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Seções » Dicas de Beleza

A CULTURA DO PERFUME
Parte-II

Por Geraldo de Melo
e-mail:
Publicado em 31/01/07

A Essenza Reale trabalha com 28 inspirações olfativas. E o que isso significa? Que cada perfume da Essenza Reale é capaz de despertar lembrança difícil de reviver.

Além de despertar emoções adormecidas, os perfumes da Essenza Reale buscam o equilíbrio e a harmonia dos consumidores, que encontram em nossas essências, benefícios diversos.

-FIXAÇÃO:

"Quantas horas este perfume dura na pele?"
Esta pergunta é muito comum, mas nunca defina tempo ao cliente, pois cada pele é única, absorve o perfume de forma diferente, não apenas na fixação, quanto ao próprio aroma.
É muito comum, por exemplo, um determinado perfume ficar excelente na pele de uma pessoa e o mesmo perfume não ficar tão bom na pele de outra pessoa. Isto ocorre porque cada pele tem seu próprio cheiro.

O que define a fixação de um perfume?
São dois aspectos muito importantes:
O primeiro é a qualidade da essência utilizada. De nada adianta usar muita essência se esta mesma não tem qualidade.
O segundo aspecto é a concentração desta essência na formulação do produto acabado. Quanto mais concentrado maior será a fixação.

O que interfere no cheiro da pele?
A alimentação, medicamentos, pele seca ou oleosa. Peles oleosas, por exemplo, tendem a reter mais o perfume, enquanto peles mais secas exalam o perfume com mais rapidez.

Assim, quando um cliente perguntar quantas horas exatas o perfume vai ficar em sua pele, limite-se a responder que o mesmo tempo que um perfume importado de qualidade, 6, 8, 10, 12 ou mais horas, depende de sua pele.

- SATURAÇÃO OLFATIVA

Todos nós, mortais, levamos informações das mais diversas para nossos cérebros e a repetição da mesma informação nem sempre é assimilada da mesma forma, como se houvesse um "desligamento" inconsciente desta informação. Assim também acontece com o cheiro.

O primeiro impacto quando entramos na Marginal de um rio poluído ou em um ambiente qualquer com um cheiro forte é sentir a primeira inalada bem mais forte do que as demais, quando já nos acostumamos com determinado aroma, seja ele bom ou ruim.

Com o perfume não poderia ser diferente. Experimente colocar um perfume pela manhã. No meio do dia, talvez seu olfato já esteja saturado, de tanto receber aquela mesma informação e simplesmente não a passará mais para o cérebro. Assim pode até dar a impressão que o perfume não está mais lá.

MODA

Obedientes aos padrões de comportamento vigentes, o perfume e a roupa juntos, configuram as noções de elegância ao longo do tempo e constituem a expressão dos gostos de cada época. O perfume faz parte da moda. Ambos envolvem todo um conceito, evidenciam um estilo de vida e estimula a fantasia.

A Essenza Reale segue temas que estão na moda para elaborar seus perfumes. Assim, a empresa inspira-se em fragrâncias mundialmente famosas para oferecer ao consumidor, a democratização da perfumaria, com preços mais acessíveis.

CAPTAÇÃO NATURAL

A extração natural de odores, ou head space, é um processo utilizado para a pesquisa de novas fragrâncias, com o intuito de complementar a gama de matérias-primas já utilizadas pelos perfumistas. O processo envolve a captação e a reconstrução sintética de aromas obtidos diretamente de plantas vivas.

É um processo ecologicamente correto, pois não precisa mais extrair milhares de plantas para a elaboração de um aroma.

É utilizado um frasco de vidro em forma de sino com a flor voltada para baixo para envolver a flor da qual se deseja obter o odor nas condições naturais. Em seguida, uma corrente de ar contínua leva a composição aromática exalada pela planta para dentro do vidro contendo resina de silicone. Isto gera uma absorção das moléculas que são fixadas no vidro.
Os óleos essenciais retirados vão para o laboratório para que sejam identificadas cada uma das substâncias do aroma em frações separadas, elucidando a estrutura química de cada um dos elementos. Com esse conhecimento, os químicos passam ao trabalho de reproduzir sinteticamente as substâncias de interesse.

FAMÍLIAS OLFATIVAS

Conceitos subjetivos podem definir uma fragrância como doce, amarga, seca, romântica, fresca, forte, intensa etc, mas critérios internacionais foram estabelecidos pelos grandes fabricantes de essências, adaptados a características particulares e até mesmo culturais de diferentes países.

No Brasil, por exemplo, a lavanda, caracterizada em outros paises como uma direção olfativa masculina, ocupa respeitável espaço dentro da classificação olfativa feminina.

Cada família olfativa tem sua característica própria e cada perfume é composto pela combinação de diferentes famílias olfativas.

Famílias predominantemente femininas:
Floral, lavanda, frutal, floral doce, floral fresco, oriental.

Famílias predominantemente masculinas:
Fougére, (baseada em lavandas e notas de musgo), Chipre (combinação de notas cítricas com couro), couro, amadeirada, cítrico e também oriental.

Quem gosta de doce quando criança provavelmente continua gostando até o fim da vida, embora experimente diferentes sabores.

Com o perfume é a mesma coisa: quem prefere os florais tende a gostar deles para sempre, embora experimente diferentes aromas.

Escolher um perfume é como escolher uma roupa: depende da personalidade, do estilo pessoal, da fase da vida e do estado de espírito. O perfume deve harmonizar-se com o usuário, incorporar-se à ele, somar qualidade às que ele já tem.

A moda às vezes elege uma fragrância predominante, mas a escolha deve ser independente. Algumas dicas podem ajudar na hora da compra:

DICAS:

* Nunca compre um perfume com base no cheiro que ele tem em outra pessoa, pois como vimos, o perfil genético, os hábitos alimentares, o grau de transpiração e até o temperamento de cada um afetam o aroma do produto.

* Teste o perfume na própria pele. As condições de saúde também interferem: doenças afetam a química do corpo.

* Perfumes duram mais em pontos onde a circulação sanguínea é mais intensa, incluindo umbigo, nuca ou atrás dos joelhos, além, claro, dos pulsos.

* Para sentir o resultado completo de um perfume é preciso aguardar pelo ou menos uma hora, permitindo o desenvolvimento das três fases da difusão da fragrância - notas de cabeça, ou saída, notas de corpo ou coração e notas de fundo. As notas de cabeça ou saída são a primeira impressão do perfume, duram por volta de 15 minutos. As notas de corpo ou coração são liberadas a partir do aquecimento da pele e duram 40 minutos, pois em seguida vêm as notas de fundo, mais tardias e persistentes.

Perfumes não devem ser mantidos ao abrigo de luz, umidade e calor, pois se alteram quando expostos a esses agentes. Assim, o pior lugar para guardar o perfume é o banheiro.

Sem contato com o ar um frasco de perfume pode durar anos.

Jamais use um perfume antes da exposição ao Sol, pois trata-se de um produto químico que pode agir como sensibilizante e provocar manchas na pele.


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