URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de saúde

Olheiras - Porque aparecem e como tratar
Fonte: Roseli Rocha, esteticista
Publicado no site em 22/06/2005

Cena comum de um cotidiano agitado das grandes cidades, você acorda com pressa, quase perdendo a hora para compromisso inadiável e se depara no espelho com uma figura marcada, não por uma ruga que acabou de perceber e sim por profundas e desagradáveis olheiras, capazes de transformá-la num ser cansado, descontente.

A melhor saída é conhecer esse inimigo para poder procurar uma alternativa adequada para sua saúde e seu bolso, amenizando assim o inconveniente.

O QUE PROVOCA

Fisicamente ocorre uma dilatação dos vasos sanguíneos próximo aos olhos, fazendo com que esta região fique mais acentuada, causando a aparência escura, que conhecemos como olheiras.

Alguns dos fatores que desencadeiam o surgimento das olheiras são o estresse, as noites maldormidas ou o cansaço. Infelizmente, pessoas mais velhas estão mais propensas a ter olheiras, devido a flacidez natural da pele, que em muitos casos provocam a formação e bolsas de gordura na região dos olhos, acentuando mais a aparência arroxeada. Esse acumulo de gordura começa a surgir nos homens e nas mulheres por volta dos 30 anos. Uma outra peculiaridade sobre o assunto, é que ele pode ser de fundo genético, portanto, quem tem casos de olheiras na família estão propensos a tê-las.

TPM De acordo com alguns médicos, nesse aspecto as mulheres são desfavorecidas pelas alterações hormonais da tensão pré-menstrual, que provocam o surgimento das olheiras.

A esteticista Roseli Rocha, sugere algumas dicas para resolver ou amenizar esse problema que acaba com a aparência de qualquer um.

A primeira dica é não tomar sol sem protetor solar, pois ao contrário do que muitos pensam, o sol contribui para o problema, pois a exposição ao sol aumenta a pigmentação que intensifica a coloração escurecida na região dos olhos.

Outra dica é que para não haver qualquer tipo de irritação com produtos para a área dos olhos, é interessante fazer um teste, passando o mesmo na mão e aguardar para ver se não há qualquer reação alérgica. O indicado mesmo é usar os produtos hipoalergênico (que não provocam alergia).

Roseli sugere também a utilização de cremes com base em vitamina C, pois estes mantêm a pele dos olhos sempre firmes; o dmae contido em alguns cremes, além de efeito rejuvenescedor, auxiliam reduzindo a flacidez da pele, já os cremes à base de ceramidas com sua função hidratante, diminui a propensão às olheiras.

Se seu creme contém vitamina K, ótimo, pois ele melhora o tônus e evita ou diminui a dilatação dos vasos sanguíneos na região próxima aos olhos.

Como paliativo para resolver esse problema, Roseli indica as famosas compressas de chá de camomila. Os saquinhos desses chás gelados colocados na região dos olhos, realmente trazem resultados e são receita das nossas vovós. Funcionam porque a erva e a temperatura gelada da água reduzem a dilatação dos vasos, causadores das olheiras.

Outra dica, são as rodelas de pepino nos olhos, porém, isso só deve ser feito à noite, pois o vegetal pode manchar a pele ao contato com a luz do sol. E, finalmente, para maquiagem, a indicação é utilizar bases no mesmo tom da pele, sem esquecer, é claro, de remover o produto no final do dia.

O importante, também, é nunca utilizar alternativas radicais que possam comprometer a saúde e as características naturais da pele. Havendo qualquer anormalidade com a cútis, o correto é buscar orientação de médico dermatologista, finaliza a esteticista Roseli Rocha.



Para ler matéria anterior, clique aqui.