Seções
Serviços
Esta postagem foi publicada em 17 de fevereiro de 2014 e está arquivada em Variedades.
Programa de Soluções Estratégicas para o Segmento da Música
Processo Seletivo
1 – Objetivo:
Capacitar artistas, produtores e gestores de empresas do setor musical, de modo a torná-los aptos a enfrentar as adversidades características do universo da música, a encontrar soluções e a desenvolver a carreira de maneira sustentável. Desenvolver as habilidades em gestão dos negócios, com a elaboração de um plano de ação para cada uma das 15 empresas participantes.
2 – Público Alvo:
Artistas (músicos), bandas ou grupos musicais de Belo Horizonte e Região Metropolitana, acompanhados de seus produtores e/ou gestores.
3 – Número de vagas:
Serão selecionadas 15 carreiras (artistas, bandas ou grupos), sendo dois representantes de cada carreira (artista e produtor ou gestor). Serão, portanto, 30 participantes.
4 – Agenda de Atividades:
As atividades do Programa de Soluções Estratégicas para o Segmento da Música ocorrerão conforme cronograma em anexo. O início das atividades ocorrerão com os 30 participantes e ao longo do programa, a turma será dividida em três blocos. Tudo isto será orientado ao longo do programa.
5 – Processo seletivo:
Período de inscrição: Até 21 de fevereiro de 2014, sexta-feira, (21/02/2014), às 17 horas.
5.1 – Pré-seleção:
Os candidatos deverão encaminhar ao SEBRAE os seguintes itens:
- ficha de inscrição com todos os campos preenchidos, impressa e assinada pelo artista e seu produtor ou, no caso de banda ou grupo, por todos os integrantes (ficha em anexo);
- portfólio ou presentation;
- release sobre a carreira;
- material gráfico em geral;
- cópias de matérias publicadas na imprensa;
- material fonográfico comercializável ou demo: EP, CD, DVD, LP etc.
O material deve ser entregue em envelope fechado na portaria da Casa da Economia Criativa do SEBRAE-MG, Rua Santa Rita Durão, número 1.275, Circuito Cultural Praça da Liberdade, durante o período de inscrição. O envelope deve conter os seguintes dizeres:
“Programa de Soluções Estratégicas para o Segmento da Música SEBRAE-MG
Nome do Candidato (Artista, banda ou grupo musical)”
Obs.: Não deve ser enviado nenhum material por e-mail. Só serão considerados inscritos os envelopes entregues na portaria da Casa da Economia Criativa do SEBRAE dentro do prazo de inscrição, com a documentação do item 5.1.
Todo o material enviado para o processo de seleção será devolvido.
Tais informações serão utilizadas na pré-seleção dos candidatos para a fase seguinte, isto é, para a entrevista de seleção. Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados com data e hora previamente marcadas pela equipe do SEBRAE MG, que entrará em contato por telefone e/ou e-mail.
5.2 – Entrevista de seleção:
As entrevistas serão realizadas a partir do dia 24/02/2014, com duração de 40 minutos por carreira. Os candidatos deverão estar no local até 15 minutos antes do horário agendado.
Para a entrevista, deverão estar presentes o artista e o produtor ou gestor e, em caso de banda ou grupo, todos os músicos e o produtor ou gestor.
Local: Casa da Economia Criativa – Rua Santa Rita Durão, 1.275, Circuito Cultural Praça da Liberdade, Belo Horizonte.
6 – Critérios para participação no Programa:
7 – Implementação do Programa:
1ª Etapa: Curso Nosso Negócio é Música
Nivelamento dos conhecimentos dos participantes, com o oferecimento de referências básicas sobre produção e gestão cultural. Abordagem e discussão de diversos conteúdos, tais como:
- o contexto cultural brasileiro;
- o perfil e as funções do produtor e do gestor cultural;
- as relações entre o produtor/gestor e os artistas;
- as relações entre o produtor/gestor e o Poder Público;
- as relações entre o produtor/gestor e o público;
- as relações entre o produtor/gestor e a iniciativa privada;
- fontes de financiamento a projetos culturais;
- etapas de uma produção: pré-produção, produção e pós-produção.
2ª Etapa: Aplicação de planejamento estratégico ao universo cultural
- identificação dos públicos de interesse de cada um dos artistas e grupos participantes;
- levantamento das expectativas de cada público em relação ao trabalho dos artistas e grupos participantes;
- listagem das ações que vêm sendo desenvolvidas ou não para atendimento das demandas de cada um dos stakeholders;
- avaliação das ações listadas na etapa anterior, para fechamento do diagnóstico.
- proposição de ações corretivas para cada ponto avaliado como insatisfatório durante o exercício dos stakeholders;
- montagem de cronogramas anuais de trabalho;
- estabelecimento de estratégias e priorização das ações a serem implementadas para a consolidação da carreira do artista ou grupo.
Workshops
Os artistas ou grupos envolvidos deverão também encaminhar representante a três workshops:
8 – Resultados esperados:
1. Elevação do patamar de competitividade das empresas perante o mercado nacional e internacional;
2. Fortalecimento das empresas para que se tornem referências no setor da música;
3. Ampliação da participação do grupo de empresas nos mercados nacional e internacional;
4. Apuro da capacidade das empresas de criar e capturar valor no mercado onde estão posicionadas, tornando-se mais lucrativas.
9 – Investimento:
Valor total do Programa | R$ 8.596,00 por carreira/empresa |
Valor do subsídio do SEBRAE | R$ 7.096,00 por carreira/empresa(incluindo dois participantes, infraestrutura, participação emworkshops e material didático) 82,6% de subsídio. |
Investimento por carreira/empresa |
R$ 1.500,00 por carreira/empresa(valor a ser pago para o SEBRAE-MG)
(Incluindo dois participantes, infraestrutura, participação emworkshops e material didático). Este valor será parcelado em 6 vezes. |
Se sua carreira/empresa se enquadra nos critérios acima, e há interesse em participar do programa, preencha a ficha de inscrição que consta em anexo e siga as instruções contidas neste e-mail para encaminhamento da documentação à Casa da Economia Criativa do SEBRAE-MG.
Informações: / 3253-4724
Início do curso: 10/03
Obs.: Não deve ser enviado nenhum material por e-mail.