Seminário vai incentivar agricultores familiares a investirem na produção orgânica


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 19 de setembro de 2013 e está arquivada em Especial.


  • Tweet
  • Tweet

O 1° Seminário de Orgânicos de Uberlândia vai incentivar a produção orgânica na região. O evento será realizado nesta quinta (19) e sexta-feira (20), das 8h30 às 16h, no Instituto Federal no Triângulo Mineiro, Campus Sobradinho, e conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).

A programação do seminário envolve a certificação dos produtores e as políticas públicas. O município de Uberlândia conta atualmente com 200 agricultores familiares. Desses apenas um produz alimentos orgânicos e está buscando a certificação.

Cadeia produtiva, certificação e vantagens dos orgânicos

A cadeia produtiva de orgânicos está crescendo em Minas Gerais. Frutas, hortaliças, grãos, laticínios e carnes estão sendo produzidos com respeito ao meio ambiente, sem utilizar substâncias que colocam em risco a saúde de produtores e consumidores. O resultado é uma produção de melhor qualidade e produtos mais nutritivos na mesa do consumidor.

Segundo o coordenador de Agroecologia da Emater-MG Marco Aurélio Borba, em Minas Gerais 2 a 3% de hortifrutigranjeiros e cereais são provenientes da produção orgânica. “Entretanto, o mercado dos orgânicos é mais caro que o convencional, e de difícil às populações de baixa renda, o que é possível através de programas sociais, como o PAA e PNAE”, exemplifica.

Marco Aurélio Borba explica que o alimento orgânico é aquele produzido de acordo com a lei 10.831, que dispõe sobre a agricultura orgânica. “O produto só é considerado orgânico se possuir certificação, que facilita a identificação e dá garantia da sua qualidade”, adverte. “Para isso, a legislação brasileira criou o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica – Sisorg, no qual o Ministério da Agricultura se responsabiliza por credenciar e fiscalizar as entidades que fazem a verificação dos produtos orgânicos que vão para o mercado”.


Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

EDUCAR NOS DIAS DE HOJE
Menopausa: momento de atenção e cuidados
SOS: a saúde brasileira pede socorro