URA Online | Uberaba | Pontos Turisticos | Economia | Eventos | Fale Conosco
 






     



Uberaba de ontem...


CINEMAS

O Cinema Polyteama foi inaugurado no ano de 1917, segundo a revista da época, Via Láctea; e jornais, citados por Heliana Angotti, dão notícias de que ainda em 1918, ele estava em pleno funcionamento. "O seu frontispício é digno de registro, na época, contíguo à requintada confeitaria de Antônio Damiani. Apresenta platibanda vazada em arcos com vasos nas extremidades e frontão central com apliques de estuque encimado por grande concha. As portas são encimadas por envazaduras de estilo Art Nouveau". (SALGUEIRO, 1984, p.217). O Cinema localizava-se na Rua Cel. Manoel Borges. Mesmo tendo vida breve, foi o querido do povo... "foi um dos cinemas que mais se perpetuou na memória popular" (NABUT, [19--], p.59). Em 13 de outubro de 1928 inaugurava-se o Cine Alhambra, na rua Artur Machado, provocando, assim, o fim do Cinema Polyteama. Na década de 1980, o prédio permanecia com a mesma fachada, funcionando ali, o "Barracão do Samba". Nessa mesma década, foi demolido para dar lugar ao prédio onde funcionou as Lojas Brasileiras.


Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Cine Polytheama
Data: 1917


Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Cine Polyteama
Data:


Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Cine Royal
Data: 1950

O Cinema Royal substituiu o antigo Cine Capitólio que, construído pelo italiano Santos Guido, foi inaugurado em 11 de maio de 1925 e pertencia à firma Damiani, Bossini & Cia. A Lei nº 700, de 15 de setembro de 1930, concedeu ao Sr. Antônio Sebastião da Costa, isenção de impostos por cinco anos, para o prédio do Theatro Capitólio desta cidade. O Artigo 11 - mandou devolver ao mesmo Sr. as importâncias pagas dos referidos impostos, nos anos de 1929 e 1930. Após a fundação da Companhia Cinematográfica São Luís em 1930, a mesma adquiriu o Cine Royal, que funcionou até 02 de fevereiro de 1959, quando teve suas portas totalmente fechadas. O prédio, apesar das inúmeras reformas, mantém ainda sua arquitetura original. Localizado na Praça Comendador Quintino, ele faz parte do seu conjunto eclético.

HOTÉIS


Hotel Modelo

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não Identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Hotel Modelo
Data: 1930

A Lei Nº 565, de 06 de fevereiro de 1928, concede ao Cel. Quirino Luís da Costa, isenção de impostos, sobre o prédio que o mesmo vai construir para um hotel, de acordo com a planta apresentada, que será modificada pela Câmara, assim como auxílio para a instalação de água corrente em todos os quartos do hotel. A Lei Nº 574, de 12 de março de 1928, concede isenção de impostos sobre muros e calçamentos do prédio, para o Hotel Modelo, que está sendo construído, pelo mesmo prazo referente naquela lei. O prédio do Hotel Modelo foi inaugurado em 1929. Após ser remodelado, em meados de 1990, na parte térrea passaram a funcionar estabelecimentos comerciais e na parte superior, continuou o funcionamento normal do referido hotel, tendo sua entrada sido transferida para a rua Dr. João Caetano.


Hotel do Comércio

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não Identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Hotel do Comércio
Data: 1930

 
Construído em 1876, passou por reformas por volta de 1908. Teve vários proprietários, sendo que a primeira foi Balbina Maria de Freitas e o último, a Sociedade São Vicente de Paula. Sua demolição aconteceu na década de 1980, para ceder lugar à atual loja, Magazine Luíza.


Grande Hotel

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Marcelino Guimarães
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Grande Hotel
Data:

 
Construído em 15 meses, o prédio do Grande Hotel e Cine Metrópole de Uberaba, empreendimento arrojado para a época, foi inaugurado em 12 de fevereiro, de 1941. Foi o primeiro prédio da Região do Triângulo Mineiro. De propriedade da Companhia Cinematográfica São Luiz Ltda, tinha como diretor geral, o Dr. Orlando Rodrigues da Cunha.








 

URA Online © - Portal Comercial de Uberaba
Uberaba Capital do Zebu - Cidade das Sete Colinas