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JEANS: PODEROSO, OUSADO, ONIPRESENTE!
Cynthia Costa Pires
- Consultora de Imagem e Produtora de Moda - Fashion Institute of Technology - NYC - USA
- Consultora de Moda - Centro de Educação em Moda - SENAC - São Paulo
- Personal Stylist - Curso Livre/Especialização - Rio de Janeiro - Belo Horizonte
- Etiqueta Empresarial - IETUR - Rio de Janeiro
www.cynthiapersonalstylist.com.br
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Publicado em 20/06/07
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Não há peças mais democráticas e amadas que o jeans e a t-shirt.
São presenças obrigatórias e certas no guarda-roupa de 10 entre 10 mortais, independente de sexo.
Quanto ao jeans, há mais de um século, desde seu surgimento vem se diversificando e aprimorando em minas norte americanas até os dias atuais quando são executados por grifes famosas e chegam a custar a bagatela de R$ 3.000,00 (mais de U$ 1.500)!!!
Lançamentos para o verão 2008 já sinalizam a volta triunfal dos "colours jeans". Uma lavagem que clareia para depois colorir.
E que venham os "COLOURS JEANS"!
As cores mais vistas e badaladas nas passarelas dos últimos lançamentos para o próximo verão são, o amarelo canário, cinza (light gray), vermelho e verde.
Particularmente me encantam os jeans coloridos que além de aumentarem as possibilidades de variação no look, são a cara de nosso verão.
Enquanto não ganham vitrines e ruas, veja dicas sobre as tendências mais fortes dentro do segmento jeans e muitas, mas muitas possibilidades sobre seu uso e alguns códigos imprescindíveis para sua boa apresentação.
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- Jeans colours, coloridos e radiantes como o verão brasileiro.
Pontuam grandemente para diferentes looks"
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UM POUQUINHO DE HISTÓRIA...
Levi Strauss chegou aos Estados Unidos em junho de 1847 indo trabalhar para seus irmãos mais velhos. Dois anos depois, vendeu todos os seus pertences e partiu para a Corrida do Ouro, na Califórnia. Como não conseguiu se desfazer de uns rolos de lona, quis vendê-los sem sucesso. Em 1850, contratou um alfaiate e transformou a sua lona em macacões, que foram vendidos rapidamente. Logo abriu uma pequena confecção de calças em San Francisco. Em seguida, Levi trocou a lona pelo serge de Nimes (tecido de Nimes) mais resistente e durável e tingiu-o com índigo. Os americanos, que chamavam o tecido de denim, passaram a chamar a calça de Levi's blue denim ou blue jeans. Na década de 1860 o alfaiate, Jacob Davis, colocou rebites para reforçar os bolsos que se rasgavam e levou a bem-sucedida idéia para Levi tornando-se sócios. O número 501 marcava o lote de tecido das primeiras calças jeans de que o mundo teve notícia. Por isso, o modelo foi chamado de Levi's 501. Traduzindo, é uma calça jeans five pockets, minha, sua e de todos quantos gostam de conforto e de sua beleza simples e chique.
"A São Paulo Alpargatas S/A, fundada em 1907, foi a pioneira no Brasil ao fabricar as chamadas calças de brim "far west", uma versão dos jeans americanos índigo blue. O modelo era destinado ao trabalho rural e passeios ao campo. De acordo com publicidade da revista O Cruzeiro, de 6 de dezembro de 1953, a far west era fabricada com um novo tipo especial de tecido, o brim Coringa, que não encolhia". Alguém se lembra? "Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada", assim começava o anúncio das calças US Top em meados da década de 70 (Dicionário da Moda - Marco Sabino).
COMO USAR UM JEANS
Não importa onde seu jeans foi confeccionado, nem o quanto ele custou.
Importa e muito, o talhe. Este, sim, não tem preço quando se fala em "vestir bem", "cair bem".
Os códigos para que seja retirado de um jeans o maior proveito possível, independe de nome de grife e valor pago: são sempre os mesmos para todos os mortais do planeta.
Veja e analise para saber como tirar mais proveito de seus jeans. É a história de fazer com que a peça trabalhe a seu favor.
Bumbum pequeno: lavagens mais claras, bolsos com bordados, detalhes enrugados, costuras coloridas, tudo o que chamar a atenção para essa parte do corpo deixando o bumbum "parecendo ser maior". Cintura um pouco mais alta também ajuda neste particular.
