Traumas oculares devido à prática de esportes podem provocar cegueira


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 17 de janeiro de 2013 e está arquivada em Saúde.


Especialista afirma que atletas ainda não estão habituados ao uso dos óculos de proteção

 

Adeptos à prática de esportes devem ficar atentos. Esportes como: handboll, basquete, futebol, tênis, artes marciais, dentre outros podem causas várias lesões. Dentre as mais ocorridas estão as lesões oculares, que podem ocasionar desde uma simples machucado até a perda total da visão.
O oftalmologista do HCO, Marcelo Campos, explica que os esportes que requerem mais contato são os mais perigosos e podem acarretar traumas irreversíveis à visão. “Boladas, cotoveladas e cabeçadas podem atingir diretamente os olhos e a parte envolta deles. Esses acidentes, geralmente, causam lesões como cortes e descolamento de retina. Em casos mais graves podem ocorrer hemorragia interna no olho e até mesmo perfurações”, explica Marcelo.

 

O médico diz que os atletas não estão habituados ao uso dos óculos de proteção, mas eles são essenciais para evitar a ocorrências de traumas na visão. “O óculos de proteção, próprio para os praticantes de atividade física, é um equipamento de proteção tão importante quanto a caneleira, as luvas, joelheiras, os capacete e outros. Acontece que o uso deste óculos ainda não é um hábito entre os esportistas. São poucos os que usam”, conta o oftalmologista.
De acordo com o Marcelo Campos traumas que parecem inofensivos podem gerar problemas graves na visão, seja ao praticar esportes, ao brincar ou no próprio ambiente de trabalho. É preciso proteger os olhos.

 

Principais traumas

 

O oftalmologista ressalta que em traumas mais violentos como em cabeçadas, quedas ou em esportes automobilísticos podem ocorrer fratura de órbita e até mesmo a perfuração do globo ocular. Já em acidentes mais leves, mas não menos graves, pode ocorrer o glaucoma devido ao aumento da pressão ocular, hemorragia interna do olho o que pode levar à perda total da visão, lesões na retina e inflamação do globo ocular. “Na prática de esportes todos estão sujeitos a sofrer traumas, acidentes ou lesões. Mas é possível diminuir o impacto deles com o uso de equipamentos de proteção. A prática de esportes requer também que ela seja realizada de forma saudável e com segurança. Neste caso, os traumas oculares podem ser evitados com o uso de óculos de proteção”, finaliza o Dr. Marcelo Campos.

 

Assessoria – Serifa Comunicação

 

 

 


Tags:, , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

Corrida da Saúde distribuirá R$ 6 mil em prêmios
Pecuária perde Olegário Tibery Queiroz
Entrega da Comenda da Paz Chico Xavier