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Seções » Moda


JEANS: PODEROSO, OUSADO, ONIPRESENTE!

Cynthia Costa Pires
- Consultora de Imagem e Produtora de Moda - Fashion Institute of Technology - NYC - USA
- Consultora de Moda - Centro de Educação em Moda - SENAC - São Paulo
- Personal Stylist - Curso Livre/Especialização - Rio de Janeiro - Belo Horizonte
- Etiqueta Empresarial - IETUR - Rio de Janeiro
www.cynthiapersonalstylist.com.br
email:

Publicado em 20/06/07

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Não há peças mais democráticas e amadas que o jeans e a t-shirt.

São presenças obrigatórias e certas no guarda-roupa de 10 entre 10 mortais, independente de sexo.

Quanto ao jeans, há mais de um século, desde seu surgimento vem se diversificando e aprimorando em minas norte americanas até os dias atuais quando são executados por grifes famosas e chegam a custar a bagatela de R$ 3.000,00 (mais de U$ 1.500)!!!

Lançamentos para o verão 2008 já sinalizam a volta triunfal dos "colours jeans". Uma lavagem que clareia para depois colorir.

E que venham os "COLOURS JEANS"!

As cores mais vistas e badaladas nas passarelas dos últimos lançamentos para o próximo verão são, o amarelo canário, cinza (light gray), vermelho e verde.

Particularmente me encantam os jeans coloridos que além de aumentarem as possibilidades de variação no look, são a cara de nosso verão.

Enquanto não ganham vitrines e ruas, veja dicas sobre as tendências mais fortes dentro do segmento jeans e muitas, mas muitas possibilidades sobre seu uso e alguns códigos imprescindíveis para sua boa apresentação.

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- Jeans colours, coloridos e radiantes como o verão brasileiro.
Pontuam grandemente para diferentes looks"

UM POUQUINHO DE HISTÓRIA...

Levi Strauss chegou aos Estados Unidos em junho de 1847 indo trabalhar para seus irmãos mais velhos. Dois anos depois, vendeu todos os seus pertences e partiu para a Corrida do Ouro, na Califórnia. Como não conseguiu se desfazer de uns rolos de lona, quis vendê-los sem sucesso. Em 1850, contratou um alfaiate e transformou a sua lona em macacões, que foram vendidos rapidamente. Logo abriu uma pequena confecção de calças em San Francisco. Em seguida, Levi trocou a lona pelo serge de Nimes (tecido de Nimes) mais resistente e durável e tingiu-o com índigo. Os americanos, que chamavam o tecido de denim, passaram a chamar a calça de Levi's blue denim ou blue jeans. Na década de 1860 o alfaiate, Jacob Davis, colocou rebites para reforçar os bolsos que se rasgavam e levou a bem-sucedida idéia para Levi tornando-se sócios. O número 501 marcava o lote de tecido das primeiras calças jeans de que o mundo teve notícia. Por isso, o modelo foi chamado de Levi's 501. Traduzindo, é uma calça jeans five pockets, minha, sua e de todos quantos gostam de conforto e de sua beleza simples e chique.

"A São Paulo Alpargatas S/A, fundada em 1907, foi a pioneira no Brasil ao fabricar as chamadas calças de brim "far west", uma versão dos jeans americanos índigo blue. O modelo era destinado ao trabalho rural e passeios ao campo. De acordo com publicidade da revista O Cruzeiro, de 6 de dezembro de 1953, a far west era fabricada com um novo tipo especial de tecido, o brim Coringa, que não encolhia". Alguém se lembra? "Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada", assim começava o anúncio das calças US Top em meados da década de 70 (Dicionário da Moda - Marco Sabino).

COMO USAR UM JEANS

Não importa onde seu jeans foi confeccionado, nem o quanto ele custou.

Importa e muito, o talhe. Este, sim, não tem preço quando se fala em "vestir bem", "cair bem".

Os códigos para que seja retirado de um jeans o maior proveito possível, independe de nome de grife e valor pago: são sempre os mesmos para todos os mortais do planeta.

Veja e analise para saber como tirar mais proveito de seus jeans. É a história de fazer com que a peça trabalhe a seu favor.

Bumbum pequeno: lavagens mais claras, bolsos com bordados, detalhes enrugados, costuras coloridas, tudo o que chamar a atenção para essa parte do corpo deixando o bumbum "parecendo ser maior". Cintura um pouco mais alta também ajuda neste particular.

