Cemig realiza inspeção aérea em redes da região


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 8 de outubro de 2013 e está arquivada em Destaques, Notícias/Destaques.


  • Tweet
  • Tweet

A Cemig realiza inspeção aérea em cerca de 700 km de redes de distribuição rurais de energia elétrica – RDRs do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Os trabalhos acontecem nesta semana e têm como objetivo garantir a qualidade e continuidade do abastecimento de energia elétrica aos clientes da região. Esta medida é preventiva e pretende evitar desligamentos acidentais.

Na região de Uberaba as inspeções acontecem amanhã (8/10). Os técnicos da Cemig vão inspecionar 179 km de rede de distribuição aérea nos municípios de Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conquista, Delta, Pirajuba, Sacramento e Veríssimo, além de Uberaba.

Concluída a inspeção aérea em linhas de transmissão da região, os trabalhos se voltam para as redes de distribuição. As linhas de transmissão transportam a energia elétrica em tensões mais elevadas, de 69 kV a 500 kV, no caso da Cemig. As redes de distribuição levam a energia, em 13,8 kV, até os consumidores finais.

A equipe de profissionais utiliza um equipamento acoplado ao helicóptero (ver detalhe na foto abaixo) que inspeciona toda a rede e identifica sinais de problemas, como aquecimento em conexões, que em seguida recebem as manutenções necessárias para evitar interrupções acidentais no fornecimento de energia.

O equipamento utilizado no trabalho é o Gimbal, uma câmera termográfica que gira 360º na horizontal e 270º na vertical, e realiza o monitoramento e inspeção termográfica de linhas e redes aéreas.

Redes de distribuição

Historicamente a inspeção com o uso de helicóptero era realizada apenas em linhas de transmissão. No entanto, foram desenvolvidos métodos de trabalho e sinalização que permitem sua execução em redes de distribuição rural – RDRs, com segurança para as equipes envolvidas. O dinamismo do método permite a execução precisa da inspeção de maneira ágil e confiável, com a tomada de decisão sobre a necessidade de manutenção sendo definida no próprio local da inspeção.

Quando algum problema é verificado durante a inspeção as equipes de manutenção são acionadas para realizar os reparos necessários, que podem ser feitos com a linha desligada ou com a linha viva (energizada).

Os voos de inspeção a baixa altitude (cerca de 30 metros de altura) ocorrem exclusivamente sobre as redes previamente identificadas e sinalizadas, evitando-se proximidade de cidades ou aglomerados urbanos, áreas de concentração de animais (granjas, currais, pocilgas etc.) ou qualquer outro ponto que possa gerar interferência para a população ou para a equipe de inspeção.


Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

SOS: a saúde brasileira pede socorro
NOTA DE ESCLARECIMENTO OAB UBERABA
TST define pela proposta dos Correios e determina encerramento da greve