Programa “Movimento” fala sobre Alzheimer nesta terça-feira (03)


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 3 de October de 2017 e está arquivada em Especial, Saúde, Uberaba em foco.


A jornalista Evacira Coraspe falará em seu Programa ‘Movimento’, de amanhã (03), sobre Alzheimer, erroneamente conhecida como caduquice ou esclerose.

O médico convidado para explanar sobre o assunto é o neurologista Denito Stábille, especialista em doenças neuro-degenerativas e coordenador dos ambulatórios de demência e de distúrbios do movimento na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.

 

Denito conta que a doença, ainda incurável, causa a perda de memória gradativamente. “A pessoa acometida começa a ter esquecimentos fundamentais no dia a dia, como confusão espacial e temporal, dificuldades para concluir um raciocínio e perda de objetos”, disse.

 

De acordo com o médico, a doença é classificada por níveis. “Em seu nível mais avançado a pessoa fica submetida integralmente aos cuidados de terceiros. Segundo estatísticas, o Brasil possui aproximadamente 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico. No mundo, cerca de 35,6 milhões de pessoas sofrem desse mal.”

 

O neurologista recomenda alguns hábitos que podem prevenir o aparecimento da doença, como alimentação saudável, prática contínua de exercícios físicos, sono reparador, e atividades inovadoras que desafiam ações em algumas áreas do cérebro que estão em repouso, como, por exemplo, fazer um novo curso, aprender outros idiomas e também artes, manter a atividade intelectual, entre outros. O programa vai ao ar, às 19 h, na TV Câmara – canal 61.3.

 

denito-evacira

 

 

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação

02/10/2017



Você pode gostar também de: