URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de saúde

Dicas ISO-Instituto de Saúde Odontológica
www.isoodonto.com.br
Publicado no site em 25/11/08


10 conselhos para manter um sorriso bonito

1- Escove os dentes pelo menos duas/três vezes por dia, preferencialmente após as refeições e antes de se deitar.

2- Utilize uma escova de tamanho adequado, macia e com uma cabeça pequena, pra evitar lesões sobre os dentes e gengiva.

3- Procure utilizar sempre um dentifrício com 1000 a 1500 ppm de flúor.

4- Evite escovar os dentes na horizontal. Coloque a escova ligeiramente inclinada, na passagem pelos dentes, para que estes não se desgastem com o tempo.

5- Utilize diariamente fio dental, antes da escovação, para retirar restos alimentares e bactérias nos espaços que existem entre os dentes e entre estes e as gengivas.

6- Siga as recomendações do dentista na utilização de enxaguatórios para bochechos.

7- Procure manter os dentes bem limpos, sobretudo junto à linha gengival, evitando a placa bacteriana e tártaro.

8- Efetue uma revisão dentária regular, preferencialmente de 6 em 6 meses, e um check-up oral (radiográfico) pelo menos uma vez durante o ano.

9- Mantenha uma dieta equilibrada e procure substituir os doces e refrigerantes por alimentos mais nutritivos como o queijo, frutas ou vegetais frescos.

10- Se tem sensibilidade dentária visite o seu dentista porque pode ser um indicador de uma cárie dentária, um dente fraturado e de uma retração gengival.

FONTE: APCD

Por que mais adultos estão colocando aparelhos ortodônticos?

Atualmente os aparelhos ortodônticos se tornaram menos volumosos e menos visíveis e portanto, mais e mais adultos estão utilizando. Alguns adultos querem corrigir problemas com seus dentes ou maxilares antes que eles causem danos maiores ou mais sérios. Outros querem melhorar a aparência, corrigindo problemas estéticos existentes.
Os problemas “estéticos” podem causar danos reais com o passar do tempo. Dentes e maxilares que não estão alinhados adequadamente podem levar a desgaste prematuro, cárie dental avançada e doença gengival, necessitando dentaduras ou outras soluções reconstrutoras e até mesmo cirurgias mais extensas para corrigir problemas sérios.
Novas técnicas, e o advento de aparelhos transparentes e menos perceptíveis, significam que adultos estão cada vez mais recorrendo aos aparelhos para corrigir:

-Espaço entre os dentes (diastemas)
-Dentes que se comprimem uns aos outros (apinhamento dental)
-Dentes desalinhados
-Sobremordidas
-Mordidas abertas
-Mordidas cruzadas

Trabalhos realizados comprovam também que a colocação de aparelhos nos dentes aumentou 40% nos últimos 10 anos. Além da preocupação maior com a estética, as novas tecnologias e a diminuição dos custos ajudaram a atrair essa nova clientela.
Crianças e adolescentes ainda são maioria, mas muitos não fizeram o tratamento na infância por falta de dinheiro, de informação e até de profissionais especializados.
Atualmente os adultos representam quase metade do atendimento feito nos consultórios.


Chupetas e dentes...

O uso prolongado de chupeta pode causar deformações na face e na boca dos bebês, afetando também a língua e o desenvolvimento muscular, podendo também interferir no desenvolvimento da fala causando dificuldades na pronuncia de alguns fonemas.
Outro problema relacionado a chupetas é o aumento no número de infecções, uma vez que a chupeta normalmente cai em vários lugares diferentes e o bebê volta a colocá-la na boca.
O ideal é que as crianças larguem as chupetas até 1 ano de idade, a partir dos 3 anos as conseqüências podem ser mais graves já que até esta idade a “flacidez” do organismo da criança faz com que os dentes em má formação voltem ao normal.
Tirar uma chupeta de uma criança pode ser mais difícil que tirar um cigarro de um adulto, o segredo é ir devagar, com amor, com muitas explicações e sem pressionar.

O implante causa mau hálito? Ele altera o paladar?

O implante não causa mau hálito e muito menos interfere no paladar da pessoa. O mau hálito é decorrente de vários outros fatores, como má digestão, doenças periodontais, problemas gástricos ou ainda, a falta de uma higienização bucal correta.


Para ler matéria anterior, clique aqui.