Cirurgia plástica reconstrutora é indicada após acidentes de trânsito


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 17 de janeiro de 2014 e está arquivada em Saúde.


  • Tweet
  • Tweet

Lesões ocasionadas por acidentes no trânsito, tumores, mordidas de animais, acidente vascular cerebral (AVC) câncer de pele, entre outras, podem ser minimizadas com procedimentos cirúrgicos 

cirurgia-plastica

Mais de mil acidentes de trânsito – com o envolvimento de motos – foram registrados entre os meses de janeiro e dezembro de 2013, segundo informações do Corpo de Bombeiros de Toledo. Os dados são de ocorrências registradas somente na cidade. As consequências destes desastres resultam em traumas físicos e psicológicos para as vítimas, que podem encontrar a recuperação na cirurgia reconstrutora. Para Tiago André Ribeiro, médico cirurgião plástico, além de devolver alguns movimentos perdidos pelo paciente, este tipo de procedimento também promove a ressocialização e autoestima dos envolvidos. “Traumas que necessitam da plástica reconstrutora, normalmente causam vergonha às pessoas atingidas, o que faz com que deixem a vida social de lado”, observa. O médico detalha que o método também pode ser necessário em casos como: queimaduras, traumas e ferimentos, fraturas, danificação da orelha, reconstrução da mama, da mão, de membros inferiores e paralisia facial. “Já os motivos que ocasionam o trauma são diversos: acidentes no trânsito, tumores, mordidas, acidente vascular cerebral (AVC), câncer de pele, entre outros”, complementa.

Tratamento conjunto

Ribeiro destaca que a cirurgia reconstrutora ocorre de forma eficiente, a partir de uma equipe multidisciplinar. “Casos em que o trauma é na cabeça, com lesão na face e no crânio, por exemplo, a avaliação primária é do cirurgião-geral e do neurologista, para depois – junto com o cirurgião plástico – definir o procedimento adequado”, detalha. Segundo o médico, as práticas que apresentam resultados significativos são: reconstrução de pele, cartilagens, mucosas, nervos e ossos. “Vale ressaltar que mutilações, queimaduras extensas de grau avançado, que deixam cicatrizes maiores, podem ter resultados diminuídos, devido à gravidade”, acrescenta.

Procedimentos cirúrgicos

Duas técnicas frequentemente procuradas por questões estéticas, são usadas para tratar de reabilitações: a lipoaspiração e a prótese de silicone. No primeiro caso, o procedimento é usado para doenças em que há acúmulo de gordura em determinadas partes do corpo, como a Síndrome Adiposa Genital. “Já a prótese pode ser aplicada na reconstrução da mama, após retirada para o tratamento de Câncer”, finaliza.

Sobre Tiago André Ribeiro

Cirurgião Plástico especialista pelo Hospital Santa Marcelina, de São Paulo, Tiago André Ribeiro é graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Há dois anos no Oeste do Paraná, Ribeiro tem realizado procedimentos estéticos e reparadores em atendimentos particulares, por convênios e também nos plantões voltados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Exerce as suas atividades nas cidades de: Toledo, Palotina e Marechal Cândido Rondon.


Tags:, , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

30 anos de hemodiálise vira livro “Lutar Sempre... Desistir Jamais”
Dicas de Beleza URA Online - Não se descuide ao voltar da praia e da piscina
Alta promove cursos de inseminação artificial em Uberaba