URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de saúde

OMS escolhe Brasil para sediar Dia Mundial sem Tabaco
Fonte:Ministério da Saúde - INCA (Instituto Nacional de Câncer)
Publicado no site em 06/05/04

Desde 1987, a Organização Mundial da Saúde (OMS) articula com 192 países a comemoração do Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio), definindo um tema ligado ao tabagismo, com o objetivo de atrair a atenção de todo o mundo sobre essa epidemia e as doenças e mortes evitáveis a ela relacionadas.

Este ano, o tema escolhido foi Tabaco e Pobreza: um ciclo vicioso. A forte associação do tabagismo com doenças crônicas graves e fatais e a expansão do consumo cada vez maior em países em desenvolvimento têm preocupado órgãos relacionados à saúde e ao desenvolvimento econômico e social. Segundo entidades ligadas às Nações Unidas, como a OMS e o Banco Mundial, o tabagismo vem impondo uma carga cada vez mais pesada sobre os países em desenvolvimento, muitos dos quais ainda lutam para controlar doenças transmissíveis, como por exemplo, tuberculose, malária, HIV/AIDS, e para reduzir a desnutrição e as taxas de mortalidade infantil.

Considerando que saúde é um tema central para o desenvolvimento e combate à pobreza, essas entidades recomendam que, no âmbito das ações para a redução da miséria e para promoção do desenvolvimento sustentável, os governos dirijam seus esforços ao controle de doenças que afetam de forma mais intensa as classes sociais menos favorecidas, principalmente as associadas ao consumo de tabaco.

Hoje, dos cerca de 1,1 bilhão de fumantes, 80% vivem em países em desenvolvimento, e dos 100.000 jovens que começam a fumar a cada dia, 80% são de países em desenvolvimento. Na maioria das nações, existe uma correlação entre tabagismo, baixa renda e baixo nível de escolaridade.

A cada ano, a OMS escolhe um país para sediar oficialmente as comemorações do Dia Mundial sem Tabaco. O reconhecimento do Brasil como liderança no controle do tabagismo, no combate à fome e à pobreza e na promoção da equidade e do desenvolvimento sustentável, levaram a OMS a indicar o Brasil como sede das atividades do Dia Mundial sem Tabaco deste ano.

Desde 1989, o Brasil se engaja nas comemorações do Dia Mundial sem Tabaco. O Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Câncer e em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde já atuantes no Programa Nacional de Controle do Tabagismo, articula nacionalmente as comemorações dessa data. Através de um convênio, tem sido possível aos Estados e Municípios reproduzirem o material promocional, como cartazes, manuais, folhetos e outdoors, para divulgação do tema em todo o País.


Para ler matéria anterior, clique aqui.