Dia Mundial do Diabetes: data serve como alerta para saúde


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 12 de novembro de 2013 e está arquivada em Saúde.


  • Tweet
  • Tweet

Segundo pesquisa, a população brasileira desconhece as medidas preventivas, que vão além do consumo adequado de açúcar

No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A data – instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com a International Diabetes Federation (IDF) – foi criada como resposta ao crescente número de casos no mundo: de 2000 a 2010, o número de casos subiu de 35,2 mil para 54,8 mil. Cristina Fernanda Magro Faidiga, médica endocrinologista da Unimed Costa Oeste, destaca que o objetivo da data é chamar atenção à prevenção e tratamentos adequados da doença. “Sem este cuidado, as complicações do Diabetes podem ser severas e irreversíveis”, observa.
Segundo pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Letras (SBD), a população brasileira desconhece as medidas preventivas do Diabetes, que acreditam que evitar o consumo de açúcar é o suficiente para evitar a doença. A endocrinologista explica que além da ingestão correta do açúcar, é necessário cuidar de toda alimentação, praticar exercícios físicos regulares e evitar o fumo. Os dados do estudo apontam que apenas 28% dos entrevistados citaram a prática de atividades físicas ao controle da doença e 72% não associaram o tabaco como fator de risco.

Tipos de Diabetes
Existem dois tipos de Diabetes: 1 e 2. O primeiro ocorre normalmente na infância ou adolescência. “Nestes casos o pâncreas não produz a insulina necessária que absorve o açúcar do sangue, o que, consequentemente aumenta as taxas de glicose”, comenta. De acordo com Cristina, o tratamento é feito com doses de insulina sintética, com dosagem e frequência determinadas pelo endocrinologista. Já o tipo 2 é mais comum entre adultos e pode ser relacionado à genética, obesidade e sedentarismo. “No tipo 2, o pâncreas produz a insulina, porém em baixas quantidades, o que dificulta o controle da glicemia”, acrescenta. O controle pode ser feito com medicamentos orais e também pela insulina sintética.

Consequências
A médica relata que, por vezes, o Diabetes não apresenta sintomas e quando detectado, já pode ter causado outros danos ao organismo, como: cegueira, doenças renais crônicas, dificuldades de cicatrização e risco maior de adquirir doenças cardiovasculares.

Sobre a Unimed Costa Oeste
Presente em 83% de todo território nacional, a Unimed é a maior rede de assistência médica do Brasil. Com 28 anos de história, a Unimed Costa Oeste tem como objetivo zelar pelo bem estar e saúde de seus clientes. Focada no desenvolvimento da qualidade de vida à comunidade, atua em projetos de responsabilidade social por meio da dança, teatro e de encontros voltados às crianças, idosos, gestantes, hipertensos e diabéticos. Desde 2001, mantém o Selo de Responsabilidade Social. www.unimed.coop.br/costaoeste.


Tags:, , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

JUSTIÇA COMUM OU JUSTIÇA LEGAL
Pesquisa que pode curar o câncer aguarda autorização para testes em humanos
Novembro Azul destaca a importância da prevenção contra o câncer de próstata