Fica Vivo! afasta jovens da criminalidade no Triângulo Mineiro

Esta postagem foi publicada em 8 de janeiro de 2013 e está arquivada em Destaques, Notícias/Destaques, Uberaba, Uberaba em foco.



O jovem Jeferson Barbosa, de 21 anos, morador de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, viu sua realidade de vida se transformar quando conheceu o Programa Fica Vivo!. “Aos 13 anos me envolvi com uma turma que mexia com o tráfico de drogas. Mas quando um amigo me levou às oficinas percebi que queria mudar de vida e não seguir o caminho errado. O programa abriu os meus olhos”, declarou.

 

 

Jeferson acredita que a iniciativa do Governo de Minas tem contribuindo para afastar os jovens da criminalidade. “Muitas vezes os adolescentes chegam da escola e por não ter outras atividades gastam o tempo na rua e podem encontrar coisa errada para fazer. O Fica Vivo! é uma oportunidade para ocupar o tempo com boas atividades e abrir a mente”, destacou.

 

 

Assim como Jeferson, os jovens com idade entre 12 e 24 anos contam com oficinas, que podem ser realizadas, em parceria, em espaços da comunidade como praças públicas, igrejas, escolas entre outros. Eles podem participar de atividades como grafite, futsal masculino e feminino, percussão, dança, capoeira, muay thai, rap e montagem de bijuterias. Além de intervenções para reflexão sobre sexualidade e valores humanos.

 

 

Durante os eventos, os participantes encontram outras formas de sociabilidade entre os colegas e referências positivas com os oficineiros. “Assim, o jovem percebe outra forma de viver e aprende a ter novos olhares diante das dificuldades da vida”, ressaltou a técnica social do programa em Uberlândia, Nathália Guimarães.

 

 

No Triângulo Mineiro, o Fica Vivo! atua em Uberlândia e Uberaba, atendendo a jovens que residem em áreas de vulnerabilidade social. A equipe do programa é formada por psicólogos, assistentes sociais e sociólogos. Em 2012, mais de 7 mil jovens foram beneficiados em Uberlândia, com uma média mensal de atendimento de 639 pessoas. Em Uberaba, no mesmo período, 4 mil jovens foram beneficiados, com uma média mensal de atendimento de 338 pessoas.

 

 

Além das oficinas e outras formas de atendimento como atendimentos psicossociais, projetos locais e grupos de jovens, o Fica Vivo! realiza ações como Torneio Esportivo e Mostra Cultural. A iniciativa integra os programas de prevenção à criminalidade da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) como o programa Mediação de Conflitos, Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (CEAPA), Programa de Reintegração Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e Programa de Enfrentamento de Tráfico de Pessoas (PETP). O programa atua no viés de intervenção estratégica em parceria com os órgãos de defesa social, Poder Judiciário e Ministério Público.

 

 

Interessados em participar das atividades podem procurar as unidades: Uberlândia (Rua Couvual, 259, Bairro Morumbi) e Uberaba (Rua Caetés, 74, Bairro Abadia).

 

 

 

Fontes:

Natália Bernardes Palazzo Buiatti – gestora do Fica Vivo! de Uberlândia – ou

Alexandro Martins Moreira – / 97951636  Fica Vivo! de Uberaba

 

 

Posts Relacionados:

Minas inaugura primeira escola dentro de um Hospital Judiciário
Estrogonofe de frango
Cemig conclui obra no Asilo Lar da Esperança em Uberaba