Celular e direção, uma combinação perigosa


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 28 de abril de 2013 e está arquivada em Especial.


  • Tweet
  • Tweet

Celular e direção, uma combinação perigosa

No Brasil, a penalidade para motoristas que utilizam o celular no trânsito é cinco pontos na carteira, por ser infração grave, e uma multa de R$ 127,69

O uso do telefone aumenta drasticamente o risco de acidentes no trânsito. Podemos compará-lo com o ato de dirigir alcoolizado, as consequências são bastante semelhantes. Muitas pessoas conduzem o veículo falando ao telefone ou mandando SMS, esse tipo de atividade faz com que o cérebro precise processar muita informação ao mesmo tempo e aumenta em até 400% o risco de acidentes.

Para Marcelo Medeiros, gerente comercial da Urca Motors, concessionária Hyundai, é preciso ter toda a atenção concentrada no trânsito, desde o momento que o motorista liga o carro. “Qualquer erro pode levar a uma fatalidade. Desde o descuido ao não ver o pedestre atravessando na faixa de segurança ao desrespeito quando o semáforo está fechado. Muitos acidentes poderiam ser evitados se os condutores estivessem atentos a tudo ao seu redor”, afirma.

Conduzir um automóvel exige muita atenção, percepção, e também atividades motoras. Apesar de muitas pessoas acharem que é possível estar conectados com o mundo virtual e com o trânsito ao mesmo tempo, o alto número de acidentes mostra que o risco fica cada vez maior. Segundo dados do portal Casale, das atividades realizadas nos veículos, a mais perigosa é trocar mensagens. Quando uma pessoa lê ou envia uma mensagem no volante, diminui mais de 90% a sua capacidade de reação.

Algumas medidas simples podem salvar a sua e as demais vidas. “Pare em um lugar seguro e permitido pela sinalização, quando realmente precisar atender ou retornar ligações. Não digite mensagens ou mesmo mude a rota do GPS com o carro em movimento. A maioria dos acidentes acontece quando o condutor tira a mão do volante”, afirma Marcelo.

No Brasil, os condutores que cometem esta infração recebem a penalidade de cinco pontos na carteira, infração grave, e uma multa de R$ 127,69. Além disso, a decisão do Tribunal Federal Regional da 1ª Região (TRF-1), é que o motorista que provocar um acidente ou atropelar alguém, falando no celular enquanto estiver conduzindo o veículo responde por crime doloso, ou seja, intencional. Em suma, nesses casos, os réus são julgados por um júri popular e estão sujeitos a penas mais severas do que se condenados por um crime culposo, quando não é intencional.

 

Ares Comunicação


Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

30 anos de hemodiálise vira livro “Lutar Sempre... Desistir Jamais”
Alerta sobre perigos da exposição do carro ao sol
Fiscalização eletrônica de velocidade na AMG-2595, em Uberaba