Tempestades de verão e áreas inundadas exigem cuidados com a energia elétrica

Esta postagem foi publicada em 10 de janeiro de 2013 e está arquivada em Especial, Uberaba, Uberaba em foco.



Durante as tempestades de verão, aumenta o número de ocorrências provocadas, principalmente, por descargas atmosféricas (raios), objetos estranhos e galhos de árvores que caem sobre a rede elétrica e podem, em alguns casos, provocar o rompimento de fios e cabos, desligando o sistema elétrico.

 

Os raios que provocam danos em uma instalação podem vir através da antena de televisão, de um varal metálico, de uma cerca de arame, das redes telefônicas, das redes elétricas ou até mesmo pelo sistema de aterramento da casa, em locais onde o aterramento não seja bem feito.

 

Ao procurar um caminho para a descarga, o raio atinge os pontos altos e mais pontiagudos, onde existe uma maior concentração de cargas elétricas. Assim, ele pode cair em um mesmo lugar várias vezes, contrariando o dito popular de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.

 

Minas Gerais é um dos estados com maior incidência de raios, equivalente a um milhão por ano, em média. Os raios se distribuem de forma sazonal, com maior ocorrência no período chuvoso, e cuja quantidade varia fortemente também de ano para ano.

 

Em média, as descargas atmosféricas são responsáveis por 30% dos desligamentos nas redes de distribuição de energia elétrica da Cemig. Para agilizar o restabelecimento da energia, a Empresa vem adotando medidas como a instalação de para-raios, localizadores de falta de energia e religadores com telecomando, reformas de circuitos e nova padronização de estruturas de redes rurais com nível de isolamento elevado.

 

Áreas inundadas

A Cemig monitora as áreas inundadas, a fim de detectar riscos iminentes à segurança da população, e providenciar o imediato desligamento da rede de energia, caso seja necessário. Essa medida é realizada para evitar choques elétricos e danos às instalações internas das unidades consumidoras. Nessas situações, o religamento da energia só pode ser feito quando a condição de risco for eliminada.

 

Em áreas inundadas por enchentes, o consumidor deve desligar o disjuntor (chave) do padrão de energia, para preservar a segurança das instalações elétricas internas e evitar curtos-circuitos ou choques elétricos, e comunicar imediatamente a situação de risco à Cemig pelo telefone 116.

 

Dicas de Segurança em situações de temporal e raios

1. Fio no chão em hipótese alguma deve ser tocado ou removido, tão pouco qualquer objeto que possa estar em contato com ele. Eles podem estar energizados. Ao encontrar fios ou cabos da rede elétrica caídos sobre o solo, isole a área, ligue imediatamente para a Cemig e aguarde o conserto;

 

 

2. Não tente remover pedaços de telhado, placas ou outros objetos que estejam tocando na rede ou sobre a rede elétrica;

 

 

3. Se o ramal que liga sua residência à rede de energia estiver rompido, mesmo que seja apenas um dos condutores, não toque nele de forma alguma, nem com um pedaço de madeira;

 

 

4. As cercas podem conduzir os raios. Por isso, elas devem ser isoladas das edificações e aterradas nesses pontos. Em locais de circulação de pessoas e animais, as cercas devem ser seccionadas e aterradas em intervalos regulares. Essas recomendações aplicam-se também a varais metálicos longos e/ou que estejam em contato com edificações;

 

5. Evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas, de energia elétrica e qualquer objeto ou estrutura metálica, e afaste-se de locais abertos, como áreas de pastagem, campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores isoladas, postes, mastros e locais elevados.

 

6. Em casa, evite ligar aparelhos eletrônicos, tomar banhos e usar o telefone. Desconecte das tomadas aparelhos elétricos, como televisão, som, computadores, e se mantenha afastado das tomadas.

 

Para saber mais sobre cuidados com a energia elétrica, consulte o site da Cemig www.cemig.com.br.

 

 

Posts Relacionados:

Galinhada Mineira
"Que o Poder Judiciário aproxime mais as suas administrações do povo"
Contrata-se Contador