Lançamento do UMC – Uberlândia Medical Center


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 24 de fevereiro de 2014 e está arquivada em Especial.


  • Tweet
  • Tweet

UMC – Uberlândia Medical Center é o maior e único complexo que oferece soluções completas em saúde de Minas Gerais
Serão oferecidos em um único espaço, soluções modernas em saúde, serviços, educação e tecnologia.

Fotos: kaká Fotografias

Uberlândia será sede de uma das mais modernas e completas instalações de saúde, educação e tecnologia:  o UMC – Uberlândia Medial Center. O complexo integra em sua estrutura unidades hospitalares, clínicas, faculdade, mix de serviços e um dos mais conceituados centros de pesquisas do país, o Eurolatino Medical Research.
O UMC será o mais completo e avançado complexo de saúde de Minas Gerais, sendo referência para todo o Brasil, como explica o Dr. Roberto Botelho, diretor presidente do UMC que figura entre os nomes mais conceituados da medicina no Brasil, sendo reconhecido em vários outros países. “Serão investidos aproximadamente R$ 300 milhões para o desenvolvimento desse empreendimento. Os usuários do UMC terão acesso a tecnologias de ponta e serviços globais, além de uma moderna e atualizada infraestrutura. O que o UMC oferecerá já é referência internacional em tecnologia avançada para a saúde”, destaca Botelho.
Todo esse conceito de qualidade, prestação de serviços voltados à saúde e educação estão inseridos no ICH – Conferência Internacional de Harmonização, que consiste na padronização de todos os diagnósticos e tratamentos de pacientes, sejam eles do Brasil ou de qualquer outro país.

Estrutura
O empreendimento ocupa uma área de 70 mil m2 destinados à clínicas, laboratórios, serviços de apoio,  restaurantes, cafés, bancos, farmácias e outras conveniências voltadas para a saúde. Além destes serviços, o UMC contará no restante da área com as seguintes unidades: UMC – Unidade Hospitalar Em funcionamento desde o início de fevereiro, a UMC – Unidade Hospitalar possui 3.500 m2, com 26 apartamentos, seis salas cirúrgicas e 12 UTI’s. Diariamente, poderão ser realizadas até 60 cirurgias. A Unidade Hospitalar assinou parcerias com empresas de planos de saúde para atendimento de seus pacientes. Existe a previsão da construção de uma segunda Unidade Hospitalar no UMC, que será feita em etapas sendo projetada para capacidade final de 350 leitos.

Torre com consultórios
Será construída uma torre de dez andares com 308 salas para consultórios médicos, com atendimento para diversas especialidades, sendo dois andares destinados ao Centro de Diagnóstico por Imagens. Assim o acesso dos médicos e pacientes a todos os serviços do UMC serão mais ágeis. A previsão de entrega da obra é para 2015.

Centro de Diagnóstico por Imagens – ressonância nuclear magnética funcional e coronário tomografia
Com o que há de mais moderno em tecnologia o Centro de Diagnóstico por Imagens será coordenado pelo Dr. Ricardo C. Cury, que também coordena o Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Batista de Miami (EUA). Dr Ricardo é presidente, chefe executivo e diretor da Associação dos Radiologistas do Sul da Flórida, e do grupo de radiologia-prática privada, 10º maior dos Estados Unidos. Com mais de 100 publicações científicas, Dr. Cury é radiologista cardiovascular não invasivo e diretor do Cardiac Imaging no Hospital Batista de Miami e Batista Cardiac & Vascular Institute. Ele é professor adjunto clínico da Universidade Internacional da Flórida. Dr. Cury foi diretor clínico do Cardiac MRI no Massachusetts General Hospital e professor assistente de radiologia da Harvard Medical School.

Hotel Funcional
Pacientes poderão se hospedar no complexo do UMC em um hotel funcional que será erguido no local, com todos os serviços de hotelaria, acompanhamento médico e de enfermaria para pacientes pós-cirúrgicos ou não, além de também oferecer instalações para acompanhantes e familiares do paciente.

