Limpeza hospitalar precisa atender altos níveis de exigência


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 7 de novembro de 2013 e está arquivada em Especial.


  • Tweet
  • Tweet

Para executar este serviço, pessoal qualificado e preparado considera normas de higienização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), riscos de contaminação de cada área, técnicas específicas e diferentes ferramentas de trabalho. Treinamentos devem ser constantes.

O ambiente hospitalar é altamente propício à disseminação de vírus e bactérias e precisa ser constantemente higienizado, de acordo com as normas de da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – as principais são a RDC 40 (05/06/2008), RDC 14 (28/02/2007), RDC 184 (22/10/2001), NR 32 e NR 07, os riscos de contaminação de cada área – consideradas como críticas, semicríticas ou não críticas – e diferentes técnicas de limpeza hospitalar, como de limpeza concorrente, terminal e de isolamentos.

Para a execução desse serviço delicado, os hospitais precisam de pessoal qualificado e preparado para atender altos níveis de exigência. Todo cuidado é pouco e por isso os treinamentos e atualizações da equipe precisam ser constantes. Diante do universo de micro-organismos existentes em um ambiente hospitalar, a Empresa especializada neste serviço deve lançar mão de uma combinação de ações mecânicas, químicas e motoras.

A Resolv, empresa especializada em terceirização de serviços como de limpeza hospitalar, atua em nada menos que 250 cidades brasileiras e mais de 20 Hospitais, entre eles instituições referência como Hospital São Francisco, Unimed e Hospital de Base de Rio Preto. A empresa investe constantemente no treinamento e qualificação do seu time de colaboradores por meio de cursos baseados no PAT (Plano Anual de Treinamentos).

“Nossos profissionais de limpeza hospitalar passam por treinamentos mensais, com até três aulas ao mês, e passam por programas regulares de reciclagem aplicada à higienização hospitalar”, relata Eduardo Simonelli, Diretor Comercial da Resolv. “Nosso treinamento abrange desde noções de higiene e asseio pessoal até o conhecimento sobre as normas, os riscos de contaminação de cada área, os produtos químicos utilizados na limpeza de superfícies, as técnicas de limpeza hospitalar e apresentação das ferramentas de trabalho”, ele afirma.

A Resolv Hospitalar atua de forma responsável e preventiva, desde a integração dos seus novos colaboradores, treinando-os e acompanhando-os com cronogramas e planos operacionais diários. A empresa atua com gestão de resíduos hospitalares, desde sua geração, até a saída da instituição geradora para destino final. Ela trabalha com saneantes biodegradáveis e se preocupa com as medidas de biossegurança durante os procedimentos, considerando os riscos a que estão expostos os profissionais de higiene hospitalar e levando em consideração os riscos biológicos, químicos, de natureza físico-química, tóxicos, ergonômicos e materiais perfurocortantes, entre outros.

Além de interesse e esforço para passar pelos treinamentos, Eduardo Simonelli ressalta que é importante que o profissional que atua na higienização hospitalar apresente algumas características. “São pessoas com facilidade em se relacionar, que têm flexibilidade e ética. O profissional de higienização hospitalar deve ter consciência de que sua iniciativa e espontaneidade faz diferença no dia a dia”, ele complementa.

Sobre a Resolv – Fundada em 1996 em Ribeirão Preto (SP) e com atuação em 250 cidades brasileiras, a Resolv conta com mais de 4.500 colaboradores e oferece alto padrão, credibilidade e transparência na prestação de serviços terceirizados de limpeza industrial, limpeza hospitalar, conservação, vigilância, portaria, manutenção e outros serviços de apoio. A empresa conta com o certificado ISO 9001-2008, reflexo de seu compromisso com a excelência em serviços, e oferece uma estrutura completa para atender às necessidades de empresas e organizações de todos os portes, desde indústrias dos mais variados segmentos e hospitais até universidades, escritórios e condomínios. A Resolv mantém escritórios nas cidades de São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), e em Campinas (SP). Para mais informações, acesse: http://www.resolv.com.br.


Tags:, , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

Quer saber se vai faltar energia em sua casa?
Minas Gerais recebe pela primeira vez um dos mais importantes eventos de pecuária do Brasil
Hospital Dr. Hélio Angotti sedia Encontro Federassantas – Regional Sul/Sudoeste