URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de saúde

Apenas uma Maçã por dia...
Fonte: Journal of Agricultural and Food Chemistry
Publicado no site em 03/12/04


Uma maçã por dia protege célula cerebral do Parkinsonismo e de Alzheimer

Um grupo de substâncias químicas nas maçãs poderia proteger o cérebro de um tipo de dano que provoca doenças degenerativas como a de Alzheimer e o Parkinsonismo, de acordo com dois novos estudos dos cientistas da Cornell University.

Os estudos mostram que a substância química quercetina, um fitonutriente, parece ser responsável pela proteção das células cerebrais em ratos atacados por estresse oxidativo em testes de laboratório. Fitonutrientes, tais como ácidos fenólicos e flavanóides, protegem a maçã contra bactéria, virose e fungo e proporcionam benefícios anticancerígenos e antioxidantes.

Quercetina é um flavonóide importante das maçãs. Os antioxidantes ajudam a prevenir o câncer por meio da eliminação dos radicais livres que danificam a célula e pela inibição da produção de substâncias reativas que poderiam danificar células normais.

"Os estudos mostram que o consumo adicional de maçã não apenas ajuda a reduzir o risco de câncer, como estudos anteriores haviam mostrado, mas também que uma maçã por dia pode fornecer compostos bioativos importantes, os quais podem desempenhar um papel importante na redução do risco de doenças neurodegenerativas ," disse Chang Y.

"O que nós descobrimos que é que os fenólicos da maçã, que são oxidantes naturalmente encontrados em maçãs frescas, podem proteger os nervos das células da neurotoxicidade induzida pelo estresse oxidativo," disse Lee. Quando Lee e o co-auotor Ho Jin Heo, um membro visitante na Cornell University, observaram a quercetina, eles descobriram que ela aparentava ser o agente principal responsável pelo efeito benéfico.

Na realidade, eles descobriram que a quercetina funciona melhor na proteção das células nervosas contra o peróxido de hidrogênio do que a vitamina C, um antioxidante natural e conhecido por ajudar na prevenção de danos nas células e tecidos pela oxidação. A quercetina é encontrada principalmente em maçãs, frutas e cebolas.

Os dois estudos baseiam-se nas descobertas de Lee em 2002, que sustentam que a quercetina possui uma atividade anticancerígena maior que a vitamina C e na sua descoberta de 2000 que os fitoquímicos apresentam maiores efeitos protetores do que a vitamina C contra as células cancerígenas do cólon e fígado.

Outros estudos descobriram que os fitoquímicos estão associados à redução do risco de câncer, doença do coração e diabetes, e que ela luta contra não apenas o câncer, mas também infecções virais e bactericidas. Em adição, eles são anti-alérgicos e anti-inflamatórios.

Valores nutricionais para 100 g de maçã:

FÓSFORO: 8 mg Bom para o cérebro e memória
COBRE: 0.10 mg Bom para o coração e purifica o sangue
CÁLCIO: 04 mg Fortificante, bom para os ossos
SÓDIO: 2 mg Bom para o funcionamento de todo o organismo
POTÁSSIO: 135 mg é diurético, bom para os rins
FERRO: 0.23 mg bom para o coração e para formação dos glóbulos vermelhos (sangue)
CELULOSE: 1 g Bom para o adequado funcionamento da digestão e intestino
CARBOIDRATOS: 13.8 mg. Bom para os músculos (fontes de energia).
LIUPÍDIOS: 0.4 g. Baixo teror de gordura.

VITAMINAS: fonte de vitaminas naturais:
VITAMINA A: 0.03 mg
VITAMINA B: 0.04 mg
VITAMINA C: 4 mg



Para ler outras matérias, clique aqui.