URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de saúde

O QUE É INSÔNIA
Publicado no site em 10/07/06

O QUE É INSÔNIA?

Caracteriza-se de diversas maneiras, podendo ser uma dificuldade em iniciar o sono, ter muitos despertares durante a noite, despertar muito cedo e não conseguir mais dormir, ou até mesmo, dormir uma quantidade normal porém acordar pela manhã mal, como se o sono não tivesse sido suficiente ou restaurador. Muitas pessoas referem acordar cansadas, com dores no corpo, irritadas, desanimadas e mal humoradas.

POR QUE ALGUMAS PESSOAS DORMEM MAL?

A insônia é a ponta de um enorme iceberg. Na realidade, a insônia é um sintoma e deve ser analisada sob três aspectos: físico, psicológico e social. Doenças físicas, assim como situações de ansiedade, depressão e ingestão de bebidas alcoólicas podem ocasionar noites mal dormidas. Problemas familiares, econômicos e profissionais podem prejudicar o sono. Freqüentemente as insônias são agravadas ou podem ser decorrentes de hábitos errados que adquirimos durante a vida. Geralmente é o conjunto de fatores que provocam dificuldades para dormir, sem falar na predisposição para se ter insônia. Freqüentemente quem sofre de insônia tem familiares com o mesmo problema.

COMO AS DOENÇAS FÍSICAS PODEM PROVOCAR INSÔNIA?

Atualmente as dificuldades respiratórias durante o sono são causas freqüentes de um sono de má qualidade. São situações que podem provocar pequenas pausas respiratórias conhecidas como apnéia, que culminam em curtos despertares. Como estes pacientes apresentam muitas apnéias e conseqüentemente muitos despertares, podem achar que estão dormindo uma grande quantidade de horas de sono, porém acordam cansadas e sentirão muita sonolência durante o dia. Doenças que causam dores, principalmente durante a noite, também podem provocar insônia. Existe um quadro clínico, a fibromialgia, que predomina nas mulheres que se caracteriza por pontos dolorosos em determinadas regiões do corpo, sono não reparador e depressão. Além de outras doenças físicas como distúrbios hormonais, hiper e hipotireoidismo, algumas doenças psiquiátricas e neurológicas também podem provocar insônia, como ansiedade, depressão, doença de Parkinson, derrames cerebrais e doença de Alzheimer, conhecido pelo leigo como esclerose.

O QUE É ANSIEDADE E QUAL A RELAÇÃO COM A INSÔNIA?

Ansiedade é o estado de muita tensão. É aquela situação de expectativa, a espera de um acontecimento em nossas vidas, como uma viagem, um casamento, ou situações ruins, como uma conta para pagar, uma notícia ruim, uma prova. Em certas situações é até normal que fiquemos ansiosos, porém passa a ser um problema quando sentimos ansiedade sem saber o motivo, ou de maneira exagerada frente a situações normais da vida.
Freqüentemente existe uma relação de ansiedade com insônia, ou seja, ansiedade levando à insônia e as noites mal dormidas gerando ansiedade na hora de ir para a cama. O ansioso geralmente demora para dormir e quando consegue pode apresentar muitos despertares no decorrer da noite.

COMO É O TRATAMENTO DA INSÔNIA?

O tratamento da insônia consiste no diagnóstico correto, tratamento da causa da insônia quando podemos detectá-la, medidas psicológicas e medicamentosas corretas e também abordando hábitos de vida, procurando resolver conflitos sociais que possam existir. O médico junto com psicólogos e assistentes sociais podem abordar situações que gerem ansiedade, depressão, problemas familiares e profissionais. Estes profissionais estarão orientando as pessoas com insônia a reconhecerem os seus sintomas, os seus hábitos, por vezes irregulares, adquiridos por toda uma vida, e poderão através de técnicas especializadas proporcionar uma melhor qualidade de vida.
Sono.org




Para ler matéria anterior, clique aqui.