Alimentação saudável pode reduzir em até 40% risco de câncer

Esta postagem foi publicada em 11 de dezembro de 2012 e está arquivada em Saúde, Uberaba, Uberaba em foco.



Nutricionista explica como os alimentos podem beneficiar o organismo

Muito tem se discutido hoje sobre a importância da alimentação saudável para o organismo, agindo na prevenção de doenças, desacelerando o envelhecimento, perda de peso, dentre vários outros benefícios. O Instituto Nacional do Câncer (Inca), por exemplo, divulgou que a alimentação saudável pode reduzir o risco de câncer em pelo menos 40%. Em seu último informe, o instituto estima para 2013 mais de 518 mil novos casos de câncer no Brasil, tendo como principais causas os maus hábitos, como o tabagismo, consumo excessivo de álcool e a alimentação não balanceada.

 

De acordo com a nutricionista do COT – Centro Oncológico do Triângulo, Patrícia Crosara, nenhum alimento é completo, por isso, se faz necessário seguir alguns cuidados na hora da seleção desses alimentos. “Com critérios de seleção e quantidade, podemos obter uma alimentação mais saudável e equilibrada. É fundamental a pirâmide alimentar, a qual apresenta os grupos alimentares em quantidades adequadas de consumo por dia”, afirma.

 

Vitaminas, fibras e outras substâncias ajudam nas defesas naturais e atuam contra agentes cancerígenos. “Estima-se que 35% dos tipos de câncer estão relacionados à alimentação. Existem alguns fatores na dieta, que podem aumentar o risco de câncer. Dentre eles, o alto consumo de gordura, principalmente de origem animal, como carne vermelha e o baixo consumo de verduras, frutas e cereais. A ingestão do  álcool aumenta o risco de alguns tipos de câncer, estando este risco ainda mais potencializado para os fumantes”, explica a nutricionista.

 

Alimentação saudável

 

Quando a alimentação é balanceada e equilibrada, nosso organismo só tem a ganhar, especialmente se dermos preferência a alguns alimentos que são considerados importantes para o combate ao câncer. Entre esses alimentos, estão: frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi, acerola, etc.), brócolis, repolho, couve-flor, folhas verdes, feijão, lentilha, ervilha, goiaba, melancia, rabanete, cebola, soja, azeite extra virgem, dentre vários outros. “Todos estes alimentos citados possuem propriedades importantes para combater o surgimento ou desenvolvimento de células cancerígenas no organismo do indivíduo”, diz Patrícia.

 

Para a prevenção do câncer a nutricionista ainda lista algumas dicas:

 

- Faça uma alimentação variada baseada em alimentos de origem vegetal e rica em fibras, como as frutas, verduras e cereais;

 

- Evite o excesso de peso;

 

- Pratique atividade física conforme orientação médica;

 

- Consuma frutas e verduras diariamente;

 

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;

 

- Prefira carnes brancas e limite o consumo de carnes vermelhas;

 

- Evite alimentos gordurosos, principalmente de origem animal;

 

- Limite o consumo de alimentos muito salgados. Prefira ervas e especiarias para temperar os alimentos (alho, cebola, orégano, tempero verde, manjericão, etc.).

 

Serifa Comunicação

Posts Relacionados:

Carro & Cia Veículos
ABCZ e Museu do Zebu promovem eventos para jovens e Terceira Idade
Seapa e Ceasa Minas garantem mais de 70 mil caixas plásticas a produtores