URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 
Seções » Especial

Ipem fiscaliza comercialização de pneus reformados

Publicado em 04/12/08

Desde junho de 2007, todos os pneus reformados e comercializados no país devem apresentar o selo de identificação da conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). No Estado, o Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais (Ipem/MG), por intermédio da Diretoria da Qualidade de Bens e Produtos, é responsável pela fiscalização.

Recapagem, Recauchutagem e Remoldagem são tipos de reforma de pneus, que estão sujeitos ao Programa de Avaliação da Conformidade do Inmetro. O objetivo é atestar que os pneus, destinados a automóveis, camionetas e caminhonetes, atendam a requisitos mínimos de segurança.

O Ipem/MG orienta os consumidores sobre a importância de reaproveitar os pneus, levando em consideração a preservação do meio ambiente.

Reaproveitamento

Segundo a Associação Mineira de Reformadora de Pneus (Amirp), o Brasil representa o segundo mercado mundial nesse segmento, atrás apenas dos Estados Unidos. No país, existem 1603 reformadoras de pneus e 18 fábricas de borrachas para reforma de pneus.

Ainda de acordo com a Associação, os pneus reformados possuem um custo 75% menor para o consumidor e têm um rendimento quilométrico semelhante ao novo. São de muita valia para o meio ambiente, pois com o prolongamento da vida útil, os pneus não são descartados.

As reformadoras de pneus devem ser registradas junto ao Inmetro, que analisam toda a documentação da empresa, infra-estrutura da unidade, identificam amostras de pneus reformados e realizam testes –resistência dos pneus – em laboratórios acreditados pelo Instituto.

Ao comprar um pneu reformado, o consumidor deve observar se ele ostenta o selo de identificação da conformidade do Inmetro, além de observar o tipo adequado para seu veículo. Caso encontre pneus comercializados sem o selo, as denúncias podem ser realizadas na Ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800 335335 ou e-mail [email protected]

Fonte: AG Minas


Leia + Especial