URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 
Seções » Especial

Escritora de Uberaba é destaque no Congresso Amor-Exigente com palestra "Acordando para a Vida"
Publicado em 14/07/07

Eliana Barbosa conquistou o público ao falar da importância de se manter o equilíbrio de emoções

Representando a cidade de Uberaba, a escritora e conferencista Eliana Barbosa abriu o ciclo de palestras do terceiro dia do 8º Congresso Nacional Amor-Exigente, neste sábado (14), no Centro de Eventos da ABCZ. Com o tema "Acordando para a vida", Eliana instigou o público com diversas questões que fazem parte do nosso dia-a-dia. Ao falar sobre as diferenças de comportamento, a palestrante dividiu as pessoas em três categorias: visual, auditiva e cinestésico. "Cada uma tem características predominantes e é preciso conhecê-las para saber lidar com todas as pessoas", resumiu. Segundo Eliana, as visuais são ligadas a tudo que se pode vê, a informação deve ser passada preferencialmente através da visão, como por exemplo com bilhetes. Já as pessoas auditivas, gostam de falar, são de fácil diálogo. Por último, os cinestésicos precisam do contato, de muitos abraços, se identificam com cheiros e normalmente gostam de conforto. "Não é erro de ninguém, são apenas características", explicou. De acordo com ela, algumas pessoas conseguem manter um equilíbrio destas características. "O educador, por exemplo, para buscar sua excelência, deve ser um poliglota falando uma língua só", destacou.

Em outro momento, a escritora instigou o público com questões como "Porque somos amáveis com os outros e não somos com os nossos familiares?", ao citar exemplos do dia-a-dia em que muitas vezes não temos paciência com a família, mas temos com pessoas de pouco convívio. "Se você é amável, isso volta para você". No momento de enfrentar uma crise, ela aconselhou: "O problema na sua vida só vai te quebrar se você quiser. Por isso, seja flexível". Por último, Eliana Barbosa falou da importância de afastar as emoções negativas, como 'chorar o leite derramado' e 'viver com culpa', e buscar o equilíbrio das emoções, através da prática de exercícios e de manter a tranqüilidade, por exemplo. A congressista Clarice Bortolli, de Américo Brasiliense, interior de São Paulo, elogiou o trabalho apresentado por Eliana. "A partir de agora vou pensar mais em mim", disse.

A programação de sábado ainda contou com palestra da presidente da Federação Brasileira de Amor-Exigente, Mara Sílvia Carvalho Menezes, com o tema "Febrae: cada vez melhor", onde, além de apresentar toda a diretoria executiva da entidade ao público, também falou do funcionamento da federação. No período da tarde, os participantes acompanharam palestras com o diretor de Programas de Combate ao Crime do Departamento de Estado Americano, Thomas Browne, além de Liane Castrillon, com o tema "Tróia é aqui", e Carlos César Arcolino.

Encerramento - Neste domingo (15), último dia de congresso, a programação inclui palestras com o voluntário do Amor-Exigente, Neube José Brigagão, e ainda com Maria Tereza Maldonado, com o tema "O bom conflito". O encerramento será com uma solenidade ecumênica, presidida por Padre Haroldo Joseph Hahm, um dos patronos do evento.

O 8º Congresso Nacional Amor-Exigente tem o apoio da Prefeitura, Câmara Municipal, Governo do Estado, através da Secretaria Estadual Antidrogas, e ainda da ABCZ e Jornal de Uberaba.



Leia + Especial