Bumbum grande: lavagens mais escuras, cintura baixa, pernas não tão justas, bolsos sem bordados, maiores e mais rentes.

Quadril largo: quem tem o corpo em formato de pêra (com o cabinho para cima) não deve usar um jeans com pernas afuniladas. Vai chamar a atenção para a parte da anatomia que se quer esconder. Comprimento Capri ou pernas retas não ajudam muito. O melhor é a boca ser um pouquinho mais larga embaixo. Faz enorme diferença.

Quadril estreito: abuse das cinturas baixas, das pernas afuniladas, das skynnies, dos detalhes laterais, bolsos, bordados, das cores claras, cintos volumosos e dançantes. Tudo isso dá a impressão de quadril maior.

Perna Fina:
a silhueta fica mais harmoniosa se as calças tiverem as pernas retas e mais larguinhas. Tudo que disfarçar as pernas finas é bem vindo.

Perna grossa: fuja das calças muito justas, com elastano e com pernas afuniladas. Prefira as calças com pernas retas e mais soltinhas. Uma boca ligeiramente aberta também favorece.

Mulheres Altas: aquilo que alonga a silhueta fazendo parecer ainda mais alta deve ser abolido. Calças Capri, bermudas, "pantacour", detalhes na cintura, recortes, bordados, quebram o visual longilíneo e fazem um bom look.Invista neles.

Mulheres Baixas: abuse das calças mais longas que dão ilusão de ser maior. Prefira os jeans escuros acompanhados de saltos altos. Pernas das calças mais retas ou afuniladas também crescem o visual. Com saltos altos então, são show.

Barrigas: qualquer excesso de gordura ficará para fora e terrivelmente vistoso com uma calça de cintura baixa ou muito justa. Prefira os abotoamentos laterais ou um tamanho que não seja menor que seu manequim.

TENDÊNCIAS NO JEANS

" bolsos traseiros com detalhes em couro, pespontos coloridos, amassados, enrugados, bordados.
" o délavé prossegue seu reinado.
" grande frisson para os jeans coloridos.
" botões em metal estilo retrô ou plástico postados para fazer efeito.
" carimbos plastificados e emborrachados.
" valorização das etiquetas trabalhadas, algumas gigantes como parte integrante da peça.
" modelagem bem justa (skinny ou slim).
" modelagem estilo pantalona em jeans bem macio.
" micro shorts, salopetes, macacões, macaquinhos.
" paetês aplicados em jeans brancos e gelo.
" ilhoses, zíperes, cristais, tachas, rebites como detalhes de acabamento.
" suspensório como par perfeito.
" tons pastel nos forros e nas lavagens.
" micro saia com forros coloridos.
" lavagens sofisticadas com resina que dão visual acetinado fosco (prata ou ouro).
(pesquisa: Fernando Aidar)

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_ "Cada jeans tem o dono que merece. Escolha o seu".

FINALMENTE...

Há no mercado nacional e internacional quantidade inimaginável de grifes de jeans e outras tantas de confecções que por serem excelentes (espetaculares, talhe e acabamento) trabalham para as grifes de renome dando a elas os louros da fama. Problema nenhum se supre a todos.

Nunca fui adepta em ser um outdoor ambulante. Há quem aprecie e paga horrores para sair mostrando determinada etiqueta no traseiro. Questão de gosto. Ou seria mau gosto?

Fortes e disputadas grifes como Zoomp, Ellus, Fórum, Iódice, Gang, DTA, Diesel, Seven, True Religion, Yanuk, Antik, Earnest Sewn, J Brand, Citizens of Humanity, Blue Cult, D&G, Hudson, Paper Denin & Cloth enfeitiçam 9 entre 10 mulheres em todo o planeta.Entre nós, brasileiras, nem se fala.

Claro que tais marcas não cabem no bolso nem na bolsa de qualquer mortal. No entanto é fácil adquirir uma destas marcas famosas pela internet, em shoppings populares, na 25 de março, etc, etc.e sair desfilando por aí na maior DEMOCRACIA.

E a moda não é uma enorme democracia?
É isso. Jeans poderoso, ousado, onipresente!
Deixe-se conquistar.


Beijos,
Cynthia


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