URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de Beleza

Cuidados no verão

Fonte: Dra. Adriana Ritti e
Dra. Maria Augusta Torres
Publicado em 02/01/06

Chegou o verão, época de férias, quando as pessoas procuram o contato maior com a natureza: praias, clubes, piscinas, campos, montanhas ...

O Brasil situa-se geograficamente numa área de clima tropical, com um litoral maravilhoso, que faz com que as pessoas queiram aproveitar essas belezas naturais.

A presença do sol estimula o uso de roupas mais frescas, leves e com isso o corpo fica mais à mostra. O bronzeado é associado freqüentemente à beleza e em busca dessa cor dourada muitos acabam agredindo a sua pele.

Desde a infância até a idade adulta os efeitos maléficos do sol vão se acumulando. A longo prazo aparecem manchas, rugas , sardas, diminuição da elasticidade, levando ao envelhecimento precoce e aos cânceres de pele. É importante aproveitar os momentos felizes com os amigos, parentes, etc. Mas não podemos pensar só no presente, é preciso conhecer um conjunto de medidas preventivas para evitar os efeitos nocivos do sol.

O sol
A luz do sol promove síntese de Vitamina D necessária para fortalecer os ossos e evitar o raquitismo.

Radiação: A luz solar que atinge a Terra emite radiações ultravioletas que penetram na pele. Essa radiação é conhecida como Radiação Ultravioleta A (UVA) e Ultravioleta B (UVB).

Quanto maior a altitude em relação ao nível do mar mais intensa é a radiação UV. Estas radiações causam reações na pele imediatas e tardias. As imediatas são vermelhidão, alergia e o bronzeado. As tardias ocorrem pelo efeito cumulativo da radiação solar durante toda a vida, levando ao envelhecimento e a alterações nas células da pele que provocam o câncer de pele.

Radiação UVA
" Presente o dia inteiro sem horários específicos
" É constante em todo o ano, em todas as estações
" Não é mais forte entre 10 e 16 horas
" Penetra profundamente na pele. Com isso causa: envelhecimento (rompem as fibras de colágeno e elásticas), alergia solar e câncer de Pele
" Não causa vermelhidão na pele. Por isso existe a preocupação com o tempo nublado, que mantém esta radiação constante sem que seja sentida na pele.
" Induz ao bronzeamento
" Presente nas câmaras de bronzeamento
" A dose nas câmaras pode ser muito superior a radiação proveniente do sol
" Os médicos desaconselham a utilização pelo risco de lesão nas células da pele

Radiação UVB
" Maior incidência no verão, especialmente entre 10 e 16 horas
" Atinge a camada superficial da pele
" Causa vermelhidão (queimaduras solares)
" Principal responsável pelo câncer de pele

A pele apresenta uma célula chamada melanócito, responsável pela produção de melanina que é um pigmento que dá cor a pele. O número de melanócitos na espécie humana é o mesmo, o que faz a diferença na cor da pele entre negros, mulatos e brancos é a melanina ser mais ou menos ativa.

A melanina absorve os raios ultravioletas. O melanócito da pele produz mais melanina quando nos expomos ao sol, por isso ficamos bronzeados.

Informações
" Os mais branquinhos, louros, de olhos claros e sardas tem a pele mais sensível ao sol
" As pessoas que não tem costume de se expor ao sol são as maiores vítimas das queimaduras solares e desenvolvem mais câncer (mesmo as mais morenas)
" Pessoas que se expõem diariamente ao sol como trabalhadores rurais, operários, carteiros, etc, tem risco aumentado de lesões nas células da pele devido ao tempo prolongado de exposição
" Crianças se expõem três vezes mais ao sol do que adultos. As crianças deveriam ser orientadas pelos adultos como se proteger do sol, mas os próprios adultos tem dificuldade de acreditar nos efeitos agressivos do sol.
" Até aos 18 anos a pessoa já tomou, em média, 50 % do sol que tomará durante toda a sua vida
" Os jovens e crianças de hoje tem que se proteger do sol, pois, o número de casos de câncer de pele tem aumentado a cada ano. É a melhor forma de evitar os cânceres de pele no futuro

Medidas Preventivas
1) Filtro Solar

- O Filtro Solar tem um número que determina o seu fator de proteção solar (FPS). É importante que ele seja de amplo espectro e que proteja contra as radiações UVA e UVB. O fator mínimo que se deve usar é o 15.
- Em peles mistas ou oleosas utilizar as fórmulas oil free com textura gel ou loção para evitar a formação de acne.
- Para peles normais e secas usar formulações em creme. A sua aplicação deve ser feita 30 minutos antes da exposição solar e ser repetida a cada 2 horas ou sempre após cada mergulho ou sudorese intensa.
- Utilizar produtos resistentes à água. Aplicar o produto no corpo, rosto, orelhas, pescoço, nuca e peito do pé. Devem ser usados protetores para os lábios evitando assim o ressecamento e o aparecimento do herpes, queimaduras ou fissuras.
- Os cabelos quando expostos ao sol tornam-se ressecados por perda da proteína (queratina). Devem ser protegidos com filtros solares para cabelos somente nos fios e não nas raízes.

2) Uso de chapéus com abas largas.

3)Óculos de boa qualidade com lentes que filtram os raios solares.
- Evitar comprá-los quando estiverem expostos ao sol pois a curvatura das lentes fica modificada.

4) Evitar o horário de 10 às 16 horas pela grande incidência de raios UVB.

Cuidados
Ingerir líquidos para manter-se hidratado

Banhos mornos com sabonete glicerinado

Utilizar hidratantes corporais a base de azuleno, aloe vera, calêndula, camomila,vitamina C, óleo de uvas, maracujá, etc.

Alimentação a base de vegetais ricos em vitamina C (acerola, laranja, limão, kiwi),vitamina E (brócolis, espinafre, cereais integrais) e betacaroteno (cenoura, beterraba e abóbora ); carnes magras.

Utilize essas informações durante as férias, descanse e aproveite o verão. Não deixe o sol se transformar de amigo a vilão !


Leia outras Dicas de Beleza