Maquiagem definitiva e suas vantagens

Esta postagem foi publicada em 4 de janeiro de 2013 e está arquivada em Dicas de Beleza, Uberaba, Uberaba em foco.



A maquiagem definitiva – também chamada micropigmentação dérmica, ainda é polêmica e gera uma série de dúvidas. A maioria das pessoas que recorrem ao método, escolhe modelar as sobrancelhas, delinear os olhos e/ou marcar os lábios. Mas o procedimento pode ser realizado no corpo inteiro – inclusive para cobrir cicatrizes ou manchas de vitiligo (nesses casos é necessária uma avaliação prévia).

 

Em geral, a durabilidade é de um a dois anos. “Hoje, a micropigmentação é mais superficial, justamente para que o resultado seja mais bonito e natural”, salienta Leia Freire, esteticista especializada em designer de sobrancelhas. Alguns cuidados podem aumentar a durabilidade da maquiagem definitiva, como usar protetor solar, não passar cremes com ácidos na região pigmentada e não usar laser.

 

Entre as mais pedidas, estão a maquiagem para delinear os olhos, o preenchimento e correção das sobrancelhas e também da auréola dos seios, para mulheres que enfrentaram câncer de mama ou cirurgias no local.

 

Cuidados com a micropigmentação

 

Indicado para todas as mulheres que querem realçar a beleza e facilitar o make do dia a dia, o procedimento auxilia na harmonia dos traços faciais. No entanto, é contra-indicado para quem é diabético e tem a taxa de glicose elevada, devido à cicatrização. Além disso, a micropigmentação também não pode ser feita em pessoas que estão em tratamento de quimioterapia ou radioterapia.

 

Realizada com um dermógrafo com agulhas próprias para o procedimento e pigmento mineral, geralmente o processo dura de 30 a 60 minutos e custa, em média, mil reais. Para pessoas mais sensíveis este procedimento pode ser dolorido, mas em geral, é uma dor leve e bem suportável. Apesar de não ficar nenhuma cicatriz, pode criar uma leve casquinha que sai em uma ou duas semanas.

 

O mais importante é escolher um profissional qualificado para minimizar o risco de problemas e cicatrizes. “Alguns profissionais usam máquina de tatuagem, que não é indicada para este tratamento e pode ferir a pele. A agulha é muito pesada e pode até mesmo criar uma quelóide”, orienta Leia.

 

Depois que é feito, a pessoa não pode expor ao sol por 3 dias, deve usar protetor solar na área e evitar o calor, como, por exemplo, do secador de cabelo. “O calor dilata os poros e, com a dilatação , o pigmento pode se espalhar ou se perder”, explica a esteticista.

 

Locais indicados para a maquiagem definitiva

 

Olhos – nos olhos, a maquiagem é mais usada como delineador. Existem alguns truques muito procurados como, por exemplo, pigmentar a parte superior interna do olhos, que deixam os cílios mais volumosos.

 

Sobrancelhas – é indicada a micropigmentação para corrigir falhas e sobrancelhas irregulares, que não realçam o olhar. Pigmentando no tom certo, as sobrancelhas ganham vida e expressão, de forma natural. “A sobrancelha é a grande responsável pela harmonia dos traços faciais. Uma sobrancelha mal feita e falhada tira o poder do olhar de qualquer mulher, mesmo a mais bela”, lembra Leia.

 

Boca – a maquiagem pode ser feita no contorno da boca ou preenchendo toda a região dos lábios para dar volume e realçar a cor de forma natural. Com o tempo, os lábios acabam perdendo a sua linha natural e isso pode ser resolvido com a pigmentação.

 

Auréola dos seios – muito comum em mulheres que tiraram as mamas em virtude de um câncer ou mesmo devido a uma plástica mal feita, a pigmentação ajuda a recuperar a autoestima. Neste caso, a aréola é reconstruída e fica muito natural.

 

Cicatrizes de lifting – com a micropigmentação é possível disfarçar quase totalmente as cicatrizes de lifting, que geralmente ficam atrás das orelhas e incomodam as mulheres na hora de usar o cabelo preso, por exemplo.

 

Por Larissa Faria

Consultoria: Leia Freire, esteticista e designer de sobrancelhas. Studio Leia Freire, Barra da Tijuca -RJ.

 

 

 

Posts Relacionados:

Dicas para manter um bronzeado perfeito
Governador Anastasia lança novo mecanismo de incentivo ao esporte mineiro
Bacalhau com Alcaparras