Eurolatino Medical Research – Centro de Pesquisa Clínica do UMC
O Eurolatino Medical Research realiza pesquisas que geram informações baseadas em evidências válidas e significativas para a tradução oportuna em atividades que promovam a saúde e melhorem a vida. O Centro de Pesquisa detém 26 dos 37 protocolos internacionais conduzidos em todos os centros de pesquisa existentes em Uberlândia, sendo o primeiro no mundo em cinco protocolos internacionais de grande destaque. O Centro está entre os oito que já foram auditados pelo FDA – Food and Drugs Administration, órgão governamental dos Estados Unidos, que tem como função supervisionar e testar minuciosamente qualquer novo alimento, medicamento, cosmético, dentro outros, seguindo operações globais regulamentares e políticas rígidas para somente assim ser liberado para comercialização.

Telemedicina
Uma das mais avançadas tecnologias em saúde, a telemedicina amplia a assistência do atendimento médico permitindo cuidados nos casos em que a distância é um fator crítico. O acompanhamento do paciente é feito usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de dados do paciente, seja por iPhone, tablet ou outras tecnologias.
Em casos de atendimento de emergência em cardiologia, por exemplo, a telemedicina permite a transmissão online de exames de eletrocardiograma de pacientes com suspeita de infarto. Além disso, a tecnologia permite que o médico, quando necessário solicite, online, uma segunda opinião médica sobre os exames do paciente, além de também poder acompanhar o prontuário eletrônico com ferramentas que controlam a administração de medicamentos por código de barras e evitar interações indesejáveis.
O UMC tem como parceiro para a prestação deste serviço a ITMS – Telemedicina do Brasil, empresa especializada na prestação de serviços de telemedicina, integrante do maior grupo desta especialidade no mundo a “Global Telemed Systems – AG”. Está presente em quatro continentes, América, Ásia, Europa e África, sendo provedora de grandes centro médicos e instituições de saúde como o HCor-SP – Hospital do Coração; a Unifesp-SP, o Ministério da Saúde do Chile, o Samu Brasileiro, dentre outros.

Educação
Um dos pilares do UMC é a educação e para atender esta área serão construídas duas torres dentro do complexo do UMC, que conta com a Faculdade Politécnica de Uberlândia. Um dos destaques neste setor é a parceira entre a Faculdade, o Instituto do Coração do Triangulo – ICT – e a Harvard Medical School, que desde 2008 oferecem aos profissionais doutorados que atuam no sistema de saúde, um curso anual de extensão sobre os princípios e as práticas da pesquisa clínica (PPCR). Dirigido por Dr. Felipe Fregni, direto de Harvard, as aulas são ministradas na Politécnica por meio de videoconferência. Ao final do curso os alunos são avaliados por professores da Harvard e certificados pela faculdade americana.

Centro de Medicina Nuclear
A Medicina Nuclear apresenta aplicações terapêuticas para algumas doenças, além de diagnósticos e pesquisas. É a especialidade médica que utiliza pequenas quantidades de substâncias radioativas para diagnosticar ou tratar doenças, identificando alterações muito antes de se tornarem aparentes por outros exames, possibilitando a obtenção de informações que não são possíveis de adquirir por meio de outros métodos. É possível realizar avaliações ósseas, do miocárdio, da tireoide, renal, pulmonar, hepatobiliar (funções do fígado), além de outros procedimentos.

O Centro de Medicina Nuclear do UMC será coordenado pelos doutores Salvador Borges Neto, Fausto Feres e Roberto Botelho. O Dr. Salvador Borges Neto é Diretor do Departamento de Medicina Nuclear da Duke University (EUA), e tem seu currículo atuações como professor de Radiologia e de Medicina Interna em Cardiologia na Duke University, Chefe de Divisão de Medicina Nuclear, Diretor Médico de Cardiologia Nuclear com o Sistema de Saúde Duke e Co-diretor de Imagem Cardiovascular no Duke Heart Center. Dr. Fausto Feres é doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP) e foi diretor do Serviço de Cardiologia Invasiva do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo. O Dr. Roberto Botelho é cardiologista, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Certificado em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School, Diretor do Instituto do Coração do Triângulo e Presidente da ITMS do Brasil.


Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

Minas atrai primeira fábrica da ThyssenKrupp Valvetrain no Brasil
Dicas de maquiagem para a Feijoada do Jockey em Uberaba-MG
Ebserh divulga resultados finais dos concursos para os Hospitais do Maranhão e Triângulo Mineiro