CARTA ABERTA À POPULAÇÃO BRASILEIRA…

Esta postagem foi publicada em 10 de janeiro de 2013 e está arquivada em Especial, Uberaba, Uberaba em foco.



CARTA ABERTA À POPULAÇÃO BRASILEIRA: A NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL X NOSSO SISTEMA POLÍTICO.

A CONSTITUIÇÃO de um país livre, soberano e democrático como o nosso, não deveria ser uma “NORMA EXEMPLAR ” (para todo o povo brasileiro); e, acima de tudo, uma coisa honesta? Pois bem, aqui pergunto: os nossos representantes não deveriam legislar em favor do povo que representam? E quem disse que ao elegê-los nós demos uma “procuração em branco” para legislar a bel-prazer? Sim, por que, por acaso foi feito um “PLEBISCITO”, em nível nacional, perguntando ao povo brasileiro se desejavam que seus deputados e senadores (e até presidente da República) sejam inimputáveis? E que tenham o “direito” de serem corruptos ou ladrões mesmo? E que possam se escudar em suas respectivas casas legislativas praticando o  “COMPADRIO”? e,  por que não podem ser suspensos (de suas funções) em julgamentos de 1ª instância (até que o processo seja concluso)? e, por que, mesmo julgados culpados pelo STF, não podem perder  o mandato de imediato? Sabemos que as respostas estão na própria Constituição que os protege. Sim, mas quem elaborou e votou a Constituição ? não foram eles mesmos? E, acaso não é contra a Lei legislar em causa própria? E pergunto mais: por que os nobres deputados e senadores não nos consultaram em “PLEBISCITO”, se éramos favoráveis a que triplicassem seus salários e mordomias, no final do governo Lula, como o fizeram? E, ainda, por que ao povo assalariado e os aposentados só podem ter 5% de aumento ao ano? Por que? Como explicam esse contraste? E, novamente, repito a pergunta: não é contra a Lei legislar em causa própria? E, se a resposta for não, ainda assim digo que é imoral e desonesto para com a população que os elegeram. Porque, com certeza, não foi e não é da vontade da população brasileira. E, agora, pior: tramita no Congresso Nacional a PEC-37 que visa mudar a Constituição Federal. E por quê? Então a pergunta que não quer calar: À QUEM INTERESSA “AMORDAÇAR” O MINISTÉRIO PÚBLICO? A retirar o seu poder investigativo? À população brasileira, com certeza, não é.

E uma “CURIOSIDADE” lembrada pelo próprio procurador-geral da República: apenas TRES (3) países em todo o mundo proíbem o MP de investigar: QUÊNIA, UGANDA e INDONÉSIA; e, acaso é à eles que o BRASIL quer se nivelar? Acaso os senhores políticos (comandados pelos seus respectivos partidos) desejam “INSTITUCIONALIZAR” a corrupção, o roubo e a formação de quadrilha? Sim, porque o MP é que detém o poder de acionar na justiça os autores dos delitos; mas, para iniciar o processo criminal ele precisa demonstrar ao juiz que possui provas contra os acusados; o que justifica a necessidade de uma investigação preliminar. E é exatamente isso que nossos políticos querem ‘BARRAR”, amordaçando o MP. Com isso, nosso país poderá se tornar o “PARAÍSO DA CORRUPÇÃO”; não é mesmo? Ah! E não se esqueçam que em 21/11/2012 já foi aprovada na Câmara dos Deputados. E –digo com “CONVICÇÃO”- que se a população brasileira for consultada dirá “NÃO” a essa proposta (não, não  queremos um “Cavalo de Tróia” como a PEC-37 também é conhecida). E me dirijo à  CLASSE POLÍTICA BRASILEIRA para perguntar, ainda: como um país sério pode aceitar ter como presidente do Senado Federal (e êle já foi até Presidente da República), um “HONORÁVEL BANDIDO”? Ah! Não sou eu quem diz isso não; mas, Honoráveis Bandidos – Um Retrato do Brasil na Era Sarney- foi um livro escrito pelo jornalista PALMÉRIO DÓRIA, editado pela Editora Geração, e lançado no Maranhão em 2009, sob tumulto e pancadaria. Na época, perguntado sobre o livro, Sarney disse: “Não vi, não li e não me interessa”. E, coincidência ou não, a PEC-37 foi lançada por um deputado do Maranhão (Lourival Mendes –PT do B/MA).

