Museu de Arte Sacra, mas, somente em 02 de julho de 1993, foi oficializado, pela lei Nº 5.129, com o nome de "Museu de Arte Sacra do Brasil Central". A foto retrata a Igreja de Santa Rita antes da reforma de 1939, ainda sem nenhum melhoramento à sua volta.


Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Capela Colégio N.S. das Dores
Data:

 
"A Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores teve sua construção iniciada em 1926, com projeto do Padre Everard, também engenheiro e arquiteto. As obras de construção ficaram a cargo do italiano Santos Guido. Em 1929, o construtor foi substituído pelo Sr. Carlos Biela. Concluída em novembro de 1930, a Capela prosseguiu recebendo trabalhos de ornamentação nos anos seguintes. Em 1937, foram finalizados os trabalhos do teto da capela e da sacristia" (IEPHA,1987).


Igreja Medodista

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Igreja Metodista
Data:

 
Com base nos livros de atas da Igreja Metodista de Uberaba, sabe-se que, em 23 de agosto de 1896, foi dado início, em Uberaba, aos cultos e aos trabalhos ativos, como: pregação do evangelho, batizados, etc, sob coordenação do Pastor Jorge L. Becher, no salão de culto e também nas residências dos irmãos e amigos. No referido salão funcionava a Escola Dominical, tendo duas salas de aulas, uma para adultos e a outra para crianças. Não há referências quanto ao local de funcionamento desse salão. Foi encontrada apenas uma citação, no livro de atas, de 09 de fevereiro de 1910, no qual membros da Igreja se reuniram para os trabalhos de reorganização da mesma, à rua Martin Francisco, na casa número 02, esquina com a rua Henrique Dias, no Bairro Estados Unidos. Em 17 de julho de 1897, o então Pastor Jorge L. Becher, relata que um dos amigos e seguidores da Igreja, fez a doação de um terreno para a construção do templo. No ano de 1898, fundou-se a Sociedade Auxiliadora de Senhoras, sob a presidência da Senhora Becher. Em 10 de julho de 1899, o Pastor Jorge L. Becher anunciou o início das obras de construção do templo e nomeou uma comissão para construção do mesmo, composta dos seguintes irmãos: Francisco Paixão, Sebastião Leite, João Schamaez, Arlindo da Cunha e Augusto dos Santos. A regularização oficial do Contrato de Compra e Venda do Imóvel, localizado na praça da Liberdade, hoje, esquina da rua Padre Zeferino, início da rua Moreira César, no alto Fabrício, foi feita no Cartório do 2º Ofício de Uberaba, em 09 de novembro de 1920, contrato este que se encontra na sede do Arquivo Público de Uberaba, no livro de número 107, de 1920, página 172. No dia 02 de fevereiro de 1921, chegou em Uberaba, o Dr. Clay, Engenheiro Oficial, responsável pela construção da Igreja. O Lançamento da Pedra Angular se deu em 16 de março de 1921. Em 30 de setembro de 1930, o templo tornou-se ainda mais forte com a construção da Casa Pastoral e a aquisição de móveis. Sua edificação é semelhante à da Igreja Católica, pois, a sua construção, deveria, obrigatoriamente, seguir aos padrões daquela. Ao longo dos anos, a Igreja vem prestando serviços de evangelização na cidade de Uberaba. Atualmente, a Igreja está em plena atividade, tendo como Pastora, a Sra. Mary de Fátima Santos Agostinho, primeira Pastora a coordenar os serviços da Igreja Metodista de Uberaba.








 

URA Online © - Portal Comercial de Uberaba
Uberaba Capital do Zebu - Cidade das Sete Colinas