O carro brasileiro é seguro?


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 31 de March de 2014 e está arquivada em Especial.


Docol, um dos aços mais resistentes do mundo, uma grande contribuição na segurança de veículos

Aços mais resistentes, carros mais seguros. Esta é a proposta do Docol, que está sendo utilizado em componentes de segurança para veículos comerciais e de passeio brasileiros 

Nos últimos três anos, os testes de colisão realizados pela organização Latin NCAP indicaram que há maior fragilidade estrutural dos carros vendidos no Brasil do que os vendidos na Europa. As carrocerias brasileiras não se deformam de maneira tão segura em caso de colisão e os veículos europeus são desenvolvidos com materiais que apresentam conceitos modernos de fabricação e tecnologias mais avançadas em sua estrutura interna, visando a absorção e dissipação da energia que ocorre durante uma colisão. 

“No Brasil, com algumas raras exceções, a maioria das plataformas veiculares utiliza aços de baixa resistência, apresentando defasagem tecnológica e de segurança em relação às que são utilizadas em outros países”, diz Mirella Marques, da SSAB, multinacional sueca líder mundial na fabricação de aços de alta resistência. 

De acordo com a agência internacional Associated Press, a falta de segurança dos veículos nacionais é relacionada ao número de acidentes de trânsito no país, que chega a registrar mais de 40 mil mortes ao anoPara especialistas, grande parte das mortes ocorridas todos os anos no trânsito poderia ser evitada se os carros fossem mais seguros. 

“O habitáculo do veículo deve ser o principal fator de preservação da vida em caso de acidente, assegurando que não ocorram esmagamentos, penetrações ou mudanças críticas de sua geometria”, pondera Mirella. “Neste sentido, materiais de alta resistência e com grande capacidade de absorção de energia são fundamentais para garantir este tipo de comportamento. E o aço estrutural de alta resistência, se utilizado neste habitáculo, pode oferecer estes níveis de segurança que hoje faltam aos veículos mais vendidos e produzidos no Brasil e América Latina”. 

Desenvolvido para o setor automotivo, o aço Docol da SSAB oferece alta resistência aos componentes de segurança dos veículos e é encontrado com maior frequência em assentos de carros, para-choques, colunas de impacto lateral e outros componentes estruturais, onde a absorção de energia é muito requisitada. “Alguns dos modelos e plataformas mais recentes de carros nacionais começaram a ser produzidas com a utilização de aços mais modernos, dentre os quais, o Docol também figura”, afirma Mirella. 

O peso dos carros também pode ser diminuído com o Docol. Por ser um aço de alta resistência, é possível utilizar um aço mais fino na fabricação dos veículos garantindo a mesma resistência e segurança. Isso contribui ainda para a redução do consumo de combustível e otimização da dirigibilidade. 

Para obter informações adicionais, favor contatar:

Carla Lopes, Gerente de Marketing América do Sul

SSAB Américas

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A SSAB é líder mundial em aços de alta resistência, com valor agregado. A SSAB oferece produtos desenvolvidos em uma estreita cooperação com seus clientes para construir um mundo mais forte, leve e sustentável. 

A SSAB tem funcionários em mais de 45 países, com unidades produtivas na Suécia e nos Estados Unidos. A SSAB está listada na NASDAQ OMX Nordic Exchange, em Estocolmo www.ssab.com.


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