URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de saúde

HIPOTERMIA
Fonte: http://www.escoteiros.org.br
Publicado em 19/07/05


A hipotermia é uma das principais causas de morte entre os excursionistas e montanhistas. Muitas vezes, por inexperiência, acaba-se confundindo a hipotermia com cansaço ou exaustão. Este colapso do corpo é ocasionado pelo frio, chuva, roupas molhadas ou pelo vento, que roubam calor do corpo rapidamente, não dando tempo para que o organismo produza o calor necessário para mantê-lo na sua temperatura normal, então o corpo passa a diminuir a circulação do sangue para os membros, preocupando-se com as áreas vitais.

FASES DA HIPOTERMIA:

Os primeiros sintomas são cansaço, tremores, irritação, calafrios. Embora os tremores produzam calor eles também gastam uma grande quantidade de energia.

Em seguida a pessoa passa a ter um intenso tremor e a coordenação motora começa a apresentar falhas, inicia-se também as dificuldades em realizar ações simples como realizar um nó ou sacar um mosquetão. Os tropeções e a desorientação são comuns e nesse estado, podendo-se acidentar facilmente.

Passada essa fase os calafrios param e a pessoa fica exausta, não agüenta mais andar, os músculos não respondem. Se ela não mais levantar, devido ao sono e a exaustão, a próxima fase, infelizmente será o coma seguido de morte.

COMO AGIR EM CASO DE HIPOTERMIA:

Se você se deparar com uma pessoa em estado de hipotermia não se desespere: pare o grupo, monte um abrigo, retire as roupas molhadas e coloque-a num saco de dormir, não a deixe-a em contato com o solo porque este também rouba bastante calor, se for possível faça uma fogueira. Sacos de lixo, tetos de barraca, isolante térmico e cobertores de emergência, tudo isso ajuda na hora de isolar a pessoa do vento ou do frio.

Em último caso, alguém pode retirar a própria roupa e entrar junto com a vítima no saco de dormir, este procedimento já salvou muita gente, não pense duas vezes em usar esse recurso se a pessoa estiver muito mal, afinal é uma vida que está em jogo. Não desista da pessoa!!!

Bebidas quentes e açucaradas ajudam bastante, pois passam o calor para a parte interna do corpo. Veja também como estão os outros integrantes do grupo, pois pode ser que tenha mais alguém com princípio de hipotermia.

NUNCA dê bebidas alcoólicas para a vítima. As bebidas alcoólicas fazem com que a pele irradie calor para dissipar toda energia ganha com o álcool. Essa sensação de calor não dura muito tempo e, depois que ela passa, a pessoa acaba com mais frio do que antes. Isto ocorre porque o organismo dissipa grande parte do seu calor e energia para eliminar o álcool. Além disso uma pessoa alcoolizada na montanha pode sofrer acidentes graves.

Esteja sempre atento, quanto mais cedo for detectada a hipotermia, mais fácil será o tratamento.

COMO EVITAR A HIPOTERMIA:

Um bom preparo físico e uma boa alimentação são importantes para enfrentar o frio, já que o organismo consome bastante energia para manter o corpo aquecido.

Uma capa de chuva e uma blusa de lã são uma boa combinação contra o vento e a chuva numa emergência. A capa de chuva, ou um saco de lixo, cortam o vento, e a blusa de lã, mesmo molhada, mantém o calor. Leve sempre roupas adequadas e informe-se sobre as características do clima da região que pretende ir.

Para qualquer excursão ou escalada leve sempre o equipamento de proteção contra o frio.


Leia mais Dicas de Saúde