URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de saúde

Caminhada

Um estudo da Universidade Federal de São Paulo descobriu mais uma vantagem na caminhada. Ela atenua o sofrimento de quem tem fibromialgia - síndrome caracterizada por dores no corpo todo.
Por cinco meses a reumatologista Valéria Valim acompanhou 80 mulheres, divididas em dois times. O primeiro praticou esse exercício e o segundo fez alongamento. No final quem caminhou levou a melhor.
Segundo Valéria, os movimentos para alongar a musculatura também trouxeram ganhos. A grande diferença é que as andanças promoveram benefícios mais abrangentes. "As que caminharam obtiveram não epenas alívio nas dores, como também melhora no estado de ânimo."

Hidrate-se: beba água

Aumente sua resistência física tomando água durante a prática de exercícios.
Fisiologistas da Universidade de Ontário, no Canadá, acompanharam 327 freqüêntadores de clubes em aulas de aeróbica e sessões de corrida. Parte deles tomou um pouco de água antes do exercício e matou a sede depois da malhação. Outra parte manteve uma garrafa por perto e permaneceu bebericando líquido a cada cinco minutos. Detalhe: a resistência de todos os participantes estava sendo monitorada. Em média, ela foi maior naqueles que continuaram tomando água durante a atividade física. "Repor líquidos é fundamental para o organismo que se exercita. Estudos assim dão respaldo para as dicas que a gente não se cansa de dar a quem vai fazer ginástica. Muitas pessoas insistem em ficar com sede durante a prática."
"É bom as pessoas, principalmente, quem pratica algum tipo de esporte, ingerir 2 litros de água diariamente", diz o professor de Educação Física Alexandre Marcos.

Livre-se da cãibra

De acordo com o neurologista Acary Oliveira, responsável pelo setor de doenças neuromusculares da Universidade Federal de São Paulo, 95% da população já sofreu pelo menos uma vez de cãibra, sobretudo na panturrilha. Essa contração muscular involuntária súbita e dolorosa dura de 5 a 10 minutos e muitas vezes produz um aumento visível do músculo. As principais causas são atividade física intensa, nutrição inadequada e desidratação. Na hora da dor, Oliveira sugere alongar o músculo contrário ao da cãibra.
Por exemplo: se a dor é na panturrilha, puxe o pé para cima para alongar o músculo da canela. E atenção: tente relaxar. Quanto mais tenso, mais estímulo cerebral é enviado para que o músculo se contraia, piorando a situação. Massagear a área atingida também ajuda, especialmente se usar óleos ou pomadas analgésicas. "Cãibras freqüentes merecem cuidado porque podem ser sintoma de doenças neurológicas, endócrinas ou vasculares", alerta o médico.

Atividades Anaeróbicas

Está caindo por terra o mito de que para emagrecer só vale praticar exercícios aeróbios, como correr, nadar e dançar. Especialistas apontam que para reduzir a taxa de gordura do corpo qualquer atividade física é válida, incluindo aí as ditas anaeróbias, como musculação e ginástica localizada.
A prova está em uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, realizada pela professora de educação física Ana Cláudia Fernandes. Ela comparou três grupos de adolescentes obesos durante três meses: um deles executou exercícios aeróbios, o outro, anaeróbios, e o terceiro não fez nenhum exercício. Todos os que se exercitaram perderam 11% de gordura corporal. Segundo a pesquisadora, o importante é que o indivíduo mexa o corpo praticando uma atividade que lhe dê prazer três vezes por semana por pelo menos 30 minutos.Uma sessão de 40 minutos de musculação ou ginástica localizada mandam para o espaço 400 calorias. Mas o efeito dos exercícios anaeróbios não pára por aí. O organismo queima mais calorias não só durante a malhação, mas também quando está em repouso. "O aumento da massa muscular faz o corpo queimar calorias extras constantemente para se manter funcionando, já que os músculos são famintos e consomem grande parte da energia armazenada", explica Cláudio Pavanelli, fisiologista da Clínica do Movimento do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Fonte: corpo a corpo