Hospital Dr. Hélio Angotti abre mês de alerta sobre câncer de mama


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 1 de October de 2014 e está arquivada em Saúde.


A Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central (ACCBC), mantenedora do Hospital Dr. Hélio Angotti, abre nesta quarta-feira (01/10), às 19h, a sua programação do Outubro Rosa 2014, com o objetivo de difundir conhecimento, alertar a população feminina e autoridades sobre o câncer de mama, bem como sobre o diagnóstico e o tratamento da doença.
Conforme estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de casos de câncer no mundo vai crescer 75% até 2030. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), devem surgir 576.580 novos casos de câncer em 2014. Os tumores de mama, segundo tipo que mais acomete mulheres (30% dos casos) devem atingir 57,1 mil casos no ano. A incidência do câncer de mama no Estado de Minas Gerais é de 49,17 casos para cada 100 mil mulheres.
A mobilização pelo Outubro Rosa é importante porque “o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres, mas quando detectado precocemente tem grande chance de ser curado”, afirma o presidente da ACCBC/Hospital Dr. Hélio Angotti, oncologista e mastologista Délcio Scandiuzzi.
As histórias de sobreviventes ao câncer de mama, não deixam dúvidas sobre a importância da informação e diagnóstico rápido. Karina Dutra de Oliveira, paciente do Hospital diz sempre ter feito exames periódicos e, há cerca de dois anos, percebeu um nódulo numa das mamas. “Procurei o médico, fiz mais exames e foi constatado um tumor. Como o tumor foi descoberto no começo e logo comecei o tratamento, fui superando”, conta Karina.
A comerciante Marisa Helena da Silva é outro exemplo. Há três anos descobriu um tumor na mama e precisou retirar o órgão. Superou o baque natural da notícia e hoje é animadora dos pacientes que frequentam a lanchonete dela, anexa ao Hospital Dr. Hélio Angotti. “Eu converso muito, animo as pessoas, principalmente as mulheres que fazem tratamento e às vezes pensam que retirar a mama é o fim; e não é”, diz Marisa.

Etapa de Uberaba do Circuito Sesc de Corridas

A etapa de Uberaba do Circuito Sesc de Corridas abriu, no domingo (28/09), a programação da campanha Outubro Rosa/Sesc, com a participação de profissionais do Hospital Dr. Hélio Angotti. Toda a competição desta edição foi organizada no clima da campanha. A estrutura montada e os kits exclusivos tiveram a cor e a marca da campanha. O Sesc montou stand com orientações sobre o câncer de mama.
O objetivo principal do Sesc também é sensibilizar as mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde e a prática de exames preventivos que contribuam para o diagnóstico precoce da doença.
A concentração para o Circuito começou às 6h, na Avenida Nenê Sabino (Praça Por do Sol – Bairro Olinda), e a largada às 8h. O gerente de Comunicação, Heitor Átila Fernandes, foi o primeiro da equipe do Hospital Dr. Hélio Angotti, na corrida de 5 quilômetros.
As ações do Outubro Rosa se desdobrarão por vários Estados como Amazonas, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, promovidas pelas instituições associadas da Femama. Caminhadas, exposições, palestras, iluminação de prédios públicos serão algumas das iniciativas que terão como objetivo a conscientização sobre a doença e sobre os direitos dos pacientes.

Fórum de Combate ao Câncer da Mulher

Nos dias 2 e 3 de Outubro, a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) realizará o Fórum de Combate ao Câncer da Mulher. O evento contribuirá para o debate sobre câncer de mama e de colo de útero, esclarecendo os processos e etapas de cada neoplasia e a necessidade de se repensar políticas públicas e fortalecer o controle social por direitos para as pacientes brasileiras. O Fórum acontece no prédio da Fiesp, na Av. Paulista, 1313 / 4º andar, em São Paulo (SP). A enfermeira Sandra Mara Vieira, gerente de enfermagem da ACCBC/Hospital Dr. Hélio Angotti, representa a instituição no Fórum/Femama.
O Fórum abriga no dia 2 de Outubro a programação do XIII Encontro de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, aberto à participação de ONGs voltadas ao câncer, voluntários, profissionais de saúde, pacientes e familiares. Suas discussões trazem para o debate médicos, representantes governamentais, especialistas em saúde pública e membros do terceiro setor.
No dia 03 de Outubro, o Fórum acolhe a programação do III Encontro de Redes Regionais, restrito às instituições associadas à FEMAMA, para definição de estratégias de atuação da rede.
Esse evento conta com a parceria de Instituto Avon, Novartis, Roche e Merk e o apoio de SESI, FIESP e Sociedade Brasileira de Mastologia.

Sobre o Outubro Rosa

Desde 2008, ano em que a Femama trouxe pela primeira vez o movimento organizado para o Brasil, no mês de outubro, são programadas mobilizações de grupos de pacientes, oficinas, eventos, palestras e debates, em diversas regiões do País. As iniciativas, a maioria delas criadas e operacionalizadas pelas Instituições Filantrópicas associadas à Femama (presentes em 17 estados brasileiros mais o Distrito Federal, hoje totalizando 57 ONGs), servem para alertar a população e as autoridades públicas sobre os fatores de risco do câncer de mama, difundir informações sobre o modo mais eficiente para o diagnóstico e o tratamento da doença e lutar pelos direitos dos pacientes com câncer.

outubro-rosa-helio-angotti-uberaba

 

Paulo Ferreira
Assessor de Imprensa

55 34 3318 9918
55 34 9676 0297


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de: