URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de saúde

Implantes Dentários
Publicado no site em 16/05/06

Entrevista gentilmente concedida pelo Dr. Marcus Scalon - Implantes e Periodontia ao site Ura Online.

O que são implantes dentários?

Implantes Dentários são pinos rosqueáveis, feitos de um material bio-compatível com o organismo dos seres humanos, chamado Titânio. Foram confeccionados com a finalidade de substituir as raízes dos dentes perdidos, colocados através de uma cirurgia onde temos vários tamanhos, tanto em espessura quanto altura.

Como são colocados os implantes?

Através de técnicas cirúrgicas avançadas e brocas calibradas, desenvolvidas para proporcionar ao paciente um pós operatório o mais agradável possível.
Toda cirurgia deve ser minuciosamente planejada, solicitando ao paciente exames radiográficos e, muitas vezes, exames de sangue.

Existe idade ou critério clínico do paciente para a colocação do implante?

Para se colocar um implante, o paciente deve estar com boa saúde, independentemente da idade. E sabe-se que para colocá-lo existe uma idade mínima. Através de um exame, feito em clínica radiológica especializada é possivel tirar um RX da mão constatando se o paciente parou de crescer, isso se dá por volta dos 17 anos de idade. Então, somente quando a pessoa parou de crescer é que podemos realizar cirurgias para colocação de implantes dentários.

O que seria a estética facial?

Quando se perde os dentes, principalmente na região dos incisivos superiores, a pessoa perde a inserção muscular. A musculatura fica frouxa, dando a impressão de "lábio caído", o que influencia demais na estética facial, na auto-estima e na força da mastigação. Existem vários estudos que relatam a formação de gengiva após a instalação de implantes. As mais modernas técnicas para colocação de implantes nos mostram se haverá formação de gengiva. A colocação correta dos implantes é primordial para o crescimento gengival. O contorno gengival, alem de proteger é muito importante para a estética. É uma relação harmoniosa que existe entre dente e gengiva.

Qual o tempo de uma cirurgia para a colocação do implante?

Em 10, 15 minutos realiza-se a cirurgia para a colocação de um implante. Há uma seqüência a ser respeitada de broca calibradas, com o devido tamanho/medida para cada caso. Cada cirurgia de implante deverá ser planejada para que o tempo cirúrgico seja o mais rápido possível, tornando o pós operatório menos dolorido e com menos inchaço. Hoje já é possível colocar implante e dente na mesma sessão, graças a tecnologia das superfícies dos implantes que vem sendo aperfeiçoada ao longo dos anos.

Existe rejeição de implante?

Nós trabalhamos com o termo perda do implante e não rejeição.

O que seria essa perda do implante?

Por algum motivo se perde implantes após a sua instalação, como por exemplo a colocação errada do pino, falta de higienização por parte do paciente, entre outros, então o que fazer? Ao diagnosticarmos a perda dos implantes é preciso remover o mesmo o mais rápido possível e na mesma sessão coloca-se um outro implante. Aí sim aguardamos o período de osseointegração, que varia de 3 a 6 meses, para ativação da prótese sobre implante.

Como deve ser feita a higienização do implante?

Cada caso é um caso, é preciso saber qual a prótese que o paciente está usando, se é um, dois ou vários implantes ou até mesmo uma dentadura sobre implantes. Para cada caso temos vários materiais, tais como escovas especiais, passa fios e outros para que nunca acumule placa bacteriana entre o implante e a gengiva, o que poderá, futuramente, causar a perda do mesmo. Cabe ao profissional orientar o paciente na higienização da prótese e marcar retornos periódicos.

Existe muita procura pelos implantes?

Muita, as pessoas vêm até a clínica para realizar um sonho, que é ter os dentes de volta. Algumas nunca se acostumaram com próteses removíveis ou dentaduras. Tenho ouvido sempre os mesmos relatos: "quero meus dentes de volta".

Dói para realizar a colocação de um implante?

No implante dentário não existe dor. O osso não dói. Não tem nervo, não tem artéria nem veias. É uma parte compacta que existe no organismo humano, responsável pela nossa sustentação. Procuramos receitar uma medicação antes da cirurgia para que o pós operatório seja o mais agradável possível . É preciso preparar o paciente para realizar a cirurgia, orientar, falar o que pode e tambem o que não se pode fazer após a cirurgia. Estipular um tempo para a cirurgia.
A possibilidade de dor pós-operatória é muito maior em uma extração do que na colocação de um implante dentário.
É preciso relatar a importância do Laser Terapêutico no pós operatório, com a função de reparação do osso e também na cicatrização gengival.

Qual a maior satisfação em colocar Implantes?

Só de presenciar a satisfação das pessoas em ter seus dentes novamente, poder recuperar algo que foi perdido, seja lá por qual motivo, já vale todo o trabalho. O paciente, depois de colocar os implantes pode mastigar sem preocupação, sem precisar tirar próteses removíveis, ir a qualquer lugar, falar e morder com uma total segurança que somente os implantes dentários podem oferecer. A realização pessoal do paciente é automaticamente transferida para o profissional que pode lhe proporcionar aquilo. Sem dúvida alguma é algo que tenho muito prazer e orgulho em realizar.



Para ler matéria anterior, clique aqui.