Lentes de contato: saiba mais sobre as novas tecnologias nesta área


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 24 de junho de 2013 e está arquivada em Saúde.


  • Tweet
  • Tweet

Nos últimos anos, houve um desenvolvimento importante nas lentes de contato, tanto nas gelatinosas como nas RGP (rígidas gás-permeáveis).

De acordo com a oftalmologista do HCO, Roberta Abdulmassih, isto ocorreu nos materiais e também nos desenhos das lentes. “Os materiais se tornaram mais permeáveis ao oxigênio, com a introdução do silicone e de fluoropolímeros o que é fundamental para a saúde da córnea, estrutura avascular, (sem vasos sanguineos) que recebe oxigênio e demais nutrientes da  lágrima e do ar atmosférico”, explica a médica.

Segundo a médica, as lentes de contato para serem mais saudáveis, devem propiciar melhor oxigenação e interferir o menos possível nestas trocas metabólicas. “Estes novos materiais tornaram as lentes de contato mais confortáveis por serem também mais flexíveis”, garante Roberta.

A oftalmologista explica que os novos desenhos geométricos complexos das lentes de contato, em particular das lentes RGP, propiciam a adaptação mesmo em córneas irregulares, com ceratocones avançados, pós- implante de anel estromal, pós-transplante de córnea, em degenerações corneanas e outros.  “Muitos casos nos quais os óculos não propiciam boa visão, se considerava impossível de resolver clinicamente com o uso de lentes de contato e estava indicado o transplante de córnea. Hoje os pacientes se beneficiam com estas lentes de contato e a cirurgia é então evitada”, ressalta Roberta Abdulmassih, que ainda explica que os novos desenhos das lentes de contato permitem uma adaptação saudável, com relação à córnea e ao filme lacrimal e uma melhor visão, aliados a maior conforto. A médica destaca também que as lentes de contato também têm indicação terapêutica, ou seja, fazem parte do tratamento de diversas patologias da córnea, como algumas úlceras, queimaduras, pós-cirurgia refrativa e pós-trauma, dentre outras aplicações.

De acordo com Roberta Abdulmassih, as adaptações de sucesso propiciam uma boa visão inclusive aos pacientes que iriam se submeter a um transplante de córnea. “Participei do VI Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec), recentemente. E foram apresentados vários tipos de lentes de contato, inclusive as especiais para ceratocones tratados cirurgicamente ou não e para outras alterações corneanas”, conta Roberta. “Estas lentes proporcionam uma recuperação da boa visão, evitando com isso, em muitos casos, a indicação de transplantes de córnea. São duráveis, têm limpeza e manuseio fáceis e possibilitam visão bastante nítida, especialmente nos graus mais altos de astigmatismo, nos quais os óculos não conseguem melhorar a visão dos pacientes”, completa.


Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

Um passo à frente
1ª Oficina de Cinema & Mostra de Curtas em Uberaba.
Primavera Brasileira