URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de saúde

Micoses
Fonte: Novartis, M.A.Ruiz
Publicado no site em 25/11/04

Quais são os sintomas das micoses?

Quando acometidos por micoses, podemos ter sinais e sintomas bastante desconfortáveis, como coceiras e alterações da pele, gerando lesões que se apresentam de forma variada, de acordo com cada tipo de micose e extensão da doença. Além disso, a micose também predispõe ao surgimento de outras doenças associadas, como infecções bacterianas.

Como se pega a micose?

Há uma falsa idéia de que micoses são contraídas apenas em praias ou piscinas, mas os fungos habitam praticamente todos os lugares. Assim, as micoses podem ser contraídas nos mais diversos ambientes, especialmente em lugares quentes e úmidos como vestiários, boxes de banheiros, alguns ambientes profissionais em que prevalece a umidade ou ainda por questões higiênicas, aumento de sudorese, uso de tecidos sintéticos (que aumentam a sudorese, não absorvendo o suor e consequentemente criando um ambiente úmido).

Alguns fatores favorecem o desenvolvimento de micoses

" Uso de roupas, meias e calçados de material sintético, pois aumentam a sudorese e não absorvem o suor, criando um ambiente quente e úmido, favorecendo o desenvolvimento de fungos.
" Uso de roupas e calçados muito apertados, pois podem causar ferimentos na pele, nas unhas ou tecidos circunvizinhos.
" Pelo fato de enxugar mal a pele, sobretudo entre os dedos dos pés, virilha, embaixo das mamas e entre os dedos das mãos.
" Transpiração excessiva.
" Exagero no uso de sabonetes e sabões que podem destruir as barreiras/ defesas naturais da pele.
" Enfraqueciomento das defesas imunológicas.
" Presença de diabetes.
" Doenças que comprometem a circulação sanguínea

Como prevenir as micoses

" Bons cuidados higiênicos.
" Usar roupas e meias de algodão.
" Manter os ambientes limpos e secos.
" Não usar roupas e calçados inadequados e apertados.
" Secar a pele após o banho, piscina, praia, ou quaisquer outras atividades que deixem a pele úmida, com especial atenção para regiões de dobras como virilha, entre os dedos, embaixo das mamas, etc&
" Evitar o uso excessivo de sabões, sabões inadequados ou outros procedimentos agressivos à pele que alterem suas condiçãoes normais, como uso agressivo de esponjas ou buchas, pois isso pode diminuir as defesas naturais da pele, facilitando a infecção por fungos.
" Sempre que tiver alguma suspeita de micose, procure o médico para diagnosticá-la e tratá-la corretamente.
" Existem outras doenças de pele que têm sintomas semelhantes ao das micoses. Por isso é sempre necessário consultar um médico para que as micoses sejam corretamente diagnosticadas e tratadas.

Como evitar a micose de unha

" Ao cortar as unhas não o faça exageradamente, ou seja muito rente à pele, pois a unha tem uma função importante de proteção e se lesarmos a pele ela fica mais suscetível à infecção causada por fungos.
" É necessário lavar e trocar adequadamente as meias.
" Não use a mesma meia todos os dias.
" Certifique-se que seus calçados sejam de tamanho e forma adequados para seu uso, de tal forma a não machucar os pés próximo às unhas.
" Se você tem atividades de contato com o solo, como jardinagem, use luvas apropriadas, pois você pode se infectar com fungos presentes na terra.
" Se você tem micose nos pés, como por exemplo "frieira" ou "pé de atleta" procure um dermatologista para tratá-la, pois esta micose pode atuar como fonte de infecção para a unha.
" As micoses de unha podem passar de um dedo para outro. Uma pessoa que tenha a micose pode transmiti-la para outra, por compartilhar o ambiente familiar. Portanto deve-se orientar os membros da família que tenham micose de unha a tratá-la.

Como tratar as micoses

É importante saber que as micoses podem ser tratadas. Com medicamentos cada vez mais modernos, seu tratamento vem se tornando mais rápido e eficaz. Em geral, as micoses da pele são tratadas em períodos que variam de 1 a 4 semanas. As micoses da unha geralmente necessitam de um período maior de tratamento.

O tratamento da micose de unha

Até pouco tempo, a micose de unha ou onicomicose era um tipo de micose de difícil cura, levando o paciente ao desânimo e ao abandono do tratamento. A explicação para isso é que, há dez anos, tratar uma micose de unha exigia muito tempo e muita persistência, e com poucas chances de cura.

Isso agora mudou, o setor micológico da Dermatologia se desenvolveu muito nos últimos três anos, não somente em diagnóstico como no aparecimento de novas drogas.

Isso aumentou ainda mais a cura, já que há medicamentos orais eficazes, que são mais facilmente tolerados pelos pacientes. Os medicamentos antigos causavam problemas gastrointestinais, e o resultado não era satisfatório, o que levava o paciente a largar o tratamento.

Com os novos estudos chegou-se a um novo grupo de medicamentos, o dos triazólicos, substâncias que impedem a proliferação dos fungos, e das terbinafinas, substâncias que matam os fungos. Essas novas substâncias não provocam efeitos colaterais, e têm um poder de ação muito rápido, e devem ser tomados num período de três a seis meses. Para micoses antigas ou de fungos mais resistentes, usa-se loções e esmaltes, que devem ser aplicadas diretamente na unha doente.


Atenção: Todas as dicas são de caráter informativo. Não deixe de procurar seu médico. Não tome medicamentos sem as orientações médicas.



Para ler outras matérias, clique aqui.