Bumbum grande: lavagens mais escuras, cintura baixa, pernas não tão justas, bolsos sem bordados, maiores e mais rentes.
Quadril largo: quem tem o corpo em formato de pêra (com o cabinho para cima) não deve usar um jeans com pernas afuniladas. Vai chamar a atenção para a parte da anatomia que se quer esconder. Comprimento Capri ou pernas retas não ajudam muito. O melhor é a boca ser um pouquinho mais larga embaixo. Faz enorme diferença.
Quadril estreito: abuse das cinturas baixas, das pernas afuniladas, das skynnies, dos detalhes laterais, bolsos, bordados, das cores claras, cintos volumosos e dançantes. Tudo isso dá a impressão de quadril maior.
Perna Fina: a silhueta fica mais harmoniosa se as calças tiverem as pernas retas e mais larguinhas. Tudo que disfarçar as pernas finas é bem vindo.
Perna grossa: fuja das calças muito justas, com elastano e com pernas afuniladas. Prefira as calças com pernas retas e mais soltinhas. Uma boca ligeiramente aberta também favorece.
Mulheres Altas: aquilo que alonga a silhueta fazendo parecer ainda mais alta deve ser abolido. Calças Capri, bermudas, "pantacour", detalhes na cintura, recortes, bordados, quebram o visual longilíneo e fazem um bom look.Invista neles.
Mulheres Baixas: abuse das calças mais longas que dão ilusão de ser maior. Prefira os jeans escuros acompanhados de saltos altos. Pernas das calças mais retas ou afuniladas também crescem o visual. Com saltos altos então, são show.
Barrigas: qualquer excesso de gordura ficará para fora e terrivelmente vistoso com uma calça de cintura baixa ou muito justa. Prefira os abotoamentos laterais ou um tamanho que não seja menor que seu manequim.
TENDÊNCIAS NO JEANS
" bolsos traseiros com detalhes em couro, pespontos coloridos, amassados, enrugados, bordados.
" o délavé prossegue seu reinado.
" grande frisson para os jeans coloridos.
" botões em metal estilo retrô ou plástico postados para fazer efeito.
" carimbos plastificados e emborrachados.
" valorização das etiquetas trabalhadas, algumas gigantes como parte integrante da peça.
" modelagem bem justa (skinny ou slim).
" modelagem estilo pantalona em jeans bem macio.
" micro shorts, salopetes, macacões, macaquinhos.
" paetês aplicados em jeans brancos e gelo.
" ilhoses, zíperes, cristais, tachas, rebites como detalhes de acabamento.
" suspensório como par perfeito.
" tons pastel nos forros e nas lavagens.
" micro saia com forros coloridos.
" lavagens sofisticadas com resina que dão visual acetinado fosco (prata ou ouro).
(pesquisa: Fernando Aidar)
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_ "Cada jeans tem o dono que merece. Escolha o seu".
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FINALMENTE...
Há no mercado nacional e internacional quantidade inimaginável de grifes de jeans e outras tantas de confecções que por serem excelentes (espetaculares, talhe e acabamento) trabalham para as grifes de renome dando a elas os louros da fama. Problema nenhum se supre a todos.
Nunca fui adepta em ser um outdoor ambulante. Há quem aprecie e paga horrores para sair mostrando determinada etiqueta no traseiro. Questão de gosto. Ou seria mau gosto?
Fortes e disputadas grifes como Zoomp, Ellus, Fórum, Iódice, Gang, DTA, Diesel, Seven, True Religion, Yanuk, Antik, Earnest Sewn, J Brand, Citizens of Humanity, Blue Cult, D&G, Hudson, Paper Denin & Cloth enfeitiçam 9 entre 10 mulheres em todo o planeta.Entre nós, brasileiras, nem se fala.
Claro que tais marcas não cabem no bolso nem na bolsa de qualquer mortal. No entanto é fácil adquirir uma destas marcas famosas pela internet, em shoppings populares, na 25 de março, etc, etc.e sair desfilando por aí na maior DEMOCRACIA.
E a moda não é uma enorme democracia?
É isso. Jeans poderoso, ousado, onipresente!
Deixe-se conquistar.
Beijos,
Cynthia
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