URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de saúde

MICOSES AUMENTAM NO VERÃO
Publicado no site em 16/10/06

Durante o verão, a incidência de micoses, frieira e infecções causadas por fungos, aumenta consideravelmente. E o pior é que qualquer um está suscetível a pegar: basta andar descalço ou mesmo sentar na areia da praia. Elas não são graves, mas incomodam a beça. Se aparecer nas crianças, aí a complicação é bem maior. Aliás, elas são as vítimas mais freqüentes desse tipo de doença, já que adoram brincar e vêem nas areias a matéria-prima para o seu divertimento.

_ Micose - São manchas esbranquiçadas que surgem nos braços, barrigas e costas. O fungo que causa a doença se propaga através do calor e da umidade. Para tratar a micose, o dermatologista receita pomadas e comprimidos antifungicidas.

_ Frieira - Descamação úmida da pele entre os dedos dos pés que provoca coceira. Para evitar o certo é enxugar bem os pés após o banho e andar calçado. O tratamento é feito com aplicação de pomadas e pós anti-sépticos e antibióticos.

_ Pé de atleta - Descamação nos pés que deixa a pele seca e provoca coceira. O suor , em sapatos fechados e quentes, é uma das causas da doença. Outro fator que pode levar ao problema é deixar os pés molhados entre os dedos.

_ Bicho de pé - Irritação caracterizada pelo aparecimento de traços vermelhos sob a pele. A doença é causada pela larva de um parasita encontrada na parte seca da areia da praia. A única forma de evitar a doença é não pisar e nem deitar diretamente sobre a areia. O tratamento é feito com antiflamatórios e antifungicidas. Jáder indica que retire o bicho com agulha estéril e use álcool iodado.

_ Brotoeja - Muito comum em crianças. O tratamento deve ser feito com aplicação de pasta d.água.

_ Pano Branco - Nome popular da pitiríase versicolor. O pano branco manifesta-se como manchas brancas no tronco e no pescoço, O tratamento é via oral e ainda com antifugicidas passados diretamente na região afetada.

_ Fungos da virilha - Para as pessoas que costumam ficar sentadas, durante muito tempo, com roupa de banho molhada os dermatologistas mandam um recado; existe o Tinea Ingemineal, mais conhecidos como fungos de virilha. Por isso o dermatologista aconselha a trocar a roupa de banho, assim que sair da água.

_ Verme de cachorro - Outro tipo de micose bastante comum. As Lavras Migras - parasitas que se originam das fezes de cachorros e de gato e se instalam na superfície da pele humana e a contaminação se faz rapidamente. Coça e arde muito. O tratamento é feito com a aplicação da pomada Tiabendazol.

Fonte: Jornal CORREIO DA PARAÍBA - Arquivo Bom Dia.
-Pesquisa: Dra. Elaine Marini.




Para ler matéria anterior, clique aqui.