Minas Gerais vai respirar design


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 12 de August de 2014 e está arquivada em Especial.


Um projeto inovador, com o objetivo de valorizar e democratizar o acesso ao design, com intensa programação de eventos de perfis bem variados, incluindo lançamentos de produtos, exposições, palestras, seminários, oficinas de criação, vitrines decoradas, mostras e inúmeras intervenções. Esse é o conceito do DMAIS – Circuito de Decoração e Design, um grande circuito composto por 50 eventos que fazem a conexão da decoração e do design com diversas outras vertentes, como moda, arte e arquitetura etc, gerando valor aos negócios e difundindo o talento nacional.

Entre os dias 16 e 27 de setembro, em Belo Horizonte (MG), lojistas locais e nacionais, designers, varejistas, marcas de design, museus, instituições, entidades beneficentes e shoppings estarão envolvidos com o tema do design. A inspiração veio de iniciativas internacionais de peso e com bastante relevância em seus segmentos como o Fuori Saloni, realizado anualmente na Itália, e o London Design Festival, que movimenta a capital londrina com a mesma periodicidade, além de diversos eventos de design que ocorrem em Nova Iorque ao longo do ano.

O idealizador do DMAIS é o empresário Renato Tomasi, que adianta alguns detalhes importantes das novidades que serão apresentadas de forma inovadora. “O objetivo é criar uma marca na cidade, formar um calendário único para se pensar e discutir design, fomentando esta cultura nas pessoas, seja na capital mineira ou em outras cidades do país”, destaca.

O circuito funcionará como uma plataforma de divulgação de vários eventos independentes e todos eles estarão com a chancela do DMAIS, que visa criar um calendário único na cidade para se discutir design. Durante 12 dias, os moradores da cidade e visitantes poderão conferir inúmeras ações, com palestras e iniciativas de profissionais mineiros e de outros Estados. Várias lojas aguardam esse momento para fazer lançamento de coleções apresentado, estilistas abrem seu showroom e mostram um preview de nova coleção.

Diversas exposições também estão programadas em várias lojas e locais da cidade, inclusive em shopping centers. Para quem gosta de festa, todos os dias acontecerão diversos coquetéis, brunchs e happy hours, alguns fechados para convidados e outros abertos ao público. Oficinas e instalações também marcam o circuito, além de feirinhas descoladas com produtos de jovens designers.

O circuito conta com parceiros de peso que acreditam na inciativa, caso de Bel Lar Exclusive, SEBRAE, Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD-MG), entre outros. A comunicação visual foi criada pela designer Katia Ney e a cenografia pela descolada equipe da Fósforo Coletivo, que promete muita inovação. “O mais importante é que a quase totalidade dos eventos é gratuita”, reforça Renato Tomasi.

De acordo com Tomasi, a capital mineira poderia receber uma quantidade ainda maior de eventos nos dias do DMAIS, mas, por se tratar da primeira edição, foi necessário limitar a quantidade em 50 para uma interação entre as iniciativas. “Todas as ações tiveram que ser analisadas e aprovadas pelo comitê organizador do circuito. Desta forma, tudo foi pensado para que os visitantes possam aproveitar os eventos e se envolver com tudo que foi preparado da melhor forma, com conforto, comodidade e acesso facilitado”, reforça Renato.

Para facilitar ainda mais a chegada e saída dos visitantes aos eventos, o DMAIS viabilizará um tour diário, batizado de ‘design tour’, que percorrerá todos os dias os principais pontos com eventos e exposições.

 

Renato Tomasi -Foto Drika Vianna

Renato Tomasi -Foto Drika Vianna

Mary Figueiredo Arantes – estilista

“Nossos dias seriam sempre iguais se na cidade não tivesse uma agenda cultural. Uma exposição, um sarau, um show na praça é o que nos tira do lugar comum, nos faz pensar, interagir com nossos pequenos e grandes sonhos. Um evento como o DMAIS trás para a cidade a renovação do olhar para o design. A possibilidade de novos talentos se mostrarem, a visibilidade que todos nós que vivemos entre montanhas, necessitamos, ainda mais neste caso onde a proposta é de uma interação: comida combina com moda, que desfila com design, que versa com prosa…”

Mary Arantes - Foto Leca Novo

Mary Arantes – Foto Leca Novo

 

 


Tags: , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de: