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Seções » Moda

PERSONAL STYLIST OU CONSULTOR DE IMAGEM
IMAGEM ADEQUADA FATOR DETERMINANTE

Primeira Parte
*Cynthia Costa Pires
www.cynthiapersonalstylist.com.br

Publicado em 02/11/06

Personal On Line
Solicite o questionário por email, responda e receba no prazo de uma semana uma avaliação personalizada com dicas importantes para seu sucesso e segurança através do uso adequado de sua imagem.
Valor: R$ 80,00

Queiramos ou não a vida, hoje, nos pede e cobra cada vez mais, uma "aparência pessoal" e uma velocidade de conexão (criar, estabelecer um relacionamento). Tal afirmativa não pressupõe a idéia de que a futilidade se sobreponha à seriedade, mas tão somente que, a rapidez com que as coisas acontecem e o giro apressado e competitivo da vida fazem com que a imagem externa seja o primeiro fator no processo avaliador da capacidade de alguém.
É a comunicação não verbal que faz com que aqueles que estão a nos apreciar, não nos vejam como gostaríamos de ser vistos em nosso papel pessoal/social, porém aquilatando o que somos, através das roupas que usamos, da produção que fazemos de nós mesmos mostrando uma imagem que nos diferencia de várias formas e nos "coloca" em diversas camadas sociais e até mesmo intelectuais.

» James Laver é categórico ao afirmar que "As roupas nunca são frivolidade: significam, sempre, alguma coisa e essa coisa está, em grande parte, fora do controle de nossas consciências".

» Segundo Susan Nanfeldt, (Susan Nanfeldt, Plus Stile: Guide to Looking Great), estudos mostram que 55% da primeira impressão que as pessoas têm de você, se baseia em sua aparência (produção física pessoal geradora de confiança e credibilidade) e ações (postura, gestual, atitude e etiqueta), 38% em seu tom de voz (sinaliza que não basta conversar, é necessário saber de sua sonoridade, além do saber ouvir) e 7% no que você diz (transmissor de credibilidade e confiança devendo ser coerente com a linguagem corporal e tonalidade de voz), o que demonstra sermos em primeira mão, "criaturas visuais".

» Outros estudos são unânimes na concordância de que, nos 30 primeiros segundos de um encontro, estarão em julgamento, classe social, personalidade, nível de sucesso e situação financeira, tudo isso baseado tão somente em sua APRESENTAÇÃO VISUAL.

Além dessa comunicação visual que ocorre full time, existe a outra mais real avaliada enquanto falamos, gesticulamos, mantemos uma postura.
Esses mínimos e preciosos momentos fazem com que a interação seja ou não positiva, crie ou não a conexão que, inconsciente ou não, é o que buscamos.
No mundo atual a presença do Personal Stylist ou do Consultor de Imagem, tem sido de fundamental e "quase" imprescindível importância incluindo uso de técnicas específicas e altamente satisfatórias podendo ajudar a abrir (ou fechar) valiosas portas (sociais ou comerciais) no que diz respeito aos novos conceitos de avaliação pessoal e conquistas empresariais. A roupa, sozinha, nada representa. Necessário se faz sua sustentação. É você, agende essencial, primordial.

Hoje, não só mulheres buscam orientação e suporte em um Personal Stylist. A velocidade, competitividade e mudança de valores primeiros faz com que os homens também se valham dessa área. Principalmente aqueles cuja imagem fica exposta ou quando essa imagem é o fator essencial na avaliação "da seriedade" que o conduz.

DIFERENÇAS ENTRE PERSONAL STYLIST E CONSULTOR DE IMAGEM


1) O Personal Stylist ou Consultor de Estilo, avalia e analisa biótipo, cores favoráveis, estilo pessoal e estilo de vida. Conhecedor do que é moda, do que está na moda, transfere tais análises para o perfil do cliente, não sem antes haver feito estudo sobre o "eu interno" usando de discreta e quase silenciosa psicologia, para fazer chegar a ele, seu desejo de transformação e boa visualização perante o espelho.
O cliente deve sentir-se confiante com o resultado que de tão confortável se incorpora normalmente
É imprescindível o respeito ao estilo do cliente, mesmo que isto represente estar próximo a uma árvore de natal. Não analisamos nossos gostos e valores e sim, como profissionais cuidamos em saber entender, respeitar, avaliar e "materializar" os anseios de estilo de quem estamos servindo. Com segurança, as mudanças ocorrem suave e gradativamente de forma a deixar a pessoa radiante.
Com mais amplitude mostramos o Personal Stylist como alguém que indica o melhor tipo de roupa que vai bem a alguém considerando estilo pessoal e tipo físico dentro das propostas da moda.

2) O Consultor de Imagem tem uma tarefa mais abrangente e por vezes mais delicada e demorada na mostra de resultados. Ele avalia a imagem do cliente de forma global, sem nada deixar passar que possa vir a ser um diferencial negativo no resultado final. Desde a pele, passando pelos cabelos, maquiagem, postura, etiqueta, comportamento, tonalidade de voz além de também cumprir com o mesmo papel do Personal Stylist em conciliar o "eu interno" com os anseios de moda e a imagem externa mostrando que um estilo é único e faz da pessoa sua marca registrada.
Ambos necessitam boa dose de psicologia, pois lidarão com o ego dos clientes.

DANÇA DAS CORES - O QUE ELAS DIZEM


Falar em cor implica em harmonia, emoções, resgate de memórias, enfim, as cores fazem parte ativa na escolha do nosso estilo. Despertam reação em quem nos vê. Envolvem grande dose de psicologia.
O estilo da peça escolhida pode estar perfeito, mas se a cor não for "aquela" ideal para seu estilo e tipo, destruirá a produção. Conhecendo um pouco do significado de cada cor, já é possível usar de truques e algumas regrinhas que favoreçam na hora das compras ou quando estiver fazendo sua produção.
Como exemplo de regra: a cor que devemos eleger como prioritária é a que vai estar próxima a nosso rosto.
Olhos, cabelos e pele ditam essa produção. Parceria que jamais pode ser desprezada.

- VERMELHO - Possui propriedades estimulantes e excitantes. Aumenta a temperatura do corpo desencadeando uma reação hormonal, incluindo taquicardia e respiração ofegante. Cor erótica, poderosa, atrai paixões. As sutis diferenças de tonalidade podem afetar o tipo de atenção que você desperta. Prende a atenção quando usada para falar em público.

- ROSA - Apesar de ser a cor universal do amor, projeta menos vibração do que o vermelho sem deixar seu lado sensual. Aconchegante, romântica, sensitiva, refinada e feminina. É a representação da língua, da pele, do bico dos seios. Sua essência calmante pode ajudá-la em algo...

- BRANCO - Pureza, inocência, feminilidade, claridade, inspira confiança. Cor da virtude e do altruísmo. Transmite sensação de limpeza, renovação, abertura a mudanças. É o símbolo da entrega e a cor do status.

- VERDE - É a que mais relaxa quem a vê porque os raios de luz do verde enfocam diretamente a retina. Comunica, representa paz, docilidade, rejuvenesce, sugere alguém que aprecia os contatos, principalmente, com a natureza.


- AZUL - Cor da confiança, da fidelidade, do respeito. Elevado status social, estabilidade, dignidade. O uso do azul deixa os outros mais à vontade facilitando as interações. Estimula a fantasia em atividades criativas.

- MARRON - Cor associada à humildade, à falta de arrogância.Informal sem sugerir dose de poder. Neutra, quase não transmite emoção. Atenuado com o laranja e o vermelho, transmite calor e sensualidade.

- AMARELO - Estimulante, ligada ao intelecto desencadeia uma descarga de adrenalina, mexe com o lado da ansiedade, desperta os sentidos. É a cor do sol simbolizando pessoas otimistas, alegres, comunicativas, criativas, extrovertidas. Cor chave da expectativa e do dinheiro.

- LARANJA - Cor audaciosa, energética. Quem a escolhe, é propenso a não se incomodar com o que os outros estão pensando. A mulher que aprecia a cor laranja é calorosa, prática, extrovertida e amiga.

- VIOLETA - Também podendo ser chamada de "púrpura", indica pessoas apaixonadas e sonhadoras com alto senso de espiritualidade. Em suas várias gamas, denota paixão e inteligência (misturado ao vermelho), nostalgia e romance (violeta claro). É cor de romance e nostalgia.

- PRETO - Lança luz e sombra sobre a silhueta, feminina ou masculina, acentuando curvas, mascarando imperfeições, dramatizando os traços. Visualmente, faz a pessoa parecer mais magra. Dependendo da produção o preto torna a pessoa invisível, severa, misteriosa ou elegantérrima e invejável. Transmite poder, formalidade, firmeza, audácia. Por sua versatilidade, transita entre as demais cores e em qualquer local com total desenvoltura.

O preto nunca sai de moda porque:
- Se você quer fazer valer seu dinheiro com algo que nunca precisará jogar fora, esse algo deve ser preto.
- Combina com tudo.
- Você pode usar vestidos, blusas, calças, meias, sapatos, cintos, bolsas, tudo preto, e repeti-los a semana inteira, e ninguém saberá a diferença.
- De tudo o que suja é o que menos suja e sempre parece menos sujo do que está.
- Faz você se sentir mais magra(o). E parecer mais magra(o).
- Pode ser usado em qualquer época do ano, exceto claro, nos dias muito quentes de verão".


ENCONTRANDO SEU ESTILO


Marque um ponto para cada item identificado com sua personalidade. Feche os olhos e sinta-se como protagonista de um filme a cada imagem projetada.

1)
" Casual
" Alegre
" Entusiasta
" Energética(o)
" Conservadora(o)
" Divertida(o)
" Amigável
" Rápida(o)
" Otimista
" Natural
" Jeans
" Despretensiosa(o)
" Tênis
2)
" Profissional
" Confiável
" Eficiente
" Conservadora(o)
" Leal
" Organizada(o)
" Responsável
" Sensível
" Clássica(o)
" Tailleur
" Verdadeiro
" Estável
   
3)
" Atenciosa(o)
" Compassiva(o)
" Gentil
" Romântica(o)
" Considerativa(o)
" Sensível
" Suave
" Apoiadora(o)
" Calorosa(o)
" Compreensiva(o)
" Cor de rosa
" Babados
4)
" Culta(o)
" Discernidora(o)
" Graciosa(o)
" Digna(o)
" Serena(o)
" Refinada(o)
" Meticulosa(o)
" Reservada(o)
" Impassível
" Lenços
" Pérolas
   

5)
" Afastada
" Assertiva
" Confiante
" Solicitadora
" Arrojada
" Adaptável
" Remota
" Intensa
" Sofisticada
" Segura
" Exagero
" Dramaticidade

6)
" Excitante
" Sedutora(o)
" Ousada(o)
" Glamorosa
" Flertadora(o)
" Sensual
" Provocadora(o) oSexy
" Sugestiva(o)
" Envolvente
" Vermelho
" Couro
   
7)
" Liberal
" Artística(o)
" Aventureira(o)
" Independente
" Imaginativa(o)
" Espontânea(o)
" Original
" Inovadora
" Anticonvencional
" Brechó
" Única(o)
" Misturas
 

RESULTADO

Coluna 1: Seu estilo é esportivo. Visual despojado, prático, casual. Sua peça essencial é o jeans com camiseta branca.

Coluna 2: Seu estilo é tradicional. Visual mais sério e conservador sem se preocupar em demasia com a moda, apreciando tecidos mais duros e secos e nada aderente ao corpo.

Coluna 3: Seu estilo é elegante. Visual sofisticado, chique. Aprecia o tradicional um pouco mais solto, sem exageros. Impecável na aparência optando pelo algodão, crepe e microfibra. Tudo com qualidade.

Coluna 4: Seu estilo é romântico. Visual feminino, suave e delicado. Beleza é sua teoria. Sua essência é a estampa floral e o babado.

Coluna 5: Seu estilo é dramático. Visual teatral, chamativo e moderno com certo exagero. Gosta de chamar atenção, ser sensual. Aprecia a desproporção.

Coluna 6: Seu estilo é sexy. Visual insinuante, exuberante. Muito atenta(o) ao corpo. Transmite mensagem de provocação. Nasceu para brilhar. Possui atitude sexy sem ser vulgar.

Coluna 7: Seu estilo é criativo. Visual que mistura roupas de época com tendências atuais. Qualquer tecido lhe faz a festa. Para esse perfil, moda é arte.

O Personal Stylist é o profissional que, com segurança irá selecionar os itens que melhor convém a seu uso e valorização.
A confiança é algo altamente sedutor do trabalho de um Consultor de Imagem ou Personal Stylist. O cliente se mostrará como verdadeiramente é, como gostaria de se ver e ser visto. É abertura de alma e de vida. Tarefa das mais importantes de todo o trabalho, requer do profissional real conhecimento sobre o tema e sensibilidade na análise do que lhe foi passado, sem deixar que seu próprio estilo ou preferências interfiram.
São usadas várias técnicas para o trabalho, como questionários, depoimentos, conversas formais e informais, visitas a ambiente de trabalho, residencial e um passeio pelo guarda-roupa.
Tudo minuciosa e criteriosamente anotado até se chegar ao resultado final: deixar o cliente bem com ele mesmo para que possa olhar a vida com olhos de felicidade e segurança, confiante nas escolhas que vier a fazer, posturas que vier adotar, consciente de que seu visual refletirá em conquistas positivas.

Próxima etapa é adequar cores e estilo ao tipo físico. Lembrando sempre de valorizar o que seu físico possui de bonito e esconder aquilo que não o beneficia.

Nos vemos na próxima matéria quando fecharemos esse apaixonante tema praticando sobre como descobrir seu tipo físico, qual sua verdadeira faixa etária e aplicando a ótica dos quatro "T" ( Tesão, Técnica, Tato e Treinamento) no alvo que é você.

 

*Cynthia Costa Pires
- Consultora de Imagem e Produtora de Moda - Fashion Institute of Technology - New Iork - USA
- Consultora de Moda - Centro de Educação em Moda - SENAC - São Paulo
- Personal Stylist - Curso Livre/Especialização - Rio de Janeiro - Belo Horizonte
- Etiqueta Empresarial - IETUR - Rio de Janeiro
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