URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 
Seções » Especial

Congresso do Amor-Exigente traz representantes de 20 estados a Uberaba
Publicado em 11/07/07

Ao todo 1.300 congressistas, de 200 municípios diferentes, estarão na cidade até o próximo domingo. Secretário Nacional Antidrogas participa da abertura nesta quinta.

Começa hoje (quinta-feira) em Uberaba, a oitava edição do Congresso Nacional Amor-Exigente, evento que vai reunir até o próximo domingo (dia 15), os mais renomados palestrantes e estudiosos que abordarão temas referentes à prevenção, orientação e recuperação de fármaco dependentes e comportamentos indesejados. A abertura do Congresso está programada para às 19h, no Centro de Eventos da ABCZ, e terá a presença do Secretário Nacional Antidrogas, Paulo Roberto Uchoa.

Organizado pelo Amor-Exigente, uma associação voluntária de pais, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, que atua junto às famílias no processo de combate às drogas, o Congresso Nacional vai reunir 1.300 pessoas, vindas de 200 municípios diferentes. Ao todo, 20 estados brasileiros estarão representados no Congresso, além de outros países, como Argentina e Uruguai. Dos Estados Unidos estará presente o diretor dos Programas de Combate ao Crime do Departamento de Estado Americano, localizado em Washington, Thomas Browne. Convidado pelo coordenador regional do Amor-Exigente, Onofre Fidelis, o americano Browne quer aproveitar a oportunidade para conhecer a experiência de programas brasileiros no combate e prevenção às drogas.

Na programação de palestras, que começa na sexta-feira (13) e vai até domingo (15), destaque para a participação do psiquiatra e renomado escritor, Içami Tiba. Com 16 livros publicados, Tiba é autor do best-seller "Quem ama, educa!" e no evento vai abordar tema de uma recente obra sua, "Juventude e Drogas: Anjos Caídos".

Outros destaques são o filósofo Mário Sérgio Cortella, o antropólogo Luiz Almeida Marins Filho, além de Dra. Regina Maria Miki, Dr. Ronaldo Laranjeira, Dr. Fahim Sawan, Dr. Luiz Carlos Magno, a presidente da Febrae (Federação Brasileira de Amor-Exigente), Mara Menezes, Liane Castrillon, Eliana Barbosa, entre outros.

As inscrições para o 8° Congresso Nacional Amor-Exigente estão esgotadas. Além das palestras, os participantes assistirão a apresentações culturais. O evento tem o apoio da Prefeitura, Câmara Municipal, Jornal de Uberaba e ABCZ.

AMOR-EXIGENTE

Por volta dos anos 70, surgia, nos Estados Unidos, um movimento liderado por David e Phyllis York, um casal de americanos com três filhas, todas envolvidas com drogas.

O movimento era, de certa forma, uma reação dos pais contra a linha extremista de liberdade e exageros dos adolescentes. A iniciativa rapidamente se fortaleceu e rompeu as fronteiras americanas. Assim nasceu o Amor-Exigente.

No Brasil a proposta do AE chegou nos anos 80 e foi logo adotada por Padre Haroldo J. Rahm, em uma Comunidade Terapêutica para recuperação de dependentes de álcool e outras drogas. Mara Silvia Carvalho de Menezes, à frente do movimento desde 1987, adaptou o Amor-Exigente ao contexto brasileiro. Em Uberaba, a ONG existe há 10 anos e já prestou atendimento a mais de 11 mil famílias.

A proposta do AE é facilitar mudanças de comportamento na família e na sociedade através da prevenção e solução de problemas de relacionamentos pessoais, promovendo a reorganização familiar. O AE é uma associação voluntária de pais, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos que funciona através de grupos regionais espalhados pelo país, prontos para cuidar das famílias que se propõem a serem ajudadas.

Juliana Fidelis


Leia + Especial