Ex-vereadora Lélia Inês morre aos 63 anos


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 28 de June de 2016 e está arquivada em Especial.


Faleceu ontem (27), em Uberaba, a ex-vereadora idealizadora do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) Lélia Inês Teixeira, aos 63 anos. Lélia, que também era psicóloga, foi hospitalizada no início do ano após uma embolia pulmonar, após internação por dengue.

O prefeito Paulo Piau emitiu nota de pesar e decretou luto oficial de três dias na cidade. Lélia, uma das fundadoras do PSDB Uberaba, pioneira dos movimentos de rua em defesa das mulheres nos anos 80, já ocupou cargos nos governos estadual e federal, ultimamente, se encontrava na cidade fazendo a coordenação do CAISM.

Na Câmara Municipal, ela fez parte da 10ª Legislatura da Casa (1983 a 1989) apresentando e defendendo vários projetos durante o período. Entre as propostas da ex-vereadora apresentadas à época e que se tornaram lei, estão: a que estabeleceu normas de prevenção e combate a incêndios, na aprovação de construções de uso coletivo e autorizou a celebração de convênio com o Governo; a que Regulamentou o comércio de ouro; a que Autorizou o Executivo a criar a Casa do Albergado para dar cumprimento à disposição da Lei nº 7.210/84; a que Dispôs sobre a estruturação da Carreira de Magistério Municipal, entre outras.

Nas redes sociais, Lélia, espírita praticante,  se apresentava como mãe, amiga, irmã, tia, líder de movimentos feministas, ativista militante nas ações e programas comunitários e voluntária em projetos. A mulher, que escreveu sua história de lutas e conquistas na cidade, recebeu várias homenagens virtuais de familiares, amigos e personalidades, entre elas o vereador Franco Cartafina, e o vereador Luiz Dutra.

O deputado federal e ex-prefeito de Uberaba e sua esposa, Marília Montes, deixaram o seguinte registro. “Ela sempre foi uma amiga muito especial, minha e da Marília; devemos muito a esta pessoa querida, que foi meu braço direito na implementação das dezenas de projetos da saúde, ao longo de minha gestão de prefeito de Uberaba. Isadora, Arturo e Edelweiss, vocês podem orgulhar-se muito da mãe de vocês”, disse Montes.

O vereador Franco Cartafina falou sobre o apreço e simpatia que sente. “Nas minhas lembranças ficarão o carinho quase maternal que me dedicava, o bom humor, as conversas inteligentes sobre política e as coisas do mundo. Me junto à família e aos inúmeros amigos para agradecer a convivência afetuosa e inspiradora da tia Lélia, que hoje regressa em paz à Pátria Espiritual, depois de sua passagem luminosa entre nós.”

Lélia Inês é filha do médico, historiador e folclorista Edelweiss Teixeira e dona Inês Resende Teixeira, já falecidos, e irmã de Betthoven, Edelweiss,  Leonardo e Mozart (falecido). Deixou os filhos Arturo, Edelweiss, Isadora e a neta Mirela. O enterro está marcado para  a manhã desta terça-feira (28).

A psicóloga, em uma de suas postagens na página virtual da Sublime – Rituais de Bem-Estar, da qual era sócia-proprietária, diz que: “acreditava que felicidade está só e somente só em estar bem com você mesmo(a) e se liberar das convenções sociais que nos travam”.

O presidente da Câmara, Luiz Dutra,  destacou  a grande contribuição de Lélia para Uberaba, sua alegria contagiante, sua vontade de viver e participar da vida comunitária e sua atuação como política, inclusive como parlamentar. Segundo ele, Lélia, além de tudo, foi uma grande líder abnegada na defesa das causas femininas e das minorias. “Que ela siga em paz. Cumpriu bem sua missão’, finalizou.

 

Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação

 

 

 

 

 



Você pode gostar também de: