URA Online | Uberaba | Pontos Turisticos | Economia | Eventos | Fale Conosco
 






     


Museu de Arte Sacra de Uberaba/MG

Fonte: Prefeitura Municipal de Uberaba / Arquidiocese de Uberaba
Fotos: Rodrigo Pacheco

Por Rodrigo Pacheco



Uberaba é uma terra que alia a tradição à modernidade. Poucas cidades da região tem o costume entre a população de se fazer viva a memória de seus antepassados, ou até mesmo a história do lugar onde vivem. Um ponto turístico uberabense que tem tudo haver com essa tradição é com certeza o museu de arte sacra da cidade, que já foi uma igreja anteriormente. E a história de mais este atrativo de nossa cidade é cercado de provas de fé e curiosidades que grande parte da população desconhece.
Em 1854, no pequeno vilarejo que se tornaria a agitada Uberaba que conhecemos na atualidade, um certo senhor Candido Justiniano de Lira Gama que tinha sérios problemas com bebidas, queria abandonar o álcool. Foi então que fez uma promessa de que, se conseguisse largar o vício, mandaria erguer uma igreja, em agradecimento à graça alcançada. Consta nos registros históricos que devido a este "milagre", uma pequena capela em homenagem a Santa Rita das Causas Impossíveis foi construída então em uma das colinas da cidade. Já em 1877, outra promessa motivou a reforma desta igreja. Um outro cidadão, o negociante Major Joaquim Rodrigues de Barcelos, também atendido por Santa Rita em seu pedido de se tornar pai, providencia alguns reparos na pequena igreja, que em 1881 recebe um grupo de padres dominicanos, e faz com que a capela fique pequena diante de tantos fiéis.
Em 1939, a Igreja de Santa Rita foi tombada pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional com patrimônio da humanidade. Mais tarde, em Maio de 1987 foi inaugurado o Museu de Arte Sacra de Uberaba, num convênio firmado entre a Fundação Cultural de Uberaba e da Mitra Arquidiocesana.


Mais de 700 peças, como alfaias, batinas, móveis, dentre outros fazem parte do acervo do Museu, que conta com doações, a maioria proveniente da Cúria Metropolitana. Dentre essas peças, a imagem de Santa Rita e a pia Batismal (onde eram batizados os recém nascidos) são peças originais e possuem as mesmas características de quando a Igreja foi construída.

O Museu-igreja, que fica frente ao mercado municipal, tem uma pequena praça na frente, e nas tardes de domingo, com o silencio e a calma do fim de semana remete o visitante àquela época, e traz uma sensação de paz de espírito muito intensa. O paisagem arborizada e bem cuidada, os jardins, os bancos de alvenaria, tudo faz com que o turista ou até mesmo o cidadão que visita este belo cartão postal fique encantado com a construção de características Romanas, e os faz refletir sobre o poder que a fé pode ter para algumas pessoas.

O museu, que é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, e com certeza a marca registrada de Uberaba, é aberto a visitação todos os dias, das 12 as 18 horas na praça Manoel Terra, S/N.
Informações sobre o museu: (34) 3316-9886

 

URA Online © - Portal Comercial de Uberaba
Uberaba Capital do Zebu - Cidade das Sete Colinas