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INVERNO 2007 - BALANÇO SÃO PAULO FASHION WEEK
Cynthia Costa Pires
- Consultora de Imagem e Produtora de Moda - Fashion Institute of Technology - NYC - USA
- Consultora de Moda - Centro de Educação em Moda - SENAC - São Paulo
- Personal Stylist - Curso Livre/Especialização - Rio de Janeiro - Belo Horizonte
- Etiqueta Empresarial - IETUR - Rio de Janeiro
www.cynthiapersonalstylist.com.br
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Publicado em 06/02/07
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Malas refeitas, caminho de casa, dever prazerosamente cumprido... não houve grandes novidades no SPFW Inverno 2007.
Na verdade, a moda como visão global, passa por um momento de poucas inovações, sem algo que arrebate corações.
Como já mencionei, é muito difícil ficar INVENTANDO moda. Vejo-a como algo helicoidal com releituras que passam de ótimas a terríveis.
Como o prazer nunca acaba as correntes mais importantes e mesmo nomes ainda desconhecidos que têm mostrado excelentes performances, vão renovando os lançamentos, a cada estação, na base da repaginação, sem grandes revoluções.
Um voto de louvor à indústria têxtil brasileira composta por gente batalhadora, esforçada, trabalhadora, que não perde o pique, não se abate que busca forças no ideal e no cérebro, apesar das adversidades econômicas internas e da "invasão" chinesa, no momento, impossível de ser neutralizada.
DECIFRANDO UM DESFILE - (FINAL)
A moda é um negócio e precisa faturar.
Como conceito a moda é história e comportamento.
Como também é indústria, um segmento da economia, precisa gerar lucros para empresários, investidores e toda uma cadeia de pessoas envolvidas.
Qualquer coleção efetivada precisa ser vendável e economicamente viável.
Para que um desfile de coleção aconteça, há necessidade de investimento prévio onde estão envolvidas muitas e altas transações comerciais e tudo necessita gerar retorno financeiro. Cada desfile é uma ferramenta estratégica para movimentar comercialmente a indústria do vestuário usando o glamour a serviço do lucro comercial.
Cada produção apresentada nas passarelas está ali mostrada para gerar desejo de compra por parte de lojistas que posteriormente estarão pondo-as nas vitrines com objetivo de despertar a outra ponta do desejo que é o consumidor final.
Celebridades são convidadas aos desfiles, fidalgamente recepcionadas, com cadeiras marcadas nas primeiras filas por serem formadoras de opinião e sugestionarem, mesmo que psicologicamente, as vendas. Haja vista a indústria de moda da televisão.
No entanto, o grande desafio do estilista não é mostrar um show "hollywoodiano", mas saber unir boas vendas à criação.
TENDÊNCIAS
" Cartela de cores:
- Preto em várias gamas de brilho, dos metálicos aos opacos chegando ao preto techno. Segundo a produtora de moda, Paula Lang, "Em tempos de crise qualquer roupa fica bacana e elegante em preto. Mas cuidado: o que se viu para o inverno 2007 não é aquele pretinho básico que a gente já tem no guarda-roupa. As roupas ganharam mais volume numa regra simples, quando a silhueta é seca embaixo, ganha mais volume na parte de cima e vice versa".
Já segundo a consultora, Glória Kalil o preto é o mesmo preto: "Eu não vi nenhuma novidade no preto. Ele seria uma escolha natural dentro do revival dos anos 80, já que o verão veio muito estampado. Este brilho do vinil é basicamente isso, este retorno. O que posso apontar como novo é que o preto não quer ficar sozinho como no passado. Hoje ele aceita a companhia de outras cores".
- Cinza do mais claro ao chumbo.
- Branco
- Bege
- Marrom
- Dourado
" Cetim e cirê
" Verniz, vinil e couros pretos numa referência aos anos 80.
" Túnicas com mangas morcego, 80's
" Tricôs pesados, maxi-pull
" Vestidos em "A" com caimento que valoriza as formas femininas, abraçando e valorizando quadris.
" Golas volumosas presas ou sobrepostas fazendo belos efeitos de panejamento.
" Tubinhos com ou sem cintura marcada em viscolycra ou malha fria.
" Pantalonas em malha ou jeans
" Parkas
" Vestidos chemise objeto de maior desejo em toda apresentação
" Legging
" Máxi bolsas para mulheres terem espaço para por seu mundo ali dentro
" Meia calça opaca ou em lurex
" Botas de salto e cano alto e ankle boots.
" Pequenas pelerines e capinhas. (Não confundir com os boleros do inverno passado)
" Tranças
" Zíperes em profusão para mil e uma utilidades, abrindo, fechando, enfeitando.
Reinaldo Lourenço - SPFW 2007
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"USA Jeans Wear lançamento inverno 2004"
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Em março de 2004, na "Minas Gerais FW", a confecção de jeans de Belo Horizonte, USA Jeans Wear, mostrou uma coleção toda baseada em acabamento único, ímpar, especial utilizando profusão de zíperes, estrategicamente colocados. Foi um show de know how, qualidade e beleza. Veja e compare.
A moda é mesmo, helicoidal e a mineira USA Jeans Wear nada deixa a dever ao grande Reinaldo Lourenço que também lotou de zíperes sua coleção para o próximo inverno.
A moda é oferta e estilo é escolha.
Sinta-se à vontade para transar seu look. Dê satisfação apenas a seu espelho. Confie nele.
Se entender que nada do que foi apresentado a fez sentir-se altamente tentada, mantenha seu estilo e mostre atitude: ouse sem medo de errar!
Beijos e até o SPFW.
Cynthia
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