Profissional esclarece10 dúvidas sobre o aparelho ortodôntico


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 27 de novembro de 2013 e está arquivada em Saúde.


  • Tweet
  • Tweet
Ninguém dúvida que o sorriso é peça fundamental da beleza e assim, nos últimos anos, a procura por aparelhos ortodônticos cresceu exponencialmente, inclusive entre as celebridades. Mas, quando realmente é necessário usar aparelho? A dentista da SorridentsAndrea Serikawa, responde as dúvidas mais comuns sobre o uso dos aparelhos ortodônticos. 
  1. Os aparelhos podem ser usados em qualquer idade?

Não existe um limite de idade para o uso de aparelhos, temos os aparelhos ortopédicos faciais, que estão indicados em casos onde temos desarmonia entre as bases ósseas, os aparelhos fixos são mais eficientes e indicados para corrigir problemas  de posicionamento dentário, já os removíveis são usados para tratamentos em pacientes em fase de crescimento ou para tratamentos simples em jovens e adultos. A limitação na indicação está relacionada principalmente com situações periodontais. 

  1. Os dentes tratados por aparelho podem voltar a apresentar problemas?

Sim, se o tratamento não for finalizado corretamente ou as recomendações orientadas pelo profissional não forem seguidas corretamente pelo paciente. 

  1. Qual a melhor opção para quem deseja um aparelho mais discreto?

Optar pelos aparelhos considerados estéticos, que podem ser de resina, cerâmica e cristal (safira). 

  1. Por que pode doer o uso do aparelho?

A dor acontece simplesmente porque os dentes, com a colocação do aparelho dentário, são forçados pela primeira vez a mover-se. Naturalmente, o seu corpo não reage bem a essa pressão nos dentes e se manifesta por meio da dor. Numa situação normal, dentes já consolidados na sua posição, se movem muito ligeiramente e raramente todos ao mesmo tempo, como acontece com a colocação do aparelho dentário, por isso o incomodo aparece. 

  1. Quais são os benefícios do aparelho para a saúde?

O uso de aparelho, ou seja, o tratamento ortodôntico irá melhorar função mastigatória, higiene e estética facial. 

  1. Quais são os sinais que devemos usar aparelho?

Se apresentarmos dificuldade de mastigação, alterações de posição dental e disfunções da ATM (disfunção da articulação temporomandibular). 

  1. Por quanto tempo se deve usar aparelho?

O tempo está relacionado com a gravidade e o tipo de alteração apresentada. 

  1. É real a necessidade do uso dos aparelhos de contenção na finalização do tratamento?

Sim, é extremamente importante, pois são as contenções que irão permitir que a posições dentais obtidas pelo uso do aparelho fixo sejam mantidas corretamente. 

  1. Todo mundo pode usar o aparelho autoligado?

O aparelho autoligado está indicado para todos os casos de más oclusões e para pacientes adultos.

Uma parcela das pessoas passam boa parte de suas vidas evitando frequentar o consultório dentário para corrigir problemas com a arcada dentária. A maior queixa é o tempo de tratamento.
Atualmente, este problema é minimizado com uma nova tecnologia internacional em tratamento ortodôntico, o aparelho autoligado. Esse sistema consiste na utilização de um aparelho associado à braquetes autoligáveis que não necessitam de borrachas para serem presos ao arco do aparelho.Por conta da agilidade na movimentação dos dentes, o período de tratamento pode ser diminuído, principalmente em casos mais simples. Além disso, as manutenções podem ser feitas em intervalos maiores.

 

 10.             Quais são os passos para a limpeza do aparelho?

1º passo: fio dental com auxílio de um passador chamado de passa fio

2º passo: escovação com a escova convencional

3º passo: escovação com uma escova chamada interdental, que é específica para a higiene dos acessórios do aparelho.

4º passo: uso de enxaguatório bucal.

Mais sobre a Sorridents - www.sorridents.com.br

A Sorridents foi fundada em 1995 no bairro de Vila Císper, zona leste da capital paulista, pela dentista Carla Renata Sarni. Hoje, a Sorridents é a maior rede de clínicas odontológicas do País com mais de 180 unidades negociadas pelo Brasil.

O foco voltado para ações sociais é uma das marcas da rede de franquias. Crianças são atendidas por equipes de dentistas voluntários do projeto “Adote uma criança Sorridents”, realizado especialmente em bairros mais carentes das cidades em que a rede possui clínicas em operação.


Tags:, , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

Envelhecimento vocal atinge homens e mulheres
Dor nas costas merece atenção
Quimioterapia oral é tema de simpósio em Uberlândia