E, também, não poderia deixar de falar de “SEGURANÇA” em nosso país, que hoje é, literalmente, um caso de polícia (e até de exército, mesmo): de Norte a Sul e de Leste a Oeste grassa a bandidagem, o roubo, o estelionato, o assalto à mão armada, o tráfico, o contrabando, a contravenção, a jogatina (com suas máquinas caça-níqueis, inclusive), a corrupção em todos os níveis (haja visto que muitas vezes os partidos políticos recebem dinheiro para suas campanhas, advindas desses meios); é o crime institucionalizado. E os senhores legisladores sabem por que? Como homem do povo posso lhes responder: a polícia prende e o judiciário solta (muitas vezes de imediato); isto porque as Leis que os senhores criaram  incentivam a criminalidade. E o que falar dos menores, hoje? Muitos são rapazes enormes, grandalhões ,que estrupam, assaltam – principalmente os idosos (e até matam) – mas são protegidos pela Lei. Ah! mas aos 16 anos já podem tirar carteira de motorista e estão “APTOS” para votar, não é um contra-censo? E, sabem o pior de tudo: a maioria dos senhores (respeitadas as exceções, que há –abaixo citarei um político) dão o pior exemplo de moralidade, de civismo, de patriotismo e de brasilidade.

Há um mês, ou menos, ouvindo a TV Senado, o Senador Pedro Simon do PMDB/RS (que é, sinceramente, um exemplo de político honesto e respeitável), ele dizia: há 36 anos estou no Senado e nunca vi nada igual ao que está ocorrendo nos dias de hoje: ele falava que até ele, como Senador, havia sido cerceado de sua palavra na CPI do Cachoeira: e dizia mais: que Deus se apiede de nós Senadores, porque estamos na contra-mão da história: como seremos “vistos” pela sociedade?  Ele dizia  que a CPI tinha recebido farta documentação de investigação da Polícia Federal que demonstrava o envolvimento do Cachoeira e de políticos em corrupção e crime; mas, enquanto o STF estava julgando e condenando os políticos que se envolveram em corrupção, o Congresso Nacional, ao contrário, estavam preocupados em que a CPI terminasse em Pizza; o que,  de fato,  ocorreu: até o Cachoeira saiu absolvido. Pode isso? Coincidentemente estou escrevendo esta Carta Aberta à População Brasileira em 17/12/2012, relembrando aqui uma citação de nosso saudoso jurista RUI BARBOSA, em 17/12/1914, que diz: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus (*), o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. (*}

Traduza-se hoje: poder nas mãos dos maus políticos. E, se nós brasileiros dizemos, em nossa Constituição, que somos um país democrático, há uma séria contradição nisso: nós somos “OBRIGADOS” a votar. E não dizem que a Venezuela vive uma ditadura com Hugo Chaves? Sim, mas nem lá o povo é obrigado a votar. ACORDA BRASIL, acorda POVO BRASILEIRO. E os JOVENS? Não ta na hora de “PINTAR A CARA”, novamente? E a protestar e dizer: NÃO É ESSE SISTEMA POLÍTICO, CORRUPTO, QUE DESEJAMOS PARA AS GERAÇÕES VINDOURA.

Claudionor Aparecido Soares Freire, 65 anos.
Agente Comunitário de Saúde. ESF/Leblon
Tecnólogo em Administração Pública – Pela UNIPAC/Uberaba/em 2010.

Posts Relacionados:

Cemig alerta para perigos de acidentes com raios no Estado
Imagem peregrina da Rosa Mística se despede de Uberaba
lançamento de documentário sobre Rondon Pacheco