URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de saúde

A prevenção é a melhor solução
Publicado no site em 24/04/06

A Obesidade Infantil é uma doença de difícil tratamento, portanto a prevenção continua sendo a melhor solução. Para isso, segue algumas dicas de como manter em casa um hábito alimentar e estilo de vida saudáveis.

1. Prefira os alimentos naturais e mantenha uma despensa saudável. Alimentos naturais normalmente são menos calóricos. Se houver grande disponibilidade de guloseimas, chocolates e refrigerantes, a criança terá dificuldade em vencer a tentação em ganhará alguns quilos extras.

2. Evite alimentos gordurosos e leia os rótulos dos alimentos. Alimentos gordurosos normalmente são mais calóricos e devem ser substituídos por alimentos mais saudáveis. As embalagens fornecem o número de calorias.

3. Ofereça alimentos nas horas certas. Toda criança deve ter limites. Isto também é válido para os horários das refeições. Crianças que comem nos intervalos podem ficar obesas.

4. A família deve dar o exemplo: Alimentação saudável e horários estipulados para as refeições devem ser seguidos por toda a família. Não adianta preparar suco natural para a criança obesa e o restante da família consumir refrigerantes e chocolates.

5. Coloque a criança para ajudar no preparo de seu lanche. A criança deve se familiarizar com os alimentos saudáveis e ajudar a preparar seu próprio lanche. Os pais devem vigiar o tipo e a quantidade dos alimentos.

6. Diminua o número de horas frente a tv, vídeo games e computadores. Nenhuma criança deve permanecer por mais de 2 hs frente à esses equipamentos. Essas atividades, além de gastarem pouca energia, favorecem o consumo de alimentos.

7. Estimule a atividade física e combata o sedentarismo. Leve seu filho ao parque, faça caminhada e pratiquem esportes. Pais sedentários não são os melhores exemplos de vida saudável. Coloque a criança para ajudar nas tarefas de casa; estimule-a a passear com o cachorro e substitua o elevador pelas escadas.

8. Inclua frutas no lanche e na sobremesa. As frutas normalmente são pouco calóricas e podem ser consumidas a qualquer hora. Elas devem ser oferecidas desde o início da vida para se criar o hábito.

9. Evite dietas da moda e dietas com restrição calórica. O primeiro passo no tratamento da criança obesa é não submetê-la a dietas com restrição calórica cujo único objetivo é a perda de peso. O ideal é promover uma educação alimentar para que os resultados sejam prolongados.

10. Alimento não deve ser usado como prêmio. Premiar uma criança por estar comendo na hora certa ou algum tipo de alimento saudável apenas supervaloriza os alimentos e proporciona subterfúgios psicológicos.

Dra.Lilian Zaboto
CRM 90973
Pediatria Geral e Obesidade Infantil
Título de Especialista em Pediatia
Ten. Médico da Aeronáutica

Site: www.obesidadenainfancia.com.br

Al. Madeira, 258, cj.1301, Ed. Guinzza Trade Center, Alphaville Empresarial - Barueri-SP
(11) 4191-2442 / 4191-4945



Para ler matéria anterior, clique aqui.