INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 21/02 – Processo Seletivo – Projeto Música Independente


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 17 de fevereiro de 2014 e está arquivada em Variedades.


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Programa de Soluções Estratégicas para o Segmento da Música

Processo Seletivo

 1 – Objetivo:

Capacitar artistas, produtores e gestores de empresas do setor musical, de modo a torná-los aptos a enfrentar as adversidades características do universo da música, a encontrar soluções e a desenvolver a carreira de maneira sustentável. Desenvolver as habilidades em gestão dos negócios, com a elaboração de um plano de ação para cada uma das 15 empresas participantes.

2 – Público Alvo:

Artistas (músicos), bandas ou grupos musicais de Belo Horizonte e Região Metropolitana, acompanhados de seus produtores e/ou gestores.

3 – Número de vagas:

Serão selecionadas 15 carreiras (artistas, bandas ou grupos), sendo dois representantes de cada carreira (artista e produtor ou gestor). Serão, portanto, 30 participantes.

4 – Agenda de Atividades:

As atividades do Programa de Soluções Estratégicas para o Segmento da Música ocorrerão conforme cronograma em anexo. O início das atividades ocorrerão com os 30 participantes e ao longo do programa, a turma será dividida em três blocos. Tudo isto será orientado ao longo do programa.

5 – Processo seletivo:

Período de inscrição: Até 21 de fevereiro de 2014, sexta-feira, (21/02/2014), às 17 horas. 

5.1 – Pré-seleção:

Os candidatos deverão encaminhar ao SEBRAE os seguintes itens:

- ficha de inscrição com todos os campos preenchidos, impressa e assinada pelo artista e seu produtor ou, no caso de banda ou grupo, por todos os integrantes (ficha em anexo);

- portfólio ou presentation;

release sobre a carreira;

- material gráfico em geral;

- cópias de matérias publicadas na imprensa;

- material fonográfico comercializável ou demo: EP, CD, DVD, LP etc.

O material deve ser entregue em envelope fechado na portaria da Casa da Economia Criativa do SEBRAE-MG, Rua Santa Rita Durão, número 1.275, Circuito Cultural Praça da Liberdade, durante o período de inscrição. O envelope deve conter os seguintes dizeres:

“Programa de Soluções Estratégicas para o Segmento da Música SEBRAE-MG

Nome do Candidato (Artista, banda ou grupo musical)”

Obs.: Não deve ser enviado nenhum material por e-mail. Só serão considerados inscritos os envelopes entregues na portaria da Casa da Economia Criativa do SEBRAE dentro do prazo de inscrição, com a documentação do item 5.1.

Todo o material enviado para o processo de seleção será devolvido.

Tais informações serão utilizadas na pré-seleção dos candidatos para a fase seguinte, isto é, para a entrevista de seleção. Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados com data e hora previamente marcadas pela equipe do SEBRAE MG, que entrará em contato por telefone e/ou e-mail.

5.2 – Entrevista de seleção:

As entrevistas serão realizadas a partir do dia 24/02/2014, com duração de 40 minutos por carreira. Os candidatos deverão estar no local até 15 minutos antes do horário agendado.

Para a entrevista, deverão estar presentes o artista e o produtor ou gestor e, em caso de banda ou grupo, todos os músicos e o produtor ou gestor.

Local: Casa da Economia Criativa – Rua Santa Rita Durão, 1.275, Circuito Cultural Praça da Liberdade, Belo Horizonte.

6 – Critérios para participação no Programa:

  1. Os artistas, bandas ou grupos participantes deverão trabalhar com música independente e autoral.
  2. Serão selecionadas apenas carreiras que estejam ativas e regulares, com perspectivas de crescimento.
  3. Os artistas, bandas ou grupos deverão ter a música como principal foco de interesse profissional.
  4. Os participantes deverão ter, preferencialmente, experiência mínima de 2 anos na área musical, comprovada por meio de matérias de jornal e peças gráficas.
  5. Os participantes deverão ser domiciliados em Belo Horizonte e Região Metropolitana.
  6. As bandas e grupos deverão comprovar o interesse de todos os integrantes no trabalho de planejamento.
  7. Os selecionados deverão designar dois integrantes para participar de todas as etapas do programa, sendo um artista e um produtor ou gestor.
  8. Os representantes dos artistas, bandas ou grupos que participarão dos trabalhos de instrutoria e consultoria deverão ter idade mínima de 18 anos.
  9. Não poderão ser selecionados artistas, bandas ou grupos cujo trabalho musical tenha conotação religiosa.

7 – Implementação do Programa:

     1ª Etapa: Curso Nosso Negócio é Música

Nivelamento dos conhecimentos dos participantes, com o oferecimento de referências básicas sobre produção e gestão cultural. Abordagem e discussão de diversos conteúdos, tais como:

- o contexto cultural brasileiro;

- o perfil e as funções do produtor e do gestor cultural;

- as relações entre o produtor/gestor e os artistas;

- as relações entre o produtor/gestor e o Poder Público;

- as relações entre o produtor/gestor e o público;

- as relações entre o produtor/gestor e a iniciativa privada;

- fontes de financiamento a projetos culturais;

- etapas de uma produção: pré-produção, produção e pós-produção.

2ª Etapa: Aplicação de planejamento estratégico ao universo cultural

  • ·          Exposição sobre planejamento estratégico e detalhamento de suas etapas.
  • ·          Realização de 1 seminário de 4 horas para discussão do contexto cultural brasileiro, com a identificação de oportunidades e ameaças para o setor musical.
  • ·          Realização de exercício coletivo para a definição de itens como negóciomissãoprincípios e visão de cada um dos artistas e grupos participantes.
  • ·          Exposição sobre o conceito de stakeholders.
  • ·          Discussão da necessidade de estabelecimento de relações harmônicas com cada stakeholder.
  • ·          Realização de exercício coletivo sobre stakeholders:

- identificação dos públicos de interesse de cada um dos artistas e grupos participantes;

- levantamento das expectativas de cada público em relação ao trabalho dos artistas e grupos participantes;

- listagem das ações que vêm sendo desenvolvidas ou não para atendimento das demandas de cada um dos stakeholders;

- avaliação das ações listadas na etapa anterior, para fechamento do diagnóstico.

  • ·          Realização de 1 seminário de 4 horas para discussão da divulgação e da distribuição na área da música.
  • ·          Orientação para a montagem de planos de ação para cada um dos artistas e grupos participantes:

- proposição de ações corretivas para cada ponto avaliado como insatisfatório durante o exercício dos stakeholders;

- montagem de cronogramas anuais de trabalho;

- estabelecimento de estratégias e priorização das ações a serem implementadas para a consolidação da carreira do artista ou grupo.

  • ·          Fechamento dos planos de ação.

Workshops

Os artistas ou grupos envolvidos deverão também encaminhar representante a três workshops:

  • ·          Divulgação e Redes Sociais
  • ·          Portfólios e Projetos de Captação
  • ·          Leis de Incentivo e Editais

8 – Resultados esperados:

1.     Elevação do patamar de competitividade das empresas perante o mercado nacional e internacional;

2.     Fortalecimento das empresas para que se tornem referências no setor da música;

3.     Ampliação da participação do grupo de empresas nos mercados nacional e internacional;

4.     Apuro da capacidade das empresas de criar e capturar valor no mercado onde estão posicionadas, tornando-se mais lucrativas.

 

9 – Investimento:

 

Valor total do Programa R$ 8.596,00 por carreira/empresa
Valor do subsídio do SEBRAE R$ 7.096,00 por carreira/empresa(incluindo dois participantes, infraestrutura, participação emworkshops e material didático) 82,6% de subsídio.
Investimento por carreira/empresa R$ 1.500,00 por carreira/empresa(valor a ser pago para o SEBRAE-MG)

(Incluindo dois participantes, infraestrutura, participação emworkshops e material didático).

Este valor será parcelado em 6 vezes.

  

Se sua carreira/empresa se enquadra nos critérios acima, e há interesse em participar do programa, preencha a ficha de inscrição que consta em anexo e siga as instruções contidas neste e-mail para encaminhamento da documentação à Casa da Economia Criativa do SEBRAE-MG. 

Informações:  / 3253-4724 

Início do curso: 10/03 

Obs.: Não deve ser enviado nenhum material por e-mail.


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