URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Moda

BOTAS E CINTOS ? UM CHARME EXTRA NO INVERNO

Cynthia Costa Pires
- Consultora de Imagem e Produtora de Moda - Fashion Institute of Technology - NYC - USA
- Consultora de Moda - Centro de Educação em Moda - SENAC - São Paulo
- Personal Stylist - Curso Livre/Especialização - Rio de Janeiro - Belo Horizonte
- Etiqueta Empresarial - IETUR - Rio de Janeiro
www.cynthiapersonalstylist.com.br
email:

Publicado em 08/07/08


AS BOTAS...

Com o friozinho ainda batendo nas tardes e noites, o uso de botas é uma das mais solicitadas presenças nas produções deste inverno.
Entretanto, saber usá-las não é do conhecimento de todos. Existem alguns códigos a serem respeitados para que seu look a distinga e faça valer à pena.

Botas para o dia, para a noite, no trabalho, em evento social ou apenas para sair à rua.
E então começam os questionamentos:
Com ou sem salto? De cano alto, baixo ou longo? Mais solta? Unkle boots? Por fora ou por dentro da calça? Com vestido curto? Com longo? É uma infinidade de dúvidas...

É inconteste que o despojamento chique das botas usadas por fora das calças veio para ficar mais que um inverno por ser uma forma fácil e elegante de dar um up a seu estilo (sabendo como fazer, é claro).
As calças skynnies são as mais adequadas para tal situação, pois não formam volume extra nas pernas e podem receber vários tipos de botas por cima delas.

As botas countries por serem mais ?destinadas? a festas de rodeio ou uma ida ao sítio ou fazenda, consequentemente pedem um jeans com lavagem mais rústica.

Caso opte por uma legging (que já não está mais tão em evidencia) prefira as botas de bico mais arredondado ou quadrado e sem salto ou salto grosso e bem baixinho.
Se você não for nenhuma exceção à regra da estatura brasileira, opte pelas botas de cano longo e mais ainda, usadas por fora da calça que siga a cor da mesma. Verá a diferença que fará em sua estatura. Isso não significa ser impossível o uso de botas em cor diferente da cor da calça. Apenas que seja de cano alto e já fará a silhueta parecer mais alongada.

Lembre-se de que o look de botas usadas por cima da calça é algo forte, muito fashion sem caracterizar sofisticação. É algo que se pretende ?esportivamente chique?.
Quanto ao estilo do bico e salto, em produção de look diurno e noturno, sempre opto pelo que meu espelho dirá. Não entendo haver nessa decisão alguma norma que não possa ser alterada. Se você se sente bem usando bico fino durante o dia, vá em frente. O mesmo digo em relação ao salto fino. Claro que o restante das peças a serem usadas devem estar em harmonia para não haver um tropeço fashion.
Se for usar botas por baixo de calças compridas, uma forma elegante e esportiva é virar dois dedos da bainha para fora.

Com vestidos curtos ou minis, a gama de opções é bem maior. Pode-se usar bota de cano médio (se você não for baixinha), de cano longo ou mesmo uma unkle boots (se você for bem alta). A escolha deve seguir o critério do espelho. Se ele lhe der um sorriso, você acertou na montagem de seu visual.
Uma sugestão: se o comprimento do vestido ou saia estiver bem próximo à linha do cano da bota, use de dois truques.
1) Use uma meia fina da cor da pele (única possibilidade para se usar meia fina com botas! Não se confunda!) ou uma fio 60 da cor da bota ou do vestido.
2) Abaixe um pouco a bainha de forma a que a linha do cano da bota fique encoberta pelo vestido.

DICA QUENTÍSSIMA!
Quem nunca se irritou com aquela calça que insiste em sair de dentro das botas enquanto você passeia livremente pelas ruas? É só usar um jacaré com elástico e prendê-lo nas duas laterais da calça. Depois é só calçar as botas e... ser feliz! Detalhe: vc ficará o tempo todo com a elegância da calça esticadinha, sem rugas e embolações pelos inúmeros, senta, levanta, senta e levanta ao longo do dia.

OS CINTOS...

Teoricamente, os cintos foram criados para segurar as calças, mas a verdade é que já faz um tempo que eles passaram a ser um elemento da moda. Desde o verão passado retornaram à cena fashion com tudo. Quer provas do sucesso do adereço que nos abraça? Basta olhar nas ruas! Um sem número de pessoas entre celebridades e desconhecidos já mostrou a que eles vieram: voltaram para ficar.

Eles retornaram com a função principal de valorizar o corpo feminino, deixando marcada a cintura. A valorização dos quadris já é função mais antiga e sempre presente. É por isso que os modelos que mais aparecem nas famosas são os largos, que devem ser usados na cintura mesmo, sobre uma roupa. Já um cinto dourado usado na passadeira de um jeans, por exemplo, pode mudar a cara da calça, deixando-a muito mais chique e moderna.

Existem algumas regrinhas básicas que garantem sucesso na hora de usar o cinto para que ele não trabalhe contra você. Por exemplo, alguém mais cheinha ou mais baixinha deve evitar o uso de cintos mais largos que evidenciaram os quilos a mais ou partem a silhueta deixando a estatura ainda menor. Os cintos finos ou médios e em cor mais escura, farão mais sucesso.

Já as magrinhas podem usar de tudo. ?Os finos são ideais para roupas mais clássicas, como um terninho ou uma saia lápis, que ficam incríveis quando acompanhados de um cintinho em uma cor que contraste com a roupa?. Os médios, assim como os finos, têm sido muito usados acompanhados de calças de cintura alta, que também voltaram à moda.

Os largos, que são o grande hit do momento, são usados marcando bem a cintura e deixando o corpo muito feminino. Vão bem com calças jeans justinhas ou com leggings, por cima de camisas longas ou de vestidos. Também são muito usados em cima do sobretudo (trench coat), sempre marcando bem a cintura.

Combinar a cor do cinto com a bolsa nunca sai de moda, mas que se os dois adereços estão combinando, o sapato também deve ter um tom parecido. Faz parte da harmonização. Desta maneira você dá uma identidade única ao visual, que fica limpo e elegante. Caso você não goste de combinar, fique tranqüila pois já foi decretada a falência do rigor na moda. Hoje em dia misturar tons é elegante.
Curta sua produção e saia por aí com muito charme.

Beijos,

Cynthia


Leia outras matérias de Moda