Dirigir em períodos chuvosos exige alguns cuidados


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 16 de abril de 2013 e está arquivada em Especial.


  • Tweet
  • Tweet

Saiba como agir em situações de risco para evitar acidentes

Gerente comercial da Urca Motors, Marcelo Medeiros

O outono é uma estação imprevisível. Para se manter seguro, são necessários alguns cuidados básicos ao dirigir com o asfalto molhado. As principais recomendações, independente de uma chuva fina ou um temporal, são diminuir a velocidade, acender o farol, ligar o limpador de pára-brisa, o desembaçador, manter uma boa distância em relação ao automóvel da frente e, claro, atenção redobrada.

Nos períodos sem chuva, a poeira, o óleo e graxa ficam acumulados no asfalto, formando uma camada, muitas vezes imperceptível. Ao misturar com a água das chuvas a pista fica escorregadia, o que justifica o alto número de acidentes.  Outro problema é a visibilidade que fica bastante prejudicada por conta dos vidros embaçados. A dica é ligar o ar condicionado, ou o sistema de ventilação e de aquecimento, caso o carro não tenha ar condicionado e sempre usar o desembaçador traseiro.

O gerente comercial da Urca Motors, concessionária Hyundai, Marcelo Medeiros, afirma que o condutor só deverá dirigir quando a água estiver abaixo da metade do pneu. “Dirigir com o nível da água acima da metade do pneu pode acarretar um descontrole do sistema mecânico do veículo. Muitas vezes é melhor que o motorista pare e aguarde até que a chuva acabe, principalmente em alagamentos”, explica.

A aquaplanagem é outro fenômeno comum em períodos chuvosos. Uma camada de água se interpõe entre o asfalto e os pneus provocando a perda de contato do carro com o solo. Nesses casos não pise bruscamente no freio, tire o pé do acelerador aos poucos e sempre mantenha o veículo engrenado. Ao sentir que os pneus estão voltando a ter contato com o solo vire lentamente o volante para a direita e para a esquerda até sentir que o carro recuperou totalmente a aderência.

Uma boa revisão em períodos curtos de tempo pode evitar muitos transtornos. “É preciso que os motoristas tenham consciência da importância de manter os veículos alinhados, trocar os pneus quando estiverem carecas e fazer uma revisão completa desde o radiador ao filtro de ar. Assim muitos acidentes podem ser evitados e o condutor pode se sentir mais seguro”, ressalta Marcelo.

 

Ares Comunicação


Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

Anastasia defende mais confiança, interação e reciprocidade entre o Executivo e os Tribunais de Cont...
Nota: Presídio Jacy de Assis - Uberlândia
Super Estrelando. Entrevista Victor e Léo.