URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de saúde

SUBSTÂNCIA DO VINHO PODE DESACELERAR ENVELHECIMENTO
Publicado no site em 12/05/06

A ciência pode estar perto de conseguir remédios que retardem o envelhecimento humano, de acordo com um estudo divulgado pela revista científica "Nature". A identificação de uma molécula, encontrada em frutas como a uva, pode ser a chave.

A substância conhecida com resveratrol, um agente ativo do vinho tinto, estendeu a duração da vida de organismos simples como vermes, moscas de fruta e células de leveduras em testes de laboratório realizados por pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Na teoria dos cientistas, o resveratrol regula as proteínas celulares essenciais para sua sobrevivência, sinalizando para que a célula entre em "modo de defesa" quando necessário. Ainda não se sabe como a célula faz isso, mas especula-se que suas proteínas podem reparar danos no DNA ou interferir no processo natural da morte celular.

A família das moléculas do resveratrol é produzida pelas plantas em resposta a situações de estresse leve, como um suprimento de água inadequado, por exemplo. Por isso, os cientistas estão fazendo com que as células pensem que estão um pouco estressadas, para que preparem suas defesas. Levada para o organismo humano, a substância poderá prevenir mutações celulares que acontecem normalmente quando envelhecemos e que podem levar a câncer e a doenças do coração e dos vasos sangüíneos.

"O objetivo é desacelerar as doenças do envelhecimento. Se conseguirmos deixar as células melhores, deixaremos todo o organismo melhor", afirma David Sinclair, um dos pesquisadores.

Fonte: Toda Fruta



Para ler matéria anterior, clique aqui.