|
Seções » Dicas de saúde
NUTRIÇÃO
Publicado no site em 25/08/06
CHOCOLATE NA GRAVIDEZ PODE GERAR BEBÊS MAIS
FELIZES, DIZ ESTUDO
Cientistas na Finlândia afirmaram que consumir chocolate durante
a gravidez pode resultar em bebês mais felizes.
A equipe fez a pesquisa com 300 mulheres antes e depois do parto de
cada uma e descobriram que aquelas que comeram chocolate diariamente
tinham mais probabilidade de afirmar que seus bebês eram mais
felizes.
Segundo um relatório publicado na revista New Scientist,
os cientistas acreditam que elementos químicos que alteram o
humor presentes no chocolate podem ser os responsáveis.
Katri Raikkonen e seus colegas na Universidade de Helsinki questionaram
cada uma das mulheres durante a gravidez sobre seus níveis de
estresse e a quantidade de chocolate consumida.
As mulheres passaram por um novo questionário seis meses depois
de darem à luz.
Desta vez elas foram perguntadas sobre o comportamento de seus filhos.
Os cientistas descobriram que as mulheres que comeram chocolate regularmente
durante a gravidez falavam que seus filhos sorriam mais, eram mais alegres
e ativos.
Segundo os cientistas, mulheres estressadas que consumiam chocolate
afirmavam que seus filhos eram menos medrosos frente a situações
novas, o que não ocorria com mulheres estressadas que não
consumiram chocolate.
Calorias
Os cientistas afirmam que, apesar de não descartarem outros fatores,
eles acreditam que esses resultados possam estar ligados ao consumo
de chocolate.
Eles afirmam que os elementos químicos do chocolate podem ser
passados das mães para os bebês ainda no ventre.
Nigel Denby, da Associação Dietética Britânica,
não acredita na possibilidade.
"Chocolate pode estimular a liberação
de serotonina, o hormônio que gera bem-estar. Mas é improvável
que esse hormônio vá atravessar a placenta e afetar o bebê",
disse.
Ele também alerta para as mães que queiram consumir mais
chocolate. "As mulheres devem aumentar de peso
de acordo com as recomendações normais durante a gravidez.
Chocolate tem muitas calorias e comer demais pode levar a um aumento
de peso indesejável", afirmou.
Fonte: TodaFruta
Para ler matéria anterior, clique
aqui.
|