URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 
Seções » Especial

ALIMENTOS FUNCIONAIS: DRA. UVA
Publicado em 07/01/07

Por Patricia Ritschel*

Alimentação e saúde

Estudos confirmando o papel benéfico do consumo de frutas e hortaliças na prevenção de doenças relacionadas com estresse oxidativo têm apoiado a disseminação do conceito de alimentos funcionais. Este conceito originou-se no Japão e mais recentemente vem sendo reconhecido pelo mundo ocidental. Não existe ainda uma definição universalmente aceita do que seja um alimento funcional. A idéia é que os alimentos e seus componentes tem a capacidade de afetar as funções corporais, podendo auxiliar o bem-estar e a saúde e contribuir para reduzir o risco de algumas doenças.

Dra. Uva

Dentre as frutas consideradas como alimentos funcionais, as uvas e seus derivados aparecem sempre em posição de destaque. O papel benéfico do seu consumo de tem sido bastante associado à atividade antioxidante dos constituintes fenólicos presentes nestes alimentos.

Os compostos fenólicos podem ser pigmentos, que dão a aparência colorida aos alimentos, ou produtos do metabolismo secundário, normalmente derivados de reações de defesa das plantas contra agressões do ambiente, como o ataque de um microrganismo. Esta classe de compostos é abundante na natureza, apresenta uma grande diversidade e é subdividida em ácidos polifenólicos, flavonóides, estilbenos (dentre eles, o resveratrol) e lignanas. Os flavonóides são o grupo mais complexo, incluindo, dentre outras, substâncias como catequinas e antocianinas.

De maneira geral, a ação benéfica dos compostos fenólicos na saúde humana está relacionada com a sua atividade antiinflamatória e com a atividade que impede, não só a aglomeração das plaquetas sanguíneas, mas também a ação de radicais livres no organismo. Protegem moléculas como o DNA, abortando assim alguns processos carcinogênicos.

As uvas são ricas em vários tipos destes compostos fenólicos, como os flavonóides, que apresentam efeito antioxidante e agem sobre a formação de radicais livres e diminuindo os níveis de LDL-colesterol. A catequina encontrada nas uvas e também em outras frutas, apresenta ação relacionada com a estimulação do sistema imunológico, com a redução do risco de doenças cardiovasculares e também com a diminuição da incidência de câncer do intestino. Uvas com bagas coloridas também são ricas em pigmentos denominados de antocianinas, cuja atividade também está relacionada com a prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Uvas e seus derivados também são uma importante fonte de resveratrol, composto que vem sendo associado a uma função cardiovascular saudável, ajudando a proteger contra doenças do coração. O resveratrol também vem sendo relacionado com a inibição da carcinogênese.

Atenção: Alimentos funcionais e não alimentos mágicos
A qualidade de vida está ligada não somente ao tipo de alimento ingerido, mas também ao estilo de vida, à hereditariedade e ao meio ambiente. Assim, embora o consumo dos alimentos funcionais esteja sendo cada vez mais associado à melhoria da qualidade de vida e com a prevenção de algumas doenças, o consumidor deve estar consciente de que estes produtos não podem ser confundidos com alimentos mágicos e muito menos com medicamentos tradicionais, conforme ressaltado pelo Dr. Anjo, em seu artigo "Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular", publicado no Jornal Vascular Brasileiro.

Para aqueles que desejam se informar mais sobre as propriedades dos alimentos funcionais recomenda-se a leitura dos textos listados a seguir.

Leitura recomendada

GAZZONI, D. L. Alimentos funcionais. Disponível em: http://www.gazzoni.pop.com.br/alimentos_funcionais.htm. Acesso em: 16 out. 2006.
ANJO, D.F.C. Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular. Jornal Vascular Brasileiro, v. 3, p.145-154, 2004.
SGARBIERI, V. A.; PACHECO, M. T. B. Revisão: Alimentos Funcionais Fisiológicos. Brazlian Journal of Food Technology., v. 2, n. 1,2, p. 7-19, 1999.
SOUZA FILHO, J. M. de; MANFRÓI, V. (Org.). Vinho e saúde: vinho como alimento natural. Bento Gonçalves: IBRAVIN, 2005. 111 p. Trabalhos apresentados no I Simpósio Internacional Vinho e Saúde

* Eng. Agrônoma, Doutora, Pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho, Bento Gonçalves, RS
Fonte: SEGS


Leia